sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Morre a Lenda CA Sansão

O Gir Leiteiro e a pecuária nacional perderam um de seus maiores ícones dentro da raça, faleceu o líder do ranking CA Sansão, touro que fez, faz e fará história, não é a toa já que é Hexacampeão no sumário da ABCGIL/Embrapa e Tetracampeão no da ABCZ/Unesp, além disto é pai do vice de ambos os rankings (Urânio TE da Silvânia e Brasão TE Kubera respectivamente). CA Sansão é o maior nome da história do Gir Leiteiro, touro nascido em 1996 e que ao longo dos seus mais de 15 anos e meio de vida acumulou sucessos e recordes, cria da fazenda Terra Vermelha do Kinkão, seleção responsável pelo surgimento de dois pilares da raça, CA Everest e seu mais importante filho, CA Sansão. Apesar de a pecuária nacional estar triste por esta importante perda, uma coisa é certa, doses de sêmen deste grande reprodutor serão muito valorizadas e atiçará a cobiça de todos os criadores da raça, resta saber qual dos seus filhos trilhará a estrada de sucesso deixada por Sansão, vale lembrar alguns dos bons filhos deste raçador: Urânio TE da Silvânia (filho da Juju e segundo do ranking ABCGIL) – Brasão TE Kubera (segundo do ranking ABCZ) – Casper TE Kubera (filho da Ovação e líder do 19º Grupo da ABCGIL) – Belur TE Kubera (filho da Juju e 10º da ABCGIL) – Habil FIV F Mutum (filho da Dengosa e irmão completo da Fita, campeã de torneio leiteiro) – Buzios TE de Kubera (irmão completo do Urânio e Belur) – Delegado da BJS (filho da Recita de Brasilia), isto só para citar alguns e ainda temos as filhas do CA Sansão que são destaque em pistas e torneios leiteiros. Uma coisa é certa, o Gir Leiteiro perdeu um de seus maiores ícones, mas viu nascer uma lenda que perdurará por anos. CA Sansão, o Gir Leiteiro e a pecuária agradecem por tudo o que você fez.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Animal em Destaque - Boemia das Paineiras

Boemia das Paineiras foi um dos primeiros animais a nascer fruto de transferência de embrião na seleção do Gir das Paineiras, filha da ótima Décima ZS, res muito produtiva e de ótima caracterização racial e que foi adquirida junto a fazenda Clarão da Serra e proveniente do criatório da seleção do sr. Zeid Sab, um dos maiores criadores de Gir do Brasil e que teve importante papel no crescimento e na melhoria do rebanho nacional na raça como um todo, Décima ZS foi vendida para o criador Leonardo Silva de São Miguel do Passa Quatro no estado de Goiás, mas antes deixou no Gir das Paineiras a Empada 3R Curi e Bali das Paineiras, além dos touros Bankok e Bilbao (irmãos de coleta da Boemia e Bali), Bastuk e Baggio (coleta com o Delegado da Bom Jardim). Na linha alta Boemia das Paineiras é filha do Jarro de Ouro da Cal, touro que conquistou diversos prêmios e é filho da grande Senxém Raposo da Cal, mãe de animais como Nobre, Napolitano e Nagy, entre outros, com o Vale Ouro de Brasília (pai do Cajú de Brasilia), touro que agrega muito leite com ótimo sistema mamário.



Boemia das Paineiras vem se mostrando uma das principais matrizes da seleção Paineiras, matriz muito bem caracterizada, com ótimo sistema mamário, temperamento muito bom, muito fértil e leiteira, mesmo a pasto produziu bem em sua primeira lactação e agora abre a segunda na qual temos ótimas expectativas. Boemia está recém parida de uma macho filho do Desejo da Silvânia, bezerro que une muita genética para leite sem deixar a caracterização de lado, já que temos matrizes como Décima ZS e Senxém, e touros como CA Everest e Vale Ouro de Brasília, bezerro para ficar de olho!!





Décima ZS, show de matriz e mãe da Boemia das Paineiras

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Geração 2011 - Gir das Paineiras

O Gir das Paineiras esta com uma geração de bezerros de encher os olhos, o touro Tribunal da Nova Estiva, ótimo filho do Bagdá de Brasília na Jangada na NE, res que vai a Conde (Gaiolão DC) e Felino 3R de Uberaba, Tribunal é um touro que tem transmitido muito tipo leiteiro as suas filhas, sem deixar a caracterização de lado, além de ótimos úberes e uma boa carcaça aos machos, produzindo animais bem profundos e de cor predominantemente vermelha.



Flórida das Paineiras - Manchete da NE x Tribunal da NE



Francesa das Paineiras - Cuoca das Paineiras x Tribunal da NE



Fajitas das Paineiras - Luziania da NE x Tribunal da NE



Forlie das Paineiras - Urucari SJ x Tribunal da NE



Fendi das Paineiras - Caxemira do Litoral x Tribunal da NE



Falafel das Paineiras - Mediana da NE x Tribunal da NE



Flamini das Paineiras - Taióba da NE x Dunga 3R Curi