sábado, 30 de abril de 2011

Agropastoril dos Poções - Uma História Que Se Confunde Com a do Gir

Infelizmente não tive o prazer até então de conhecer o criador Arthur Souto Maior Filizzola da Agropastoril dos Poções e um dos maiores colaboradores com o Gir no Brasil, criador que foi a Índia buscar genética para melhorar a raça em nosso território, portanto estamos falando de um dos grandes nomes da pecuária nacional, de sua fazenda brotaram animais de destaque como Radar, Panamá, Êmulo, Major, Andaka, Lindesey, e outros, isso só para citar alguns dos raçadores que brotaram com a marca Poções. No passado o Sr. Arthur Filizzola em uma das freqüentes viagens a Índia na busca de genética, trouxe sêmen de diversos touros com a finalidade de contribuir com a genética nacional, dentre estes animais destaque Premnath, Dadamiyo e Gorak, porém esta genética não foi aceita pelo Ministério da Agricultura sendo assim foi chamado de “Nova Opção” pelo Sr. Filizzola, estes touros recebiam outro nome e assim eram comercializados e seus filhos também, isto tudo anunciado e noticiado por todos.

Cerca de seis meses estourou o caso de falsificação do sêmen do Radar dos Poções a imagem da Agropastoril dos Poções ficou arranhada, o MAPA e a polícia federal entraram na história, laboratórios tinham diversos perfis genéticos para o mesmo animal, a ABCZ vendo-se no meio do furacão tomou a atitude de cancelar o controle de todos os animais que contenham Radar em sua genealogia, em minha opinião foi a atitude correta, era preciso esperar a poeira baixar e investigar melhor o caso. Genética sabidamente proveniente do Radar dos Poções foi enviado aos Estados Unidos da América e lá foi determinado o perfil oficial do reprodutor, com este perfil em mãos a ABCZ começou a exigir teste de DNA de todos os filhos do Radar presentes no mercado, mesmo os animais adultos. Esta ação da ABCZ a meu ver não era necessária, penso que o controle rigoroso deveria ser feito apenas com animais jovens, sem RGD, assim o estrago causado pelos falsificadores seria menor e é muito difícil mudar o que foi feito a muito tempo atrás. Dentre os touros testados foi descoberto que o touro Êmulo dos Poções não é filho do Radar, porém acho que não é um simples exame de DNA que irá desmerecer o legado que o Êmulo deixou dentro da raça Gir, as suas filhas não vão dar menos leite por não serem netas do Radar, seus filhos não serão mais feios por não terem genética Radar, por isso acho que o que ocorreu no passado deve ser deixada para trás e precisamos olhar para o futuro, testar os animais que ainda não possuem RGD e só registrar novos filhos do Radar com exame de DNA com o perfil oficial. Antigamente muitas fazendas só usavam a monta natural em seus rebanhos e era difícil descobrir o pai dos bezerros em um lote onde 3 ou mais touros ficavam juntos com as vacas, portanto muitos papéis não condizem com a verdadeira genética do animal, tenho vacas que sei que não tem em seu pedigree o que esta escrito em seu registro, mudança no RGD não fará do animal melhor ou pior, causará apenas um maior rebuliço no já conturbado momento pelo que passa a raça.

Vejo que precisamos correr atrás dos verdadeiros culpados, aqueles que falsificaram o sêmen do Radar dos Poções com dolo, com a finalidade de enganar, de ganhar dinheiro de forma ilícita e merecem responder em juízo sobre estes atos, estes sim devem ser procurados e condenados, não pessoas que lutaram pelo bem da raça e que nunca esconderam nem atuaram de forma danosa para a raça. Boa sorte nesta batalha a todos da Agropastoril dos Poções e a todos criadores, o Brasil merece conhecer os que jogam contra esta raça apaixonante e que a cada dia arrebanha mais seguidores, a Expozebú deste ano não me deixa mentir.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Discussão sobre o uso de bST

Muito se falou nesta semana sobre o uso do bST (somatotropina bovina) na produção de leite, isto porque no site www.portaldogir.com.br o jornalista e girista Rosimar Silva divulgou um dado alarmante, de que o leite produzido nos torneios leiteiros não são aproveitados e tudo o que é produzido é destinado ao lixo, esta reportagem reacendeu uma polemica sobre o uso de artifícios para fazer com que matrizes produção lactações altíssimas. Antes de tudo precisamos entender como o bST funciona como será explicado abaixo.

- A somatotropina bovina é um hormônio produzido naturalmente pelos bovinos através da hipófise e regula o crescimento e a mobilização de reservas de energia (gordura e músculos), aumenta a produção de IGF-1 (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina Tipo 1) uma molécula importante secretada no sangue onde realiza diversas processos e também e excretada no leite onde faz com que as células musculares dos bezerros se multipliquem, causando assim o melhor desenvolvimento do recém nascido.

- Efeito do bST na produção de leite: a somatotropina bovina disponibiliza ao organismo uma maior quantidade de nutrientes através da mobilização do estoque de energia, sendo assim a fêmea bovina tem um maior aporte de energia para ser consumido durante a lactação, causando um acréscimo de 10 a 20% na produção de leite. Importante salientar que nem todos os animais podem receber a injeção de bST, somente aqueles que estiverem trabalhando em balanço energético positivo e que possuam uma reserva de gordura satisfatória.

- O efeito do bST na reprodução: o uso de somatotropina bovina causa alterações na manifestação de cio por parte das vacas, ou devido ao acréscimo na produção de leite que causa a depuração mais rápida dos esteroides importantes pela manifestação de cio ou por uma ação direta no cérebro, com o uso da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) este problema pode ser solucionado, já que a falha na observação de cio é minimizada.

a) A aplicação de bST causa melhorias na reprodução de fêmeas bovinas através da maior produção de IGF-1 que melhora a sobrevivência embrionária e a taxa de prenhez, isto devido a melhor maturação dos oócitos. Receptores de IGF-1 são encontrados em todos os estágios do embrião, mostrando a importância desta proteína no crescimento embrionário.

b) Outra ação benéfica do bST é quanto ao reconhecimento materno, isto é quando a vaca reconhece que a dentro do seu trato reprodutivo um embrião viável, isto se dá através da ativação de receptores situados dentro do útero que sinalização ao trato reprodutivo da matriz para não produzir PGF2α (prostaglandina), o receptor responsável por esta mensagem produz uma molécula chamada Interferon-tau (IFN-Τ), a aplicação de bST estimula o aumento de produção desta proteína evitando assim a produção de PGF2α e consequentemente um aumento na taxa de prenhes.

Não é de hoje que o mundo caminha para a produção de alimentos que visem o bem estar do animal e uma maior segurança alimentar, a União Europeia levantou esta bandeira a alguns anos e luta para as populações de seus países membros consumam alimentos produzidos de forma natural, entre os alvos a serem combatidos por eles se encontra a somatotropina bovina, pois estudos mostraram que após a aplicação deste hormônio a quantidade de IGF-1 secretada juntamente com o leite é muito maior do que o fisiológico, o que segundo os estudos pode levar ao aumento da multiplicação celular, e se isto for de forma desordenada, ao câncer. No Brasil e nos Estados Unidos o uso de bST é permitido, a discussão frente a este tema não é tão simples, será que vale a pena arriscar para produzir alimentos de segurança duvidosa? Mas e se este aumento na produção puder ajudar a acabar com a fome em países pobres, será que não seria vantajoso? Bons argumentos existem de ambos os lados, o que deve imperar é o bom senso e o dialogo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Blog: Gir do Futuro

O amigo, amante e estudioso da raça SEJ criou um blog para postar as suas idéias, histórias e conhecimentos sobre pecuária. O SEJ, para quem não acompanha os comentários dele aqui na internet, é uma pessoa de amplo conhecimento, um verdadeiro estudioso de todas as raças e formas de manejo, além de ser uma pessoa de muito bom papo, http://www.blogger.com/img/blank.gifsimplicidade e cárater. Vale a pena acompanhar o blog Gir do Futuro do qual ele toma conta. Abaixo segue o endereço. SEJ, boa sorte e conte com a minha ajuda no que precisar.

http://www.girdofuturo.blogspot.com/


Abraços

Zé Eduardo
Gir das Paineiras

Caso Radar e Lactações nos Torneios Leiteiros

Do Portal do Gir, site especializado na raça e comandado de forma brilhantes pelo Rosimar Silva, pesquei duas boas matérias do que esta ocorrendo no Gir nos dias de hoje, são reportagens interessantes e fortes, capazes de mudar o rumo da seleção da raça, tomei a liberdade de copiar os links para que todos tenham acesso e debatam os temas, nelas o Rosimar relata sobre o caso "Radar dos Poções" que infelizmente colocou o Gir nas páginas policiais e também sobre as lactações dos torneios leiteiros, vale a pena a leitura e o debate de todos os criadores e amantes da raça.

Caso Radar


Lactações de torneios leiteiros


Boa leitura a todos e postem as suas opiniões.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - PH Tucano, Prometido F. Mutum e Unimonte de Bras.

PH Tucano é o único mocho da bateria e o representante do Sr. Paulo Horta no teste de progênie. PH Tucano é filho de Orgulho PH, touro mocho provado e filho do Marduk II, reprodutor ícone do mocho, tendo muitos filhos de destaque dentro desta variação como o PH Ontário, PH Juca e Quilate TE da Cal; sua mãe PH Poliana fechou a primeira lactação com mais de 6.900 kg e passou dos 11.000 kg em outra lactação controlada, além de ser mãe também do grande campeão PH Aquiteto, sendo assim PH Tucano reúne o que há de melhor dentro do Gir Mocho. Sobre o animal em si, em minha opinião, PH Tucano é um touro com bom comprimento, boa profundidade, aprumos um pouco curvados, linha de dorso muito boa, escorre levemente de garupa, bom umbigo, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco maior, orelhas um pouco grandes, abertas e pouco gavionadas e uma cabeça leve e masculina. Na linhagem mocha é importante evitar acasalar com a genética do Marduk II para escapar da consangüinidade. Meu conhecimento pelo mocho é pequeno, mas pelo pedigree e pela história que trazem a sua família creio que o PH Tucano será provado e figurará na parte intermediária da tabela, tornando uma grande opção para quem busca o Gir mocho. Parabéns ao Sr. Paulo Horta pelo belo animal e pela seleção do mocho, uma alternativa a mais no mercado crescente do Gir


_________________________________________________________________


Prometido F. Mutum é o primeiro animal cria da fazenda Mutum do Sr. Léo Machado a ter seu resultado divulgado. Prometido F. Mutum é filho do grande Bemfeitor Raposo da Cal, líder do ranking de 1999 a 2003 e pai do Vaidoso da Silvânia e da Condessa F. Mutum, só para citar dois animais deste pilar da raça; por sua mãe é a UFA 3R de Uberaba, res que resgata o sangue da grande seleção 3r de Uberaba, seleção esta que primava por animais produtivos e caracterizados, de lá saíram animais como o Jaguar 3R e Felino 3R, Ufa 3R B. Monte é filha do Hidráulico de Bras. que por sua vez é filho do Rajastan de Bras. (pai do Meteoro e do Jacaré) com a Salada de Bras.(mãe do Fantoche de Bras.), sendo assim, Prometido F. Mutum tem em seu pedigree a seleção da Calciolândia, Brasília e 3R de Uberaba, isto tudo sob a chancela da fazenda Mutum. Sobre o animal, em minha opinião, Prometido F. Mutum é um reprodutor de boa profundidade, poderia ser mais comprido, linha de dorso muito boa, garupa escorrida, cuidado para acasalar com matrizes com esta característica, aprumos um pouco curvos, bom umbigo, cupim de bom tamanho e um pouco adiantado, pescoço poderia ser maior, mas isto se deve ao fato do cupim adiantar sobre o pescoço, saída de chifres muito boa, com chifres finos e redondos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, uma leve goteira e uma cabeça leve e masculina. Este aberto para as linhagens que não tenham Bemfeitor nem Rajastan. Não acredito no Prometido F. Mutum como o líder da bateria, seria uma boa surpresa, já que sou um admirador da seleção 3R, acho que será provado e bem, mas ficará atrás de outros que disputam com ele neste ano. Parabéns a seleção Mutum pelo animal, e boa sorte, já que este é o primeiro de muitos que serão testados.


_________________________________________________________________

Unimonte de Brasília é mais um touro nesta bateria com a marca Brasília do Sr. Flávio Perez. Unimonte de Brasília resgata o sangue dos antigos animais, sendo totalmente fechado nesta seleção importantíssima dentro da raça, seu pai é o Fabuloso de Brasília, um dos grandes filhos do Udo de Bras. e pai da Luzíada, com a Vicunha de Brasília, res que vai a Rajastan, pai do Meteoro; na linha baixa, Unimonte de Brasília é filho da Palestra, que por sua vez é filha do Ébano, pai da grande Ginger, mãe da Oferenda, sendo assim desta genética foram gerados as principais matrizes da seleção Brasília como a Ginger, Luzíada (res clonada recentemente), Oferenda (mãe do Bagdá), é leite de cima a baixo. Quanto ao animal, em minha opinião, Unimonte de Brasília é de bom comprimento, boa profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes, umbigo de bom tamanho, cupim bem inserido e de tamanho correto, pescoço normal, saída de chifres mais alta, com chifres finos e redondos, orelha de tamanho médio e me parecem levemente gavionadas, cabeça masculina e um pouco pesada, duas características importantes da família do Unimonte de Brasília, normalmente a linhagem Udo produz animais mais bravios e o Fabuloso foi um dos que produziu filhas mais bravas, porém muito leiteiras, a outra é quanto ao porte, basta saber que desta linhagem saíram dois dos maiores animais do Gir Leiteiro, CA Guri e Diáfano de Kubera. Esta aberta a todas as linhagens com excessão da Rajastan e Udo. Acho que o Unimonte de Brasília é um touro que tem pedigree para brigar pela ponta, é um touro pouco comentado e divulgado, mas a sua genealogia contém o que há de melhor da seleção Brasília, é um dos poucos touros totalmente fechado nesta seleção voltada muito para a produção, por isto eu não me surpreenderia com uma boa colocação deste touro. Parabéns a todos da Brasília e boa sorte na divulgação.


_________________________________________________________________

Estes foram os 18 touros que terão os seus resultados divulgados durante a Expozebú, certamente tem bons animais para brigar pela ponta do ranking e outros para ser uma ótima opção de linhagem, já que a cada dia o Gir Leiteiro esta fechando mais o sangue. Obrigados a todos pela visita e continuem comentando, espero em breve comentar sobre os touros já provados e os seus filhos. Conto com a ajuda de todos.

Um abraço

Zé Eduardo
Gir das Paineiras – Itapetininga/SP

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cafú da Epamig

Gostaria de agradecer o amigo Beto Bert pela grande contribuição com a foto do Cafú da Epamig que ele disponibilizou para ser postada aqui no blog. O Beto é uma daquelas pessoas que o Gir conquistou, ele teve contato com a raça quando sua irmã e seu cunhado iniciaram a criação de Girolanda e algumas matrizes Gir, como aconteceu com muitos outros, o Gir também "seduziu" o Beto e mesmo não sendo um criador com animais, passou a ser um criador através da paixão. Infelizmente o criatório de sua irmã não existe mais, porém a paixão pela raça continua a ponto de ele montar um acervo de touros e matrizes importantes para a história da raça, ainda hoje frequentar fazendas e leilões eser um conhecedor e estudioso desta raça apaixonante que a cada dia conquista mais seguidores. Beto, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

O pedigree deste touro conjuga Benfeitor pela linha alta. Pela linha baixa, temos um pedigree aberto, pois a mãe, Sadia, é filha de Nebri da EPAMIG (LA), um filho de FB Legítimo com Quinina da EPAMIG (3094 kg de leite em 305 dias, o melhor valor genético da EPAMIG na avaliação MAPA/EMBRAPA-1989). Nebri possuía boa conformação, porém pecava muito em caracterização racial. Portanto, Cafu possui um pedigree aberto para as linhagens Everest (Sansão, Paldino e afins), Radar, Vale Ouro, Cadarso, Oásis, Modelo, Meteoro, Teatro, enfim, qualquer linhagem que não seja ligada ao Benfeitor.

Quanto ao Cafu da EPAMIG, em minha opinião, um animal com boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido; bons aprumos; cabeça masculina, parecendo um pouco pesada, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas e abertas; pescoço curto, cupim bem inserido (pela idade ainda pouco volumoso ); saída de chifre um pouco alta com chifres arredondados (não sei se estariam mais grossos hoje); garupa um pouco escorrida e linha de dorso me parece um pouco selada; umbigo de bom tamanho. Assino embaixo de tudo que o Beto disse.

Como eu disse no post quando comentei do Cafú da Epamig somente pelo pedigree, acredito que este animal irá brigar pela parte intermediária da bateria, já que não conta com muita ajuda de seus irmãos, a Epamig não costuma colocar animais nas primeiras posições, mas é uma seleção das mais importantes, sempre voltada para o leite e antes eram usados muitos touros de dentro da fazenda Experimental Getulio Vargas, hoje em dia com a maior utilização de touros provados e do mercado acho que em breve terá muitos animais de ótima genética com a marca Epamig disponíveis no mercado. Boa sorte a todos da Epamig, uma seleção que merece o reconhecimento de todos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Judas TE da Palma, Oriz dos Poções e Paranã Alto da Estiva

Judas TE da Palma é mais um touro da seleção da Agropecuária Palma a disputar esta bateria. Reprodutor filho do Bemfeitor Raposo da Cal, touro que dispensa comentários já que se sagrou líder do ranking Embrapa/ABCGil de 1999 a 2003, além de ser pai de animais de destaque como Pioneiro da Cal e Vaidoso da Silvânia; na linha baixa, Judas TE da Palma conta com a grande Hematia Abagum Cal, ótima matriz de destaque da fazenda Mato Dentro do criador Rafael Bastos, res que resgata o sangue do Maxixe da Cal (avô do Rocar Orvalho) através de seu pai Abagum da Cal, e sua mãe é traz a genética do Pati da Cal, sendo assim, Judas TE da Palma resgata o sangue dos grandes touros do passado aliado a produção do pilar da raça, Bemfeitor. Sobre o animal em si, em minha opinião, Judas TE da Palma é um belo touro, com ótimo comprimento, boa profundidade, garupa forte e volumosa, levemente escorrida, umbigo correto, linha de dorso muito boa, cupim poderia ser um pouco mais volumoso, porém é bem inserido, aprumos fortes, mas parece fechar de jarrete (é preciso avaliar ao vivo), pescoço de bom tamanho, saída de chifres boa, com chifres redondos e levemente grossos, orelha de bom tamanho e pouco gavionadas, possui goteira e uma cabeça leve e masculina; uma das vantagens deste garrote é estar aberto a muitas linhagens com exceção à genética do Bemfeitor e Rocar Orvalho. Acho que o Judas TE da Palma pode ser uma grata surpresa, tem uma genética que muito me agrada, além de um comprimento corporal muito interessante, é um animal que vai correr por fora, mas certamente será provado. Parabéns a seleção Palma pelo animal.


_________________________________________________________________

Oriz dos Poções foi o touro escolhido para ser o representante da Agropastoril dos Poções do criador Arthur Souto Filizzola. Oriz dos Poções concentra uma grande quantidade de sangue Espantoso (pai do Teatro da Silvânia) já que seu pai, Major TE dos Poções, é filho do Espantoso na Paquera dos Poções que também é Espantoso, por sua vez a mãe do Oriz dos Poções, Taynah dos Poções é filha do Panamá dos Poções, irmão paterno do Radar, em vaca Espantoso, portanto Oriz dos Poções esta aberto a todas as linhagens com exceção da Radar e Teatro da Silvânia. Sobre o animal em si, em minha opinião, Oriz dos Poções é um animal de boa profundidade, bom comprimento, garupa muito boa, umbigo corrigido, bons aprumos, linha de dorso levemente selada, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser mais longo, orelhas de bom tamanho e levemente gavionadas, saída de chifres corretas com chifres redondos e grossos, cuidado para acasalar, cabeça masculina e um pouco pesada, uma coisa importante neste animal é quanto ao temperamento, já que a família Espantoso produz animais de ótima índole. Acredito que o Oriz dos Poções não será um dos primeiros da bateria, não pelo animal que agrada ainda mais pelo pedigree aberto, mas justamente esta genealogia pode penalizar o animal, já que no teste de progênie os “irmãos” acabam se ajudando, acredito que o animal será provado, porém seria uma grande e grata surpresa se ele chegar entre os três primeiros da bateria. Boa sorte e parabéns a todos da Agropastoril dos Poções.


_________________________________________________________________

Paranã Alto da Estiva é a aposta do criador e presidente Silvio Queiroz Pinheiro nesta bateria. Paranã Alto da Estiva é um belíssimo animal filho do Maab Amuleto que por sua vez é filho do grande Cajú de Brasília, pai da Profana e Modelo, com a Estufa Abide da Cal; na linha baixa, Paranã Alto da Estiva possui sangue muito aberto e resgata a linhagem Jaguar 3R de Uberaba através de seu avô, Feitiço da Poty VR, é muita história e seleção contida neste ótimo animal. Em minha opinião, Paranã Alto da Estiva é um belo animal vermelho gargantilha com ótimo comprimento, boa profundidade, garupa muito boa, aprumos corretos, umbigo um pouco pesado, cupim volumoso e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas de bom tamanho e gavionadas, saída de chifres corretas com chifres finos e chatos, cabeça leve e masculina e ótimo temperamento, esta aberto a todas as linhagens com exceção da Vale Ouro de Brasília e Jaguar 3R. Assim como o Oriz dos Poções, Paranã Alto da Estiva vejo como um touro para brigar pelo meio da tabela, é um belíssimo animal, mas que conta com pouca ajuda da sua família, será muito bom para a raça como um todo se animais com a caracterização e o pedigree, como o que possui o Paranã Alto da Estiva, sejam provados e bem provados, são touros que só tem a somar à raça que esta precisando de sangue novo e a volta de animais mais harmônicos. Boa sorte e parabéns ao Silvio Queiroz Pinheiro e a todos da fazenda Arapoema.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - FB Visor, Império TE Sta. Edwiges e Jaleko TE da Palma

FB Visor é a aposta do criador Zé de Castro da marca FB para esta bateria, touro com pedigree fehcado na seleção FB já que é filho do FB Radiano, que por sua vez é filho do reprodutor símbolo da marca, FB Cadarso; na linha baixa, FB Visor conta com FB Jatiúca, res com quase 6.450 kg de leite, mas o dado que para mim é o mais importante, 34.625 kg em 8 lactações, mostrando longevidade e boa produção. Sobre o animal, em minha opinião, FB Visor é um bom touro, de bom comprimento, profundidade muito boa, pernas um pouco retas, mas nada que o penalize, umbigo um pouco pesado, escorre de garupa, mas nada em excesso, linha de dorso muito boa, cupim volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser mais longo, saída de chifres correta com chifres finos e chatos, orelha de tamanho médio e bem gavionadas, uma leve goteira em uma cabeça leve e masculina. Vejo FB Visor como uma grata surpresa da seleção FB, animal voltado para o leite, mas que não abandonou a caracterização racial, provavelmente será provado, porém não vejo este touro brigando pela ponta da bateria, vale lembrar que o Zé de Castro normalmente classifica bem seus animais no teste de progênie, é esperar para ver aonde o FB Visor se classificará. Uma vantagem ao FB Visor é estar aberto a todas as seleções com exceção da linhagem Cadarso. Boa sorte ao Zé de Castro e parabéns pelo animal.



_________________________________________________________________


Império TE Sta. Edwiges de propriedade do Sr. José Renato Moreira, criador no vale do Paraíba em São Paulo, Império TE Sta. Edwiges remonta aos grandes touros do passado, já que é filho do grande patriarca da raça, CA Everest, na escrita TE Pati Cal, res que trás o sangue do Pati da Cal, pai dentre outros touros do Elator TE Pati Cal e Dalton TE Pati Cal (pai da FB Nefrita e Astro de Kubera), genética de ponta que gerou animais distribuídos por fazendas Brasil afora. Comentando o animal através da foto do touro ainda muito jovem, em minha opinião, Império TE Sta. Edwiges é um belo reprodutor, com boa profundidade, peca um pouco no comprimento, aprumos corretos, garupa boa, linha de dorso também boa, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser maior, orelhas de bom tamanho e gavionadas, saída de chifres corretas, com chifres redondo, precisaria ver o animal hoje em dia para ver se não engrossaram demais, cabeça masculina e leve. Império TE Sta. Edwiges acho que é um touro para correr por fora, tem um pedigree muito leiteiro e de muita história, isto pode ajudar, já que seus parentes ajudam na sua colocação, não espantaria se este garrote se classificasse bem no teste, é um azarão daqueles que nem de longe podem ser descartados, acharia uma grata surpresa este touro se colocar bem na classificação geral. Esta aberto para as linhagens Vale Ouro, Radar, Cadarso, Rajastan, Impressor e Jaguar. Boa sorte ao Zé Renato e parabéns pelo animal.



_________________________________________________________________


Jaleko TE da Palma é uma das apostas da Agropecuária Palma nesta bateria. Touro filho do Bemfeitor Raposo da Cal, touro que dispensa comentários e líder do ranking de 1999 a 2003, na Dinastia da Esteio, res com mais de 11.000 kg e filha do grande CA Everest, portanto Jaleko TE da Palma é produto de uma formula de sucesso e muito leite, Bemfeitor e Everest. Sobre o animal, acho o Jaleko TE da Palma um animal de boa profundidade, flata um pouco de comprimento, garupa boa e volumosa, aprumos fortes e corretos, umbigo razoável, cupim volumoso e não sei se tombará, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas e abertas, saída de chifre correta, porém com chifres muito grossos e redondos, tomaria cuidado para acasalar com matrizes de chifres grossos, cabeça masculina, mas um pouco pesada devido aos chifres. Pode ser acasalado com todas as linhagens com exceção da Everest e Bemfeitor, sua mãe é bisneta do Vale Ouro, para abrir mais o sangue é bom evitar acasalar com esta linhagem, outra coisa importante é lembrar que o Jaguar TE do Gavião é irmão materno do Bemfeitor. Jaleko TE da Palma tem pedigree para brigar pela ponta da bateria, é um touro que certamente coloca muito leite e deixa a caracterização um pouco de lado, na minha opinião será provado e bem, não sei se a ponto de entrar entre os dez na classificação geral, mas sabendo que é um reprodutor que é irmão paterno do segundo e irmão materno do primeiro do ranking não se pode pensar em nada além de uma boa classificação. Boa sorte a parabéns a todos da Palma.