quinta-feira, 22 de julho de 2010

Chilka do Litoral

Chilka do Litoral é uma res muito bem caracterizada de propriedade e seleção do Roberto Bolsanello do Sítio Bolsanello em Guarapari/ES, filha de EFALC Obelisco, touro que vai a Grafite 3R de Uberaba e S.C. Omega Faizão, unindo assim duas importantes fazendas na seleção de Gir; na linha baixa Chilka é filha Ufa II WAN que vai a Escocês, importante touro padrão. Chilka é uma res jovem, produtiva (esta prenha do Tribunal na NE – Bagda de Brasília em vaca Conde) e tem tudo para mostrar seu potencial leiteiro sem perder a beleza e caracterização.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Touros em Destaque: Fardo FIV F. Mutum


Fardo FIV F. Mutum é filho da grande Dengosa TE F. Mutum (S. C. Uaçai Jaguar), res símbolo da seleção Mutum, mãe da recordista da raça em concursos leiteiros, Fita FIV F. Mutum, matriz que alia caracterização, produtividade, títulos e um pedigree aberto para a maioria dos touros de destaque hoje em dia; seu pai, Radar dos Poções, touro importante da seleção do Sr. Souto e que alia caracterização e muito leite em seus filhos. Fardo, por sua vez, alia o que há de melhor nos dois animais com muita profundidade, pigmentação forte, bons aprumos, linha de dorso e garupa muito bons, cupim bem inserido e boa saída de chifre, peca no umbigo mais comprido, característica do seu pai que tende a dar esse defeito nos filhos. Certamente este é um bom reprodutor e deve ser usado, vi muitas filhas dele no gado da Fazenda Mutum na Megaleite e fiquei impressionado com os animais, boa escolha para quem quiser inseminar com um ótimo touro.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bali das Paineiras


Novilha extremamente linda, Bali das Paineiras é filha de Décima ZS (Tempo ZS), res muito bem caracterizada, leiteira e que deixou diversos ótimos animais no Sítio Paineiras antes de ser vendida ao Leonardo Rodrigues, importante criador de Goiás. Na linha alta, Bali das Paineiras conta com Jarro de Ouro da Calciolândia, Vale Ouro de Brasília na grande Senxém Raposo da Cal (mãe da Nagy, Nobre, Napolitano, entre outros animais de destaque da seleção Calciolândia), sendo assim, Bali une muito leite com muita caracterização em um animal de temperamento excepcional.

Décima ZS, mãe de Bali das Paineiras

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Campeã em Uberaba: Fita Fiv F. Mutum

A grande campeã do torneio leiteiro da Megaleite deste ano saiu a pouco no parque de exposição Fernando da Costa em Uberaba, a res vencedora foi Fita Fiv F. Mutum (CA Sansão x Dengosa TE F. Mutum) de propriedade de Léo Machado da fazenda Mutum, além de mais um título para a já vitoriosa Mutum, Fita ainda alcançou o total de 144,140 kg de leite com uma média de 48,047 kg/dia, tornando-se assim a mais nova recordista da raça, superando Esfera Fiv Brasilía, grande campeã do torneio leiteiro da Expozebú.

Dengosa Fiv F. Mutum - mãe