terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dera do Litoral

Dera do Litoral é um jovem animal da seleção do Sítio Bolsanello de Gaurapari/ES, animal muito bem caracterizado, filha do Modelo de Brasília (pai da Setiba e de diversos touros em central) com a Ufa II Wan, res extremamente bem caracterizada e doadora de destaque da seleção Bolsanello. Dera alia muito leite com muita caracterização, possui ótima linha de dorso, umbigo em bom tamanho, boa saída de chifres, garupa com bom ângulo, bons aprumos e um temperamento extraordinário. Certamente Dera do Litoral foi uma das ótimas aquisições junto ao rebanho do médico veterinário Roberto Bolsanello e será um animal que contribuirá muito com a seleção Paineiras.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Touros em Destaque: Único TE da Cal

Único TE da Cal é a nova aposta da Calciolândia do Sr. Gabriel Donato de Andrade e sob a gerência de Jordane para fazer bonito no Teste de Progênie da Embrapa/ABCGIL. Único une duas das mais importantes fazendas dentro da raça, Brasília e Calciolândia, na linha alta Único é filho de Modelo TE de Brasília, pai de Setiba entre outros animais de destaque e irmão paterno da Profana, sendo assim uma família muito leiteira; na linha baixa nada mais nada menos que Nagy TE da Cal, matriz de muito destaque no plantel Calciolândia nos dias de hoje, res irmã completa do Nobre e Napolitano da Cal, filha do CA Everest na grande Senxém Raposo da Cal (grande matriarca da raça). Único TE da Cal além deste pedigree invejável ainda apresenta bons aprumos, garupa correta, muita profundidade, bom comprimento, umbigo em um tamanho aceitável, bom temperamento e caracterização racial que não razoável, sendo uma boa opção para quem quer um animal que transmite muito leite sem comprometer a caracterização racial do rebanho.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quirina Apil

Quirina Apil é filha do Bemfeitor Raposo da Cal, seguramente um dos grandes pilares da raça, reprodutor que liderou o ranking da Embrapa/ABCGIL por diversos anos e que conta com diversos filhos entre os primeiros do mesmo sumário, como Vaidoso da Silvânia e Pioneiro da Cal, na linha baixa, Quirina conta com FaunaTE da CGI, filha do Universo de Brasília (irmão materno do Vale Ouro de Brasília) com Taceira da Zebulandia (Vardeu), unindo muito leite e caracterização. Quirina é uma res em plena idade produtiva e nos últimos 3 anos teve intervalo entre partos inferior a 12 meses, mostrando toda a fertilidade deste animal, hoje se encontra prenha do touro Tribunal da NE.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Visita à Fazenda Nova Estiva

No mês de junho tive o prazer de visitar mais uma vez a Fazenda Nova Estiva do senhor Bráulio Queiroz Pinheiro, família que tem o nome intimamente ligado a criação de Gir, seu pai, Sr. Jerônimo Alves Pinheiro iniciou a criação de Gir Leiteiro por volta de 1942 com a introdução de touros da raça em seu rebanho de vacas e por volta dos anos 60 o Sr. Bráulio ajudou o pai na lida com os animais e na seleção da raça, sempre buscando a melhoria da raça até os dias de hoje. Com o falecimento do Sr. Jerônimo os animais foram divididos entre todos os membros da família, porém apenas 3 seguiram na seleção da raça até o presente, o Sr. Silvio Queiroz Pinheiro da fazenda Alto da Estiva e presidente da ABCGIL, o Sr. Duarte Queiroz Pinheiro da fazenda Santa Rita da Estiva e o Sr. Bráulio Queiroz Pinheiro da fazenda Nova Estiva, os 3 irmãos entraram de sócios da ABCGIL por volta do ano de 1987 e o Sr. Bráulio faz o controle leiteiro oficial dos seus animais desde 1988. É muito comum você chegar a Fazenda Nova Estiva no município de Buritizal/SP e encontrar o Sr. Bráulio ordenhando as suas próprias vacas, atividade que ele exerce a muitos anos sempre com disposição e alegria, um de seus maiores prazeres é passear por entre os animais preferencialmente de pelagem vermelha e que prioriza além da produção de leite a pasto e sem artificialismo, um animal extremamente manso e bem caracterizado, nós do Sítio Paineiras nos baseamos muito no gado da Nova Estiva e contamos com diversas matrizes de destaque em nosso plantel que foram adquiridas junto ao Sr. Bráulio, criador que tomamos como exemplo de pessoa e selecionador.



Gado descanso na sobra de um Flamboyant na fazenda Nova Estiva, região que passa por um período severo de seca este ano.