segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Fórum TE Star e Templo do Gavião

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro FÓRUM TE STAR de propriedade do Sr. Fernando Rodrigues Ferreira Leite da fazenda São Pedro da Barra em Padre Bernardo/GO. Fórum TE Star é um filho do Teatro da Silvânia trazendo, portanto, o sangue Efalc Nata Lageado consigo, res de indiscutível destaque dentro da raça, sendo Teatro um dos seus filhos mais famosos; na linha baixa Fórum TE Star conta com Eliah TE de Kubera, matriz que vai ao grande CA Everest, pai dentre outros do CA Sansão, em um vaca Caju de Brasília, pai da Profana e do Modelo, aliando assim muito leite através da sua mãe com um animal mais caracterizado através de seu pai Teatro da Silvânia, o acasalamento me agrada já que coloca mais raça sem perder em produção, confiabilidade e em comercialização.



Sobre o animal, em minha opinião, Fórum TE Star é um bom animal de pelagem vermelha chitada, com boa profundidade, falta um pouco de comprimento, garupa boa, linha de dorso um pouco selada, aprumos parecem corretos (foto não ajuda muito), umbigo pesado (cuidado para acasalar com filhas do Radar), cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas bem gavionadas, bom tamanho, parece que não são abertas (foto não ajuda), saída de chifres um pouco alta, chifres saindo para cima, redondos e um pouco grossos, cabeça leve e masculina. Fórum FIV Star é uma boa opção para colocar muito leite no rebanho através de um filho do Teatro com cor consistente, pedigree forte em produção, principalmente através da linha baixa, estando aberto para as linhagens Radar, Jaguar, Bemfeitor, Impressor e Rajastan. Parabéns e boa sorte ao proprietário.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro TEMPLO DO GAVIÃO do Sr. Carlos Roberto Caldeira Brant da fazenda Gavião em São Pedro do Suaçuí/MG. Templo do Gavião é filho do líder do ranking CA Sansão, portanto neto do CA Everest com a CA Heureca, res com mais de 8 filhos provados no teste; na linha baixa Templo do Gavião é filho da Petra da Cal, matriz que vai a Meteoro com a Umidade TE do Gavião, que por sua vez é filha do Bemfeitor com a Sara da Cal, é leite para todo lado em um pedigree recheado de animais de destaque na raça, de touros podemos destacar CA Sansão, CA Everest, SC Impala Faisão, Rajastan, Meteoro e Bemfeitor, as matrizes não ficam para trás e unem em um pedigree animais como Sara da Cal, Grinalda TE de Brasília e CA Heureca, sendo assim uni as principais seleções do Gir Leiteiro sob o importante nome do Sr. Carlos Brant.



Comentando sobre o Templo do Gavião em si, em minha opinião, temos um animal de pelagem vermelha com uma grande chita no quarto traseiro, reprodutor de boa profundidade, comprimento razoável, ótima garupa, linha de dorso também correta, bons aprumos, umbigo parece um pouco pesado (esta retraído na foto), pescoço de bom tamanho (poderia ser um pouco maior), orelhas de bom tamanho, gavionadas e levemente abertas, saída de chifres corretas, chifres redondos e de espessura mediana, cabeça leve e masculina. Templo do Gavião me surpreendeu pelo acasalamento já que nem CA Sansão nem Meteoro de Brasília primam pela caracterização racial, porém o tourinho apresenta uma conformação melhor do que o esperado, junto a isso carrega também um pedigree extremamente consistente em leite, estamos falando das mais importantes seleções do Gir Leiteiro sob a tutela de uma marca como a da fazenda Gavião; Templo do Gavião esta aberto para as linhagens Vale Ouro, Jaguar, Radar, Impressor e Cadarso, tomaria apenas cuidado para acasalar o animal com matrizes bem caracterizadas. Parabéns ao Sr. Carlos Brant pelo belo animal e boa sorte no teste, certamente o Templo do Gavião será um forte candidato a se sair bem neste grupo

Teste de Progênie 25o. Grupo - Nero FIV 2B e Big FIV Cal

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro NERO FIV 2B do Sr. José Afonso Bicalho da Silva da fazenda Cachoeira em Ferros/MG. Nero FIV 2B é filho do Radar dos Poções, touro símbolo da seleção Poções, sendo assim é irmão paterno de animais de destaque como Atlantico da Silvânia e Emulo dos Poções; na linha baixa Nero FIV 2B é filho da Fada TE do Gavião, res cria do Sr. Carlos Brant e que vai ao grande CA Everest, pai dentre outros do líder CA Sansão, na Abada TE Raposo da Cal, filha do Raposo, sendo irmã paterna do Bemfeitor Raposo da Cal, pai do segundo do ranking Vaidoso da Silvânia, portanto Nero FIV 2B tem um pedigree com animais de muito destaque, extremamente leiteiro com um leve toque de caracterização através de seu pai Radar dos Poções.



Sobre o touro, em minha opinião, Nero FIV 2B é um animal de boa profundidade, comprimento razoável, boa garupa, ótima linha de dorso, bons aprumos, umbigo em um tamanho bom ainda mais sendo filho do Radar que costuma produzir animais com umbigo muito pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, mas nada que tire pontos, orelha bem gavionadas, em bom tamanho, porém um pouco abertas, saída de chifres um pouco alta (pode ainda melhorar devido a idade do animal, um dos mais jovens do teste), chifres redondos, porém finos e uma cabeça leve e masculina, enfim, Nero FIV 2B é um belo animal de pelagem vermelha chitada que agrega muito leite em seu pedigree, sem esquecer de algumas características raciais, uma boa opção de filho do Radar dos Poções onde o umbigo não seja um grande limitante no acasalamento, um dos problemas do animal é quanto ao seu sangue mais fechado para as linhagens do Gir, tendo com opção de acasalamento as linhagens Vale Ouro, Jaguar, Rajastan e Impressor. Parabéns ao Sr. José Afonso Bicalho pelo belo reprodutor e boa sorte no teste.
____________________________________________

Continuando com nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa comentaremos o animal BIG FIV Cal do Sr. Gabriel Donato de Andrade da fazenda Calciolândia em Arcos/MG. Big FIV Cal é mais um filho do Modelo TE de Brasília no 25º Grupo, sendo assim é irmão paterno de diversos animais de destaque na raça, já que o Modelo é um dos principais animais da seleção Brasília; na linha baixa Big FIV Cal conta com a grande Juliana Cal, res de muito destaque na fazenda Calciolândia, sendo uma das melhores e mais produtivas filhas do CA Everest. Big FIV Cal traz em seu pedigree muito leite com animais importantes na seleção do Gir Leiteiro, não é a toa que estão representadas duas das mais vitoriosas fazendas dentro da raça, Brasília e Calciolândia.



Comentando o animal em si, em minha opinião, Big FIV Cal é um animal de boa profundidade, poderia ser mais comprido, ótima garupa, muito boa linha de dorso, aprumos corretos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço também de bom tamanho, umbigo parece ser de bom tamanho (esta contraído na foto), orelhas poderiam ser um pouco maiores, são gavionadas, porém abertas, saída de chifres muito alta com chifres grossos e redondos (cuidado para acasalar com matrizes de cabeças não muito caracterizadas), possui cabeça masculina, mas um pouco pesada, enfim, Big FIV Cal é um animal extremamente voltado para o leite, deixando as características da raça um pouco de lado, sendo uma ótima opção para agregar leite ao rebanho, já que vem respaldado pelas seleções mais importantes de raça, estando aberto para as linhagens Vale Ouro, Rajastan, Impressor, Jaguar e Radar. Parabéns a todos da fazenda Calciolândia pelo animal, e boa sorte a todos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Milan TE da Sadonana e Degas Grotadas

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro MILAN TE DA SADONANA de propriedade da Agropecuária Sadonana e da fazenda Querência localizada em Onça do Pitangui/MG. Milan TE da Sadonana é mais um filho do Modelo TE de Brasília nesta bateria, sendo assim trás consigo o sangue de diversos animais de destaque dentro da raça como Profana, Setiba e Cajú; na linha baixa, Milan TE da Sadonana é filho de Joana da Sadonana, que por sua vez é filha do CA Everest em vaca Bemfeitor, sendo assim Milan TE da Sadonana une animais de destaque na fazenda Brasília (Modelo, Cajú e Vale Ouro) com o pai do primeiro do ranking (CA Everest, pai do CA Sansão) e também com o pai do segundo (Bemfeitor é pai do Vaidoso), é leite pra todo lado.



Comentando sobre o animal, em minha opinião, Milan TE da Sadonana é um animal de pelagem vermelha chitada extremamente consistente com ótima profundidade, um pouco curto, linha de dorso muito boa, garupa levemente escorrida, mas nada em excesso, umbigo parece de bom tamanho (o animal esta com o prepúcio contraído), aprumos um pouco curvos, cupim de bom tamanho, mas pela foto parece tombar, pescoço um pouco curto, saída de chifres alta, típica de animais filhos do Modelo, cuidado para acasalar com matrizes com esta característica, chifres redondos, porém não muito grossos, orelha em bom tamanho, gavionadas e levemente abertas e uma cabeça leve e masculina; enfim, Milan TE da Sadonana é um bom touro que carrega em seu pedigree muita consistência leiteira, já que descende de importantes famílias das principais fazendas da raça, é um ótimo animal para fazer Girolanda, no caso do Gir é preciso acasalar ele com matrizes mais bem caracterizadas onde o que se visa é um acréscimo na produção de leite. Pode ser acasalado com as linhagens Radar, Impressor, Rajastan e Cadarso. Parabéns ao proprietário pelo animal e boa sorte no teste.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro DEGAS GROTADAS de propriedade do Sr. Tomaz de Aquino Resende, da fazenda Rancho Fundo em Santo Antonio do Monte/MG. Degas Grotadas é filho do grande CA Everest, pai do líder CA Sansão, Nobre TE da Cal, entre outros; na linha baixa Degas Grotadas conta com Duda TE de Brasília, filha do Meteoro de Brasília, pai do Dom da Silvânia, com a Oferenda de Brasília, sem dúvida a matriz de maior destaque da linhagem Impressor, sendo assim Degas Grotadas possui uma genealogia voltada para o leite muito forte. Apesar do acasalamento entre animais Impressor e Meteoro perder em caracterização há o ganho quanto a temperamento, já que a linhagem Impressor tende a produzir animais mais bravos, enquanto que o Meteoro produz exatamente o contrário.



Sobre o animal, em minha opinião, Degas Grotadas é um animal de pelagem vermelha gargantilha bem escura, cuidado para acasalar com animais que produzam animais com pelagens “queimadas”, animal de boa profundidade, bom comprimento, aprumos fortes e corretos, boa garupa e linha de dorso, umbigo um pouco pesado, cuidado para usar em matrizes com umbigos maiores, cupim pequeno, porém bem inserido, pescoço de tamanho razoável, saída de chifres muito alta, chifres redondos e grossos, orelhas abertas, de bom tamanho, porém sem gavião e apresenta uma cabeça leve e masculina, concluindo Degas Grotadas é um animal para colocar leite no rebanho e certamente cumprirá bem este papel, já para ser acasalado com matrizes Gir, Degas Grotadas é um touro que precisa que as matrizes que sejam inseminadas com ele sejam bem caracterizadas devido os seus defeitos raciais. Degas Grotadas pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor, Cadarso, Vale Ouro e Radar. Boa sorte e parabéns ao proprietário pelo animal.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Harus FIV e Ele do Sucesso

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro HARUS FIV do Sr. Hélio Macedo de Queiroz do Sítio Vale Azul em Governador Valadares/MG. Harus FIV é filho do Modelo TE de Brasília, touro pai da Setiba de Brasília e irmão paterno da grande Profana de Brasília, já que também é filho do Cajú, reprodutor que alia muito leite a úberes funcionais, marca registrada da seleção Brasília; na linha baixa Harus FIV é filho da Dalila TE, res que vai a Nobre TE da Cal, pai de animais de destaque com Indira e irmão completo da Nagy TE da Calciolândia, com a Nigéria Cal, matriz de destaque e filha do Radar dos Poções, touro que dispensa comentários; sendo assim Harus FIV une muito leite e sistema mamário funcional através de seu pai, Modelo, com animais mais bem caracterizados, como Radar e Nobre, através de sua mãe.



Comentando sobre o animal em si, em minha opinião, Harus FIV possui uma pelagem moura clara muito apreciada para quem faz Girolanda, é um animal profundo, não é comprido, atentaria neste fato para acasalar com vacas mais compridas, garupa escorre um pouco, mas nada em excesso, aprumos corretos, umbigo pesado, provavelmente devido ao seu bisavô Radar, linha de dorso um pouco selada, cupim de bom tamanho, porém um pouco adiantado, pescoço também um pouco curto, porém pode ser devido ao cupim inserido mais a frente, saída de chifres mais alta, típica do Modelo, porém com chifres finos, orelha bem gavionadas, em bom tamanho, mas um pouco abertas e cabeça leve e masculina; enfim Harus FIV é um reprodutor que tem em seu pedigree muita consistência para leite, seu pai Modelo TE de Brasília é um touro que coloca muito leite nos descendentes, mas deixa a caracterização um pouco de lado, sendo assim Harus FIV, em minha opinião, é uma ótima opção para ser usado para fazer Girolanda devido ao seu pedigree muito leiteiro e a sua pelagem, ou para fazer Gir, mas sendo usado em animais mais caracterizados onde o que se busca é um acréscimo na produção de leite. Harus FIV esta aberto para as linhagens Bemfeitor (apesar de sua mãe ter Raposo lá no fim), Jaguar, Impressor e Rajastan. Parabéns e boa sorte ao proprietário pelo animal.
____________________________________________

Continuando com nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa comentaremos o animal ELE DO SUCESSO de propriedade do Sr. José Luiz Soares da fazenda Nossa Senhora Aparecida em Passos/MG. Ele do Sucesso é mais um filho do Modelo TE de Brasília nesta bateria, sendo assim trás consigo toda a bagagem leiteira da seleção Brasília do Sr. Flavio Perez , na linha baixa, Ele do Sucesso é filha da Pintura, res que é filha do líder do ranking Embrapa/ABCGil e pai de animais de destaque como Fita FIV F. Mutum e Urânio da Silvânia, CA Sansão, com a matriz Novidade dos Poções, res fechada na seleção do Sr. Arthur Filizzola e que vai a Husen dos Poções, portanto Ele do Sucesso une em seu pedigree três das mais importantes fazendas da raça, Campo Alegre, Poções e Brasília.



Sobre o animal, em minha opinião, Ele do Sucesso é um bom animal de pelagem chitada de vermelho, com boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas nada que condene o animal, linha de dorso pouca coisa selada, garupa muito boa, aprumos parecem um pouco curvos pela foto (é preciso avaliar melhor ao vivo), umbigo corrigido, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço também de bom tamanho (compatível com o animal), orelhas gavionadas e de bom tamanho, porém um pouco abertas, saída de chifres alta, atentaria nesta característica para acasalar com vacas de saída acima dos olhos, chifres médios e redondos e uma cabeça leve e masculina; enfim, Ele do Sucesso é um bom garrote que pode ser usado para colocar leite nos animais, gostei do acasalamento de linhagem Brasília com o CA Sansão, importante para corrigir o sistema mamário das filhas do Sansão, porém este acasalamento perde em caracterização, Ele do Sucesso esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Jaguar, Impressor e Rajastan, e é uma boa opção para fazer Gir e Girolanda. Parabéns e boa sorte ao Sr. José Luiz Soares pelo reprodutor.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Destaque FIV da JGVA e Mustang FIV Badajós

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro DESTAQUE FIV DA JGVA de propriedade do Sr. José Geraldo Vaz Almeida da fazenda Belo Horizonte em Amargos/BA. Destaque FIV da JGVA une leite através de seu pai Modelo TE de Brasília, irmão paterno da grande Profana através de seu pai Caju de Brasília e pai da recordista Setiba, com caracterização e produção através da sua mãe Cafona TE F. Mutum, uma das melhores reses da seleção do Sr. Léo Machado da fazenda Mutum; Cafona, por sua vez, é filha do CA Paladino, touro provado que agrega o leite do CA Everest com o porte e beleza da Caçuli, na linha baixa Cafona resgata a grande seleção 3R de Uberaba, que encontrou na Mutum e na Badajós seus últimos recantos, já que é filha da Raia 3R B. Monte, matriz fechada na seleção 3R, portanto Destque FIV da JGVA agrega o leite da fazenda Brasília com a caracterização e produção da fazenda Mutum, além de resgatar o sangue 3R de Uberaba.



Comentando sobre o touro em si, em minha opinião, Destaque FIV da JGVA é um dos melhores filhos do Modelo TE de Brasília disponível no mercado, reprodutor de bela pelagem vermelha gargantilha bem consistente, ótimo comprimento (característica dos animais Paladino), bom arqueamento de costelas, garupa boa, linha de dorso também boa, aprumos corretos e fortes, cupim poderia ser um pouco maior e não sei se irá tombar, pescoço também poderia ser um pouco maior, umbigo de tamanho médio, poderia ser um pouco mais curto, saída de chifres boa, ainda mais sendo um filho do Modelo, chifres finos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina e parece ter uma pequena goteira, enfim Destaque FIV da JGVA é um belíssimo animal, como disse acima, uma ótima opção para usar a genética do Modelo, além de estar aberto para as linhagens Radar, Impressor, Rajastan, Jaguar e Bemfeitor. Parabéns ao Sr. José Geraldo pelo belo animal e muito boa sorte no decorrer do teste de progênie.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro MUSTAG FIV BADAJÓS do Sr. Leonardo Lima Borges da fazenda Badajós em Uberaba/MG. Mustang FIV Badajós é filho do Emulo dos Poções, um dos filhos de maior destaque do Radar dos Poções e touro que fez sucesso na Bolívia; na linha baixa Mustang conta com Afinal, uma das principais matrizes da seleção Badajós e res que resgata o sangue do gado 3R de Uberaba, genética que muito me agrada e uma das principais características da seleção do Sr. Leonardo Lima Borges, Afinal tem como avô paterno o grande Grafite 3R de Uberaba. Mustang FIV Badajós une muito leite e caracterização em um pedigree aberto.



Sobre o touro, em minha opinião, Mustang FIV Badajós é um belo animal de pelagem vermelha, com ótima profundidade, um pouco curto (Emulo costuma produzir animais assim), boa garupa, bons aprumos, umbigo corrigido apesar de estar com a bainha encolhida na foto, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço um pouco curto, orelhas com tamanho grande (marca da linhagem Radar), porém bem gavionadas, cabeça um pouco pesada, saída de chifres correta e chifres finos apesar de redondos, enfim, Mustang FIV Badajós é uma ótima opção de animal com o sangue mais aberto, principalmente para as linhagens Everest, Vale Ouro, Jaguar, Impressor, Bemfeitor e Rajastan, além de ser um belo animal de uma seleção que resgata o sangue 3R de Uberada, seleção esta da qual sou fã. Parabéns ao Sr. Luciano Borges e a todos da fazenda Badajós.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Pradesh dos Poções e Hábil FIV F. Mutum

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro PRADESH DOS POÇÕES de propriedade da Agropastoril dos Poções da fazenda dos Poções em Jequitiba/MG. Pradesh dos Poções é um animal fechado na seleção do Sr. Arthur Souto Maior Filizzola, já que é filho do Radar dos Poções, importante touro vendido para a Colômbia onde fez muito sucesso e que hoje é destaque na seleção de Gir, tendo muitos filhos de destaque como o Emulo dos Poções e Atlântico da Silvânia; na linha baixa, Pradesh dos Poções é filho de uma das mais belas matrizes dos Poções, Lindsey dos Poções, res que remonta aos grandes touros da seleção Poções, Andaka, Sadhu e Dadanyio, sendo assim, Pradesh dos Poções traz consigo a história de uma das maiores e mais antigas seleções dentro da raça.



Sobre o animal, em minha opinião, temos um reprodutor com uma belíssima pelagem vermelho gargantilha, a pelagem vermelha é predominante na seleção Poções, com ótimos aprumos, garupa também muito boa, linha de dorso um pouco selada, mas nada que mereça destaque, ótima profundidade, comprimento normal, poderia ser um pouco mais comprido, umbigo muito pesado (marca registrada do Radar dos Poções) merece cuidado ao acasalar, cupim de tamanho razoável, mas bem inserido, pescoço de tamanho normal, boa saída de chifres, chifres redondos, porém não muito grossos, orelhas compridas e bem gavionadas e cabeça um pouco pesada, enfim Pradesh dos Poções é um ótimo garrote, tendo apenas que atentar para o umbigo comprido e a cabeça pesada na hora de acasalar os animais, fora isto é um animal que tende a colocar leite no rebanho com uma pelagem vermelha que muito me agrada, além disto esta aberto a todas as outras linhagens com exceção a do Radar. Parabéns ao Sr. Arthur Souto Maior Filizzola pelo belo animal e boa sorte a todos da Agropastoril dos Poções.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro HABIL FIV F. MUTUM de propriedade do Sr. Léo Machado Ferreira da fazenda Mutum em Alexandria/GO. Hábil FIV F. Mutum conta em seu pedigree com o líder do sumário, CA Sansão, touro que dispensa comentários e que imprime muito leite em seus descendentes; na linha baixa, Hábil não deixa por menos, já que é filho da grande campeã nacional de 2004, Dengosa TE F. Mutum, res extremamente bela e leiteira, matriz que faz história dentro da raça e que tem em sua genealogia o sangue Santa Cruz através de seu pai, S.C. Uaçai Jaguar, sendo assim é irmã paterna do Jaguar TE do Gavião. Por si só o pedigree do Hábil FIV F. Mutum já impõe respeito e o credencia a ser um dos destaques da bateria, soma-se a isto o fato de sua irmã completa Fita FIV F. Mutum ser a grande campeã e recordista do torneio leiteiro da Megaleite de 2010 com média acima dos 48 kg/dia.



Sobre o animal, eu acho o Hábil FIV F. Mutum um belo animal com pelagem vermelha chitada consistente, possui aprumos corretos, ótima garupa, linha de dorso também muito boa, ótima profundidade com bom arqueamento de costelas, comprimento bom, poderia ser melhor, mas nada que comprometa o animal, umbigo regular, um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem posicionado, pescoço de bom comprimento, saída de chifres corretas com chifres finos e chatos, orelhas em bom tamanho e bem gavionadas, cabeça leve e masculina com uma pequena goteira, vejo em Hábil FIV F. Mutum um dos, se não o melhor filho do CA Sansão no mercado, animal harmonioso e que carrega consigo um pedigree muito consistente em leite sem deixar a caracterização de lado, já que sua mãe, Dengosa TE F. Mutum, é um exemplo de funcionalidade e beleza. Hábil FIV F. Mutum está aberto para as linhagens Bemfeitor, Radar, Impressor e Rajastan. Parabéns à fazenda Mutum, um dos poucos redutos da seleção 3R de Uberaba, por mais este belíssimo animal que certamente será um dos destaques da bateria, boa sorte ao Léo Machado.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Imperador MAMJ e Cabral do Villefort

Continuando com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa temos o touro IMPERADOR MAMJ de propriedade do Sr. Milton Almeida Magalhães Junior da fazenda Santa Bárbara em Uberlândia/MG. Imperador MAMJ é filho do atual líder do ranking, CA Sansão, em uma vaca irmã paterna do segundo, Vaidoso da Silvânia, sendo assim tem um pedigree consagrado na para produção de leite, CA Sansão (CA Everest) em vaca Bemfeitor. Sua mãe, Atração MAMJ, além de filha do Bemfeitor Raposo da Cal, na linha baixa conta com SC Oasis Hábil, um dos principais animais da seleção Santa Cruz dos irmãos Manoel e José João Salgado Filho e pai dentre outros animais da Teoria da Silvânia. Imperador MAMJ conta com uma genealogia muito leiteira e que une importantes seleções da raça.



Comentando o animal, em minha opinião, Imperador MAMJ é um animal de pelagem chitada de vermelho interessante, possui boa profundidade, peca um pouco no comprimento, garupa muito boa, linha de dorso um selada, cuidado para usar em matrizes de boa linha de dorso, umbigo um pouco comprido, tomaria cuidado para acasalar com a linhagem Radar, aprumos um pouco curvos, mas nada que prejudique o animal, cupim bem inserido e de bom tamanho, pescoço poderia ser um pouco mais longo, porém o Sansão as vezes produz animais de pescoços curtos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, saída de chifre poderia ser mais baixa, porém os chifres não parecem ser grossos e possui uma cabeça leve e masculina, enfim Imperador MAMJ é um bom animal quando o que se busca é um animal extremamente leiteiro e com pedigree comercial, já que sua genealogia conta com os líderes do ranking. Imperador MAMJ pode ser acasalado com as linhagens Radar (cuidado com o umbigo), Vale Ouro, Jaguar 3R e Impressor. Parabéns e boa sorte ao Sr. Milton Magalhães pelo animal.
____________________________________________

Próximo animal do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa a ser comentado é CABRAL DO VILLEFORT, de propriedade da Agropecuária Ivagro de Morada Novas de Minas/MG. Cabral do Villefort é todo fechado na seleção dos Poções do Sr. Arthur Souto Maior Filizzola, já que é filho do Radar dos Poções, touro que marcou história na Colômbia e que hoje vem fazendo bons animais pelo país e tem uma das doses de sêmen mais valorizadas do mercado, tanto que esta envolvido em um grande caso de falsificação de material genético, com a Querência dos Poções, res que vai a Atma Importado, portanto Cabral do Villefort possui pedigree aberto para todas as outras seleções.



Sobre o animal, em minha opinião, Cabral do Villefort é um animal de pelagem vermelha característica da seleção dos Poções, possui ótima profundidade, bom comprimento, mas poderia ser melhor, garupa muito boa, linha de dorso também muito boa, boa musculatura do traseiro, aprumos fortes e corretos, como a grande maioria dos filhos do Radar peca no umbigo sendo muito pesado, cupim bem inserido com boa musculatura e tamanho, pescoço de bom comprimento, saída de chifres corretas, porém os chifres parecem um pouco grossos, orelha de bom tamanho e gavionadas, cabeça masculina, porém um pouco pesada, enfim, acho o Cabral do Villefort um ótimo animal, com um pedigree aberto para linhagens Everest, Vale Ouro, Bemfeitor, Impressor e Jaguar 3R, sendo assim pode ser um animal que refresque ao menos um pouco o sangue dentro da raça, só tomaria cuidado para usar em vacas com bons umbigos e com cabeças mais leves, no restante é um belíssimo reprodutor. Parabéns ao proprietário e boa sorte a todos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Golias TE da Silvânia e Procan FIV da Palma

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro GOLIAS TE DA SILVANIA, do criador Eduardo Falcão de Carvalho da Estância Silvânia de Caçapava/SP. Golias TE da Silvânia une dois animais de destaque das duas principais seleções dentro da raça, Brasília e Silvânia, já que Golias é filho do Modelo TE de Brasília, pai da Setiba e irmão paterno da Profana, sendo assim vai a Caju de Brasília na Grinalda TE de Brasília, que é Onassis, leite para todo lado com úberes bem corretos; na linha baixa, Golias TE da Silvânia é filho da vaca símbolo da seleção do Sr. Eduardo Falcão e mãe de diversos touros de central, EFALC Nata Lageado, res que dispensa comentários e que une em seu pedigree Cadarso, Vale Ouro e Jaca. Em minha opinião o acasalamento do Golias é interessante para corrigir o úbere, já que este não é uma característica forte na família Nata, mas em contra partida agrega porte, profundidade, comprimento e caracterização, pontos fracos dos descendentes do Modelo.



Avaliando o animal, em minha opinião, Golias TE da Silvânia é um reprodutor de pelagem consistente vermelha chitada, com bom comprimento, ótima profundidade, garupa também muito boa, linha de dorso correta, umbigo um pouco comprido, mas nada em excesso, aprumos corretos, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom comprimento, saída de chifre alta, atentar para este detalhe na hora de acasalar o animal, a saída de chifre mais alta é uma característica do Modelo, chifre redondos, mas não muito grossos, orelhas em bom tamanho e gavionadas e pela foto aparenta ter uma leve goteira, enfim, Golias TE da Silvânia é um belo animal para ser acasalado na busca de muito leite, já que vem credenciado através de seu pedigree, atentar apenas quanto a saída de chifres para não produzir animais com saída muito alta, fora isto é mais uma boa opção da família Nata no mercado, esta aberto para a linhagem Everest, Radar, Rajastan e Impressor. Parabéns ao Eduardo Falcão pelo animal, certamente será mais um animal de destaque desta importante seleção da raça.
____________________________________________

Continuando com nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa comentaremos o animal PROCAN FIV DA PALMA, do criador Sr. Joaquim Domingos Roriz da Agropecuária Palma em Luziânia/GO. Procan FIV da Palma é filho de dois expoentes do Gir leiteiro, na linha alta conta com o CA Everest, um dos maiores patriarcas da raça e pai de CA Sansão entre outros; na linha baixa Porcan não deixa por menos e conta com FB Nefrita, certamente uma das melhores e mais famosas matrizes da marca FB, além de ser mãe de importantes animais como Estanho de Kubera e Panamá de Kubera, Nefrita é a mais importante filha do Dalton TE Pati da Cal, sendo assim leva o sangue do grande Pati da Cal, certamente um pedigree de muito consistência no leite.



Quanto ao animal, acho Procan FIV da Palma um animal de ótima profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas longe de ser curto, garupa com boa musculatura e correta, aprumos fortes e corretos, umbigo um pouco pesado, cuidado para acasalar com a família Radar principalmente, cupim volumoso e bem inserido, pescoço um pouco curto, saída de chifres corretas, chifres redondos, porém finos, possui goteira, orelhas em bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina e uma bela pelagem vermelha chitada bem escura, na minha opinião, Procan FIV da Palma é um belo animal com pedigree que o credencia para ser um dos grandes reprodutores da raça visando leite, racialmente eu tomaria cuidado quanto ao umbigo mais pesado e usar em vacas que não transmitam goteira, fora isto Procan FIV da Palma é um reprodutor para ser usado em linhagens Vale Ouro, Impressor, Rajastan, Bemfeitor e Radar. Parabéns à Agropecuária Palma por mais este belo animal.