sexta-feira, 30 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Leite de Pedra FIV Badajós e Cifrão Ribeiro Grande


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Leite de Pedra FIV da Badajós, de propriedade dos senhores Luciano e Leonardo Lima Borges, da fazenda Badajós. Leite de Pedra FIV da Badajós é todo fechado na seleção 3R do sr. Randolpho Mello Rezende, para mim uma das mais importantes da raça e que hoje é base dos planteis vitoriosos da fazenda Mutum e da fazenda Badajós, já que é filho do maior representante da raça Jaguar 3R pai do SC Uaçaí Jaguar, portanto avô da Dengosa Mutum e do Jaguar do Gavião, e na linha baixa vai a Macieira 3R de Uberaba, filha do Fênix 3R de Uberaba, Mucajá da Pontal na Tutela que vai a Jaguar 3R também, Fênix 3R é pai da Odalisca 3R B. Monte que é mãe da Moda F. Mutum, só aí já dá para ver que o Leite de Pedra FIV da Badajós tem muito leite, caracterização e história em seu pedigree, animal que resgata os pilares da raça em uma das mais importantes seleções, 3R de Uberada.

Sobre o touro e analisando imagens da Internet, acho o Leite de Pedra FIV da Badajós um belo animal, de porte mais baixo, Jaguar assim como o Vale Ouro de Brasília tende a dar animais menores e precoces, com ótima profundidade, bom comprimento, ótimos aprumos, escorre um pouco de garupa, mas nada demais, umbigo corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, pela foto parece querer tombar, é preciso ver ao vivo, mas nada que altere a qualidade do animal, pescoço de tamanho médio, orelhas de bom tamanho e bem gavionadas, saída de chifres corretas com chifres finos e redondos, cabeça leve e masculina e a pelagem firme, mas com alguns pontos de despigmentação, não tomaria muito cuidado para acasalar quanto a esta característica, enfim acho o Leite de Pedra FIV da Badajós um excelente animal, com boa caracterização e muita consistência leiteira, uma coisa importante é estar aberto a todas as linhagens com exceção da Jaguar 3R, isto pode pesar contra ele na divulgação do teste, apesar de a matriz de parentesco não contar muito no resultado é sempre uma ajuda a mais e numa disputa apertada pode significar algumas posições a mais e um incremento no PTA, mas acho que o Leite de Pedra FIV da Badajós deverá brigar pela parte central da bateria, provado certamente será e com um PTA expressivo, se tornando sem dúvida nenhuma uma das principais opções para refrescamento de sangue, com incremento na produção de leite e ganhos no quesito racial, acho que será um touro que no futuro próximo será usado em maior quantidade e estará presente em vários currais, assim como o Major dos Poções que é valorizado também por estas características, leva muito a minha torcida por se sair bem no teste. Tem sêmen vendido pela ABS Pecplan. Boa sorte ao Leonardo e ao sr. Luciano e parabéns pelo belo animal.


Filhas do Leite de Pedra FIV Badajós - uberes fantásticos com perineo correto e ligamentos fortes.


Segundo touro desta postagem é o Cifrão Ribeiro Grande, de propriedade do senhor Miller Cresta de Melo Silva, da fazenda Ribeiro Grande. Cifrão Ribeiro Grande é filho do grande Nobre TE da Cal, para mim um dos melhores filhos da Senxém Raposo da Cal, res que produziu entre outros grandes animais a Nagy, Napolitano, Rumba, Neon, etc, sendo filho do pilar CA Everest. Na linha baixa Cifrão Ribeiro Grande é filho da Gôndola, res que alcançou quase 6.000 kg em lactação oficial, mostrando o potencial leiteiro do touro.

Sobre o touro e analisando imagens da Internet com o touro ainda jovem o que dificulta uma melhor análise, acho o Cifrão Ribeiro Grande um touro de bom comprimento, boa profundidade, pela fotos escorre um pouco de garupa, aprumos parecem bons, umbigo corrigido, de estatura de baixa a média, cupim de bom tamanho para a idade e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco mais longo, mas nada que o condene, orelhas grandes e bem gavionadas, saí da de chifres corretas com chifres redondos e levemente grossos, apresenta goteira e uma cabeça leve e masculina, pelagem chitada de vermelha interessante, enfim é um bom touro que eu gostaria de ver mais erado e ao vivo, tem um pedigree muito bom e relativamente aberto, já que só não pode ser acasalado com a linhagem Everst e com a Bemfeitor, mas este cruzamento é lá atrás, já que sua avó paterna, Senxém, é filha do Raposo, pai do Bemfeitor. Acho que o Cifrão Ribeiro Grande irá brigar pela parte intermediária da bateria muito provavelmente será provado e se tornar uma ótima opção de sangue aberto e com a genética do Nobre. Parabéns ao sr. Miller Cresta pelo animal e boa sorte na divulgação do teste.


Nobre TE da Cal - Pai   

segunda-feira, 26 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Quatar do Fundão e Talento TE F. Mutum


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Quatar do Fundão, de propriedade do sr. José Ricardo Fiúza Horta, da fazenda Fundão. Quatar do Fundão é sem dúvida o animal mais caracterizado e com linhagem diferenciada desta bateria, já que é filho do Galeão, touro que vai ao grande Chave de Ouro Neto, um dos melhores filhos do Chave de Ouro Filho e touro que sintetiza a seleção R, base de muitas fazendas e que produziu animais extremamente leiteiros. Na linha baixa, Quatar do Fundão vai a Eva do Fundão, res que traz o sangue do grande Dalat através de seu pai Nomeado, portanto muitos touros importantes para a raça e com caracterização de sobra em seu pedigree.


Sobre o touro e analisando imagens da Internet, acho o Quatar do Fundão um animal extremamente refinado, comprido, poderia ser um pouco mais profundo, ótima garupa, linha de dorso correta, bons aprumos, umbigo bem corrigido, pescoço comprido, cupim de bom tamanho e bem inserido, orelhas bem gavionadas, saída de chifres corretas e com chifres finos e redondos, cabeça levemente pesada, nada que o condene, tomaria apenas cuidado com a pelagem para não despigmentar os animais, principalmente com animais da linhagem da Nata e Juju. É um touro que tem a caracterização racial como ponto forte, além de um pedigree aberto a todas as linhagens do Gir Leiteiro, este pode ser um ponto que o atrapalhe no teste de progênie, por ser uma linhagem pouco testada e que não contará com a ajuda de nenhum animal na matriz de parentesco, portanto acho que infelizmente o Quatar do Fundão irá ficar na parte de baixo da tabela, digo infelizmente, pois a raça precisa que o maior número animais com esta qualidade e este pedigree aberto seja provado e bem para haver um refrescamento necessário no sangue e permitir uma gama maior de opções para serem acasaladas nos currais do país. O Quatar do Fundão possui sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao sr. José Ricardo Fiúza Horta, certamente o Quatar levará a torcida de muitos criadores que anseiam uma nova linhagem provada pelo teste da ABCGIL.


Quiboa Gil - filha do Quatar do Fundão, boa produção de leite e lindo úbere

Segundo touro desta postagem é o Talento TE F. Mutum, de propriedade do sr. Léo Machado, da fazenda Mutum. Talento TE F. Mutum é filho de uma das mais belas matrizes da raça, Safira 3R B. Monte, res extremamente bem caracterizada e leiteira, além de resgatar o sangue da seleção 3R de Uberaba, do senhor Randolpho de Mello Rezende, já que é fechada nesta importante seleção e que deu origem ao plantel da fazenda Mutum e também da Badajós, dois criatórios que vêm fazendo bonito no cenário nacional e divulgando a linhagem 3R com muita honra, esta que é sem dúvida nenhuma, uma das mais importantes genéticas da raça, aliando leite e raça. Na parte alta, Talento TE F. Mutum traz o sangue do grande CA Everest, touro que dispensa comentários e pai de inúmeros animais de sucesso dentro da raça, o líder Sansão e o ótimo Nobre são exemplos de filhos de sucesso deste divisor de águas do Gir Leiteiro.

Sobre o touro e analisando imagens da Internet, acho o Talento TE F. Mutum um touro de bom comprimento, boa profundidade, escorre um pouco de garupa, aprumos parecem levemente retos, seria melhor ver o animal ao vivo e em movimento, linha de dorso um pouco selada, umbigo de bom tamanho, cupim bem posicionado e tombado, sinal que é de bom tamanho, mas a criadores que não gostam de cupim tombado em animais não tão velhos, pescoço de bom tamanho, orelhas um pouco grandes, mas nada demais, bem gavionadas, saída de chifres muito boa com chifres finos e redondos, cabeça leve e masculina com goteira, enfim o Talento TE F. Mutum é uma ótima opção para a genética da grande Safira 3R e acho que irá brigar pela parte intermediária da bateria, vejo alguns outros reprodutores com mais força leiteira neste grupo, porém é um touro que me agrada, principalmente por trazer o sangue 3R, sempre leiteiro e raçudo, e por ter a belíssima mãe que tem, acho que o Talento TE F. Mutum mostra a evolução do gado do Léo Machado, já que o considero melhor do que o Prometido, porém muita coisa boa da Mutum ainda esta para ser provada, para citar alguns vale lembrar do Fardo e Hábil, dois dos melhores touros da atualidade e que prometem muito, o Talento TE F. Mutum esta, para mim, no crescimento do processo de maturidade da seleção Mutum, que vem se consolidando, não a toa, como um das grandes da raça. Talento TE F Mutum tem sêmen disponível na Alta Genetics e esta aberto a todas as linhagens com exceção da Everest. Boa sorte a todos da Mutum, gostaria muito de ver a genética 3R muito bem cotada no teste.


Safira 3R B. Monte - mãe do Talento TE F. Mutum e uma das mais belas matrizes da raça.

quarta-feira, 21 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: PH Toscano e FB Acrílico


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o PH Toscano, de propriedade do sr. Joe Carlo Viana Vale e da seleção do sr. Paulo Horta. PH Toscano é um touro que trás sangue de animais bem caracterizados e de bom porte, já que é filho do grande Dalton TE Pati da Cal, avô do provado Astro TE de Kubera, mostrando ser um dos grandes patriarcas da raça. Na linha baixa PH Toscano conta com PH Isadora, res de quase 7.000 kg em sua primeira lactação e filha do Marduque II, touro que trás o sangue do Marduk Importato, muito porte, raça e história na genealogia do PH Toscano.

Sobre o touro e analisando uma foto antiga da Internet, acho o PH Toscano um touro d ebom porte, ótimo comprimento, profundidade boa, garupa muito interessante, um pouco selado (pelo menos na foto), aprumos corretos, umbigo bem corrigido, cupim de bom tamanho e parece levemente adiantado, nada que atrapalhe no acasalamento, pescoço poderia ser um pouco maior, saída de chifres um pouco alta, tomaria cuidado com animais com esta característica, chifres redondos e finos, orelhas de bom tamanho e poderiam ser mais gavionadas, cabeça leve e masculina. Uma das grandes vantagens do PH Toscano é quanto ao seu pedigree, já que esta aberto a todas as linhagens, com exceção da Pati, é um touro para colocar porte sem deixar o leite de lado, é bem caracterizado e só prestaria atenção na saída de chifres, seria interessante ver o animal hoje em dia para saber como ficou a cabeça e porte. Vejo o PH Toscano como um animal que deverá ser provado, mas ficando na parte de baixo da bateria, isto porque terá pouca ajuda da matriz de parentesco, além de ser uma genealogia pouco usada pelos criadores, o que eu lamento, já que é uma ótima opção para abertura de sangue, com certeza muitos irão torcer para este reprodutor se sair bem para ser mais um para contribuir com o refrescamento da raça. Boa sorte ao sr. Joe Carlo Viana Vale.


Fogosa Paracatú - ótima novilha filha da PH Tarantela, irmã completa do PH Toscano, detalhe no belissimo sistema mamário desta res.


Segundo touro desta postagem é o FB Acrílico de propriedade do sr. José de Castro. FB Acrílico é todo fechado na importante seleção FB, já que é filho do touro símbolo da raça, FB Cadarso, com a FB Madona, res que vai a outro expoente da seleção do sr. Zé de Castro, FB Azeiteiro, sendo assim é um reprodutor que leva muito da história de uma das mais bem sucedidas seleções do Gir, a do sr. Fabio Barreto, e que hoje é capitaneada pelo Zé de Castro com muita maestria.

Sobre o touro e analisando imagens da Internet, acho o FB Acrílico um animal de ótimo porte, posterior musculoso, ótima profundidade, bom comprimento, um pouco selado, umbigo um pouco pesado, cuidado com Radar e Sansão, aprumos muito bons, garupa correta, cupim volumoso e de base estreita, tanto que é tombado, mas é melhor ser tombado do que pequeno, pescoço de bom tamanho, saída de chifres um pouco alta, chifres finos, chatos e viram para cima, cuidado com matrizes de cabeça menos caracterizadas, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça leve e masculina, pelagem com alguns pontos de despigmentação, cuidado com Vale Ouro da Silvânia e Urânio, enfim é um ótimo touro, com uma opção de linhagem muito interessante, sendo aberto para as filhas do Radar, Vale Ouro, Bemfeitor, Everest, Jaguar, entre outras, só não esquecer que a Jaca, mãe da Nata é filha do Cadarso e que ele também vai a Hidostan Imp, pai do Rajastan. Vejo o FB Acrílico como um touro que ficará na parte intermediária da bateria, por volta dos 200 de PTA, isto porque tem pouca ajuda da família, e numa disputa acirrada como esta, isto pode contar contra ele, é um touro que gostaria bastante de ver muito bem classificado ara ser mais uma boa opção para a linhagem Cadarso. Boa sorte ao Zé de Castro.

Foto: Zzn Peres

FB Cadarso - pai do FB Acrílico


segunda-feira, 19 de março de 2012

Bonzo de Brasília - Novas Fotos

O proprietário do Bonzo de Brasília, sr. César Gaspar, disponibilizou novas fotos do touro que terá seu resultado no teste de progênie divulgado durante a Expozebú deste ano. Bonzo de Brasília juntamente com Calibre TE de Brasília são dois representantes da linhagem do grande Fantoche de Brasília, touro que me agrada muito pelo porte, profundidade e produção de leite, não é a toa que se colocou em 36o com PTA de quase 300 no resultado do ano passado. É uma genética que temos pouco aqui no Brasil, mas para mim é um dos grandes, se não o melhor, filho do Udo, pena ter sido vendido para a Colômbia onde fez grande sucesso.

Nas fotos é possível perceber a profundidade do Bonzo de Brasília, o ótimo porte e o temperamento, filhos do Udo normalmente são mais ariscos, mas o Bonzo prova o contrário e ao que parece, também foi relatado pelo próprio criador, é de que trata-se de um animal extremamente manso. Boa sorte ao sr. César Gaspar, torço para ele e/ou o Calibre TE de Brasília se sairem muito bem para colocarem o nome do Fantoche em evidência e permitir ao criador acasalar com uma linhagem que escape das famílias do Bemfeitor (Umidade) e do Everest e que seja bem provada.



Postagem anterior com avaliação do touro

domingo, 18 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Calibre TE de Brasília e Jhony TE da Palma


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Calibre TE de Brasília, de propriedade do sr. João Cruz Reis Filho, da fazenda Sumaúma. Calibre TE de Brasília é um animal fechado na seleção dos senhores Rubens e Flávio Perez da fazenda Brasília já que é filho do Fantoche de Brasília, portanto vai a Udo, e na linha baixa é filho da grande Prosa de Brasília, uma das grandes filhas do Modelo (Vale Ouro de Brasília) com Liteira, res que vai a Rajastan, pai do Meteoro de Brasília, portanto é leite com ótimo sistema mamário para todo lado.

Sobre o touro e analisando uma foto e vídeo de Internet, acho o Calibre TE de Brasília um touro de bom comprimento, ótima profundidade, garupa correta, bons aprumos, umbigo de tamanho normal, cupim de bom tamanho e bem inserido, saída de chifres alta, tomaria cuidado para acasalar com matrizes com esta característica e com marafa alta, chifres redondos, porém finos, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça com leve goteira, porém leve e masculina, não conheço o touro ao vivo, mas o Fantoche, assim como toda família do Udo, produz animais mais ariscos, tomaria cuidado para acasalar ele com linhagens como a do CA Paladino, por exemplo. Infelizmente o Calibre TE de Brasília já faleceu e o vejo como uma boa opção para a linhagem do Fantoche, touro que tem poucos filhos em teste, mas que fez bons filhos na Colômbia e deixou alguns animais interessantes por aqui, destaque para o Cowboy, Assírio e Bonzo de Brasília (também terá resultado divulgado nesta bateria) e o Devon Kubera, touro bem classificado no sumário da ABCZ, é um touro que requer alguns cuidados para acasalar principalmente na questão racial, mas certamente é um reprodutor que colocará muito leite e ótimo sistema mamário em suas filhas; pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor, Everest, Jaguar, Radar e Espantoso (estes últimos interessantes pelo caráter racial e de temperamento), sêmen disponível na Alta Genetics. Acho que o Calibre TE de Brasília será provado e bem, pelo pedigree que tem pode pensar em se classificar entre os primeiros desta bateria, pode ser que falte ajuda por parte da família de seu pai, Fantoche, que não tem nenhum touro com resultado divulgado, mas acho que deverá se colocar entre os 50 primeiros do resultado geral. Boa sorte ao João e a todos da Sumaúma.


Sumaúma Gaia - filha do Calibre TE de Brasília, linda res com destaque para o excepcional sistema mamário, marca da fazenda Brasília e da qualidade racial do animal, sendo extremamente equilibrada

Segundo touro desta postagem é o Jhony TE da Palma, de propriedade do sr. Joaquim Roriz, da Agropecuária Palma. Jhonty TE da Palma é filho do grande Bemfeitor Raposo da Cal em vaca FB Cadarso, unindo, portanto, duas importantes seleções, Calciolândia e FB, e dois dos mais famosos reprodutores da raça, Bemfeitor, pai de animais de destaque como Barbante e Vaidoso, e Cadarso, pai do FB Radiano e Lenda da Cal, isto tudo sob a tutela da fazenda Brasília, já que a mãe do Jhony TE da Palma, Oculta de Brasília, é cria da seleção do sr. Flavio Perez e é Cadarso em vaca Embaixador. Pedigree extremamente consistente e leiteiro.

Sobre o animal e analisando as fotos de Internet, acho o Jhony TE da Palma é um touro de bom comprimento, boa profundidade, escorre de garupa, cuidado com filhas do Paladino, pernas parecem ser retas, mas de boa ossatura, umbigo apesar de estar contraído parece ser corrigido, linha de dorso muito boa, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, saída de chifres bem posicionada, porém com chifres grossos e redondos, cuidado com fêmeas de cabeça mais pesada, orelhas de bom tamanho e bem gavionadas, cabeça leve e masculina. Vejo o Jhony TE da Palma como um touro que será provado, tem um ótimo pedigree que trás o sangue do FB Cadarso, porém não acho que irá brigar pela ponta da bateria, ao meu ver deve se colocar na parte central da bateria, mas como uma ótima opção de linhagem, já que pode ser acasalado com Radar, Everest, Espantoso, Vale Ouro, Rajastan, Impressor, entre outros. Boa sorte ao sr. Joaquim Roriz e a todos da fazenda Palma.


FB Cadarso - Avô materno do Jhony TE da Palma

segunda-feira, 12 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Diamante BJS e Segredo Cal


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Diamante BJS, de propriedade da fazenda Bom Jardim da Serra, do criador Guto Quintela. Diamente BJS é filho do Impressor de Brasília na CA Siberinha, uma das principais doadoras da Bom Jardim e filha do grande CA Everest em vaca CA Ceilão, mostrando uma genealogia extremamente leiteira, unindo Udo de Brasília com CA Everest, isto sob a chancela de CA Siberinha, mãe de touros como CA Átlia, que por sua vez é pai do touro participante do teste, CA Gladiador, família de muita tradição e força leiteira.

Sobre o touro e analisando uma foto onde o animal ainda é jovem (se alguém tiver uma melhor é muito bem vinda), acho o Diamante BJS um animal de ótima profundidade, bom comprimento, garupa levemente escorrida, aprumos parecem um pouco retos (foto não ajuda), linha de dorso muito boa, cupim é difícil avaliar, mas parece de bom tamanho e um pouco adiantado, umbigo bem corrigido, pescoço parece um pouco curto, mas pela foto é difícil de avaliar mesmo porque o cupim parece adiantar, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas, gostaria de ver elas mais caídas, saída de chifres um pouco alta com chifres redondos, porém não tão grossos, cabeça leve e masculina, pelagem chitada com vermelho bem escuro, pode ser que requeira algum cuidado para acasalar, principalmente com a linhagem da Umidade. Diamante BJS pode ser acasalado com as linhagens Radar, Bemfeitor, Rajastan, Jaguar, Vale Ouro, entre outras. Tem sêmen comercializado pela Alta Genetics, saiu do catálogo, mas deve ter alguma coisa em estoque. Acho que o Diamante BJS tem pedigree para brigar por um bom lugar no teste, acredito que será provado, mas deve ficar atrás do Delegado BJS também da Bom Jardim da Serra, sendo uma ótima opção para o sangue da CA Siberinha. Boa sorte a todos da Bom Jardim da Serra e em especial ao sr. Guto Quintela.



CA Átila - irmão materno do Diamante BJS

Segundo touro desta postagem é o Segredo Cal, de propriedade do sr. Gabriel Donato de Andrade, da fazenda Calciolândia. Segredo Cal é filho da grande Nagy TE da Cal, portanto filha do CA Everest na Senxém Raposo da Cal, sendo assim irmã completa dos provados Nobre e Napolitano da Cal, além de materna do também provado Neon Pati da Cal, seu pai é nada menos que Caju de Brasília, pai do Modelo e da Profana, Segredo TE da Cal tem um pedigree extremamente leiteiro com animais bons no racial e úberes muito bons através de seu pai Caju, Segredo Cal une importantes famílias consagradas de duas das fazendas mais importantes da raça, Calciolândia e Brasília, com uma pitada de Campo Alegre, Vale Ouro, Raposo e Everest numa única genealogia.

Sobre o animal e analisando as fotos de Internet, acho o Segredo Cal um touro muito profundo, de ótimo comprimento, escorre um pouco de garupa, mas nada demais, posterior volumoso, alguns gostam de posterior com musculatura mais reta, eu prefiro um pouco mais musculosa para produzir fêmeas leiteiras e machos com boa carcaça, aprumos corretos e fortes, linha de dorso levemente selada, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, umbigo um pouco pesado, tomaria cuidado com a linhagem Radar e algumas filhas do Sansão, saída de chifres corretas, com chifres redondos, porém não grossos, orelha poderia ser um pouco maior, mas é gavionada, cabeça masculina e leve, perfil levemente côncavo, pelagem com chitada de vermelho com tons diferentes, tomaria cuidado para acasalar com a linhagem da Umidade, neste caso com o Jaguar TE do Gavião. Pode ser acasalado com linhagens Radar, Rajastan, Jaguar 3R, Impressor, entre outras. Sêmen disponível na Lagoa da Serra. Acho que o Segredo Cal é um touro que deve figurar na parte de cima da bateria, não acho que será líder, mas certamente será provado e muito possivelmente bem, é o primeiro filho da Nagy TE da Cal a ter seu resultado divulgado, o outro é o Único da Cal (Nagy x Modelo de Brasília – acasalamento quase igual ao do Segredo, já que o Modelo é filho do Caju) e a expectativa é grande, pois sua mãe é uma das grandes matrizes da raça. Boa sorte ao sr. Gabriel, ao Jordane e a todos da Calciolândia.


Nagy TE da Cal - mãe do Segredo Cal
 

segunda-feira, 5 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Cálculo da Epamig e Bagdá TE de Brasília


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Cálculo da Epamig, é mais um animal da renomada seleção da Epamig, da fazenda experimental Getúlio Vargas e que é muito voltada para a produção leiteira. Cálculo da Epamig é filho do Xecado da Epamig touro que por sua vez é filho Embrião da Epamig, touro importante desta seleção e provado pelo sumário da ABCZ com 120 de PTA, além de ser filho do grande raçador Jaguar 3R em vaca Udo de Brasília. Na linha baixa, Cálculo da Epamig conta através de sua mãe, Vanguarda da Epamig, com Caxangá, pai do Vale Ouro de Brasília, pedigree aberto e consistente no leite, tem diversos reprodutores importantes na raça como Udo, Jaguar e Caxangá.

Sobre o touro e analisando a foto da Internet, acho o Cálculo da Epamig um animal de boa pelagem, bom comprimento, profundidade normal, melhorou bem com a idade neste quesito quando analisada as fotos, garupa levemente escorrida, ótimo umbigo, aprumos corretos, dorso levemente selado, cupim poderia ser um pouco maior, mas é bem inserido, pescoço de tamanho normal, chanfro comprido, cuidado com cabeças pesadas, saída de chifres alta e com chifres redondos, orelha de tamanho normal e levemente gavionadas, cabeça leve, porém com chanfro grande, atentaria para acasalar com fêmeas ruins de cabeça. Vejo o Cálculo da Epamig como um azarão, leva com ele anos de seleção no balde muito bem feita pelo pessoal da Epamig, um pedigree aberto e com importantes reprodutores antigos da raça, porém acho que não irá brigar pelo topo da bateria e deve se colocar do meio para o fim, já que este ano tem muito touro de ponta na briga. É um touro interessante para fazer Girolanda ou mesmo para usar no Gir para refrescar o sangue, desde que bem acasalado para acertar os defeitos de caracterização, vale lembrar a criteriosa seleção por produção que é realizada na fazenda experimental Getúlio Vargas, quem sabe o Cálculo da Epamig não pode aprontar. Pode ser acasalado com linhagem Everest, Bemfeitor, Espantoso, Radar, Rajastan, entre outras . Boa sorte a todos da Epamig e parabéns pelo animal.


Foto cedida pelo amigo Glayk Barbosa

Embrião da Epamig - Avô paterno do Cálculo da Epamig


Segundo touro desta postagem é o Bagdá TE de Brasília, de propriedade da fazenda Brasília, do grande selecionador e que a pouco deixou os currais de Gir, sr. Rubens Perez, e que hoje é capitaneada pelo seu filho sr. Flávio Perez. Bagdá TE de Brasília é irmão completo do também participante desta bateria Brasil TE de Brasília e do provado Boris TE de Brasília, portanto CA Everest na grande Oferenda de Brasília, res que dispensa comentários, já que produziu mais de 15.000 kg e é filha do Impressor na grande Ginger, sem dúvida um dos pilares da seleção Brasília. É leite para onde você olha com bons úberes e ótimo tipo leiteiro.

Sobre o animal e analisando as fotos de Internet, acho o Bagdá TE de Brasília um touro muito profundo, de ótimo comprimento, escorre um pouco de garupa, tomaria cuidado para usar com a família do CA Paladino, umbigo de bom tamanho, linha de dorso muito boa, cupim volumoso e bem inserido, pescoço de bom tamanho, saída de chifres corretas, com chifres finos e chatos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina, pelagem melhor chitada de vermelho, acho o Bagdá TE de Brasília mais interessante que os irmãos, Brasil e Boris, resta saber se irá se sair melhor também no resultado do teste. Esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Jaguar, Vale Ouro, Radar, entre outras. Sêmen disponível na Alta Genetics. Vejo o Bagdá TE de Brasília como um dos fortes candidatos a liderar esta bateria e com força para se colocar muito bem no quadro geral, tem pedigree extremamente leiteiro, na minha opinião é um dos melhores touros da seleção Brasília, alia muito leite, bons úberes e não perde no racial, é um touro que agrega muito à raça e acho que é um capaz de roubar a coroa do grande CA Sansão. Boa sorte a todos da Brasília em especial ao sr. Flávio Perez.

Tribunal da NE - filho do Bagdá TE de Brasília

quinta-feira, 1 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Coliseu TE da Silvânia e Eliel TE Kubera

Continuando com a avaliação dos touros do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro Coliseu TE da Silvânia, de propriedade do senhor Eduardo Falcão, da Estância Silvânia. Coliseu TE da Silvânia tem um pedigree extremamente interessante já que une o pilar CA Everest, portanto pai de inúmeros animais de sucesso dentro da raça, dentre eles o líder CA Sansão, com a extraordinária Garbha dos Poções, res mais premiada nas pistas do Brasil e que deixou filhos como o Dom TE da Silvânia, Dona TE da Silvânia e Enlevo TE da Silvânia, só por aí dá para ver a importância desta matriz para a raça. Garbha dos Poções vai a Dadanyio dos Poções, um dos grandes filhos do Radar, na Gurgi dos Poções, res que vai a Radar também, portanto temos no Coliseu TE da Silvânia a união do grande CA Everest com Garbha dos Poções que leva muito sangue do Radar em sua genealogia, estamos falando dos animais de maior destaque na raça nos últimos tempos e que agrega muito leite e caracterização, principalmente na linha baixa.

Sobre o touro e analisando a foto da Internet, acho o Coliseu TE da Silvânia um animal de extremamente profundo, poderia ser mais comprido, escorre um pouco de garupa, linha de dorso muito boa, aprumos pela foto me parecem um pouco curvas (é preciso analisar o animal ao vivo e em movimento para se ter uma melhor avaliação), umbigo pesado bem característico da linhagem Radar, cupim muito volumoso e muito bem inserido com uma base larga e forte, pescoço bom, saída de chifres levemente alta com chifres chatos e finos, orelhas de bom tamanho e levemente gavionadas, cabeça leve e masculina, enfim Coliseu TE da Silvânia é um ótimo touro que agrega muito leite sem deixar a caracterização de lado, um animal que deve colocar muita profundidade e tipo leiteiro nos animais e que esta aberto para as linhagens Vale Ouro, Bemfeitor, Rajastan, Impressor, entre outras. Vejo o Coliseu TE da Silvânia como um dos grandes candidatos a figurar na ponta desta bateria e com força para brigar pela liderança do quadro geral, estamos falando da união de grandes animais da raça, Everest e Garbha com a chancela do grande Radar, Coliseu é touro para ser provado e bem, a Estância Silvânia vem se mostrando um grande seleiro de bons touros para o mercado e este é mais uma ótima opção da seleção do Eduardo Falcão. Sêmen vendido na ABS Pecplan. Boa sorte ao Eduardo Falcão, à Camila e a todos da Estância Silvânia.


Sumauma Festa - filha do Coliseu TE da Silvânia, detalhe no belo sistema mamário com um úbere raso, tetos de boa espessura e ótimos ligamentos


Segundo touro desta postagem é o Eliel TE Kubera, de propriedade do senhor Dirceu Azevedo Borges. Eliel TE Kubera é um animal com genealogia muito interessante, já que é mais um bom filho do grande CA Everest, mas desta vez com a excepcional Efalc Pampa Lageado, para mim uma das mais belas matrizes da seleção do Eduardo Falcão, Pampa é filha do Rocar Lageado V. Ouro, portanto irmã paterna da grande Nata, vale lembrar também que o Rocar Lageado é filho do Vale Ouro de Brasília com a Zuzu, mãe da Rocar Induzia Omega que por sua vez é mãe do Vaidoso da Silvânia, só animais muito bem caracterizados e bons de leite no pedigree, isto sem contar com CA Everest na linha alta, genealogia que me agrada bastante principalmente por trazer o sangue da Pampa.

Sobre o touro e analisando as imagens disponíveis na Internet, achei o Eliel TE Kubera, um animal de ótima profundidade, comprimento muito bom, linha de dorso levemente selada, aprumos retos, por isso escorre de garupa, atentaria para acasalar com algumas linhagens, cupim muito volumoso e muito bem inserido, pescoço de bom tamanho, umbigo corrigido, saída de chifres muito boa, chifres redondos e de boa grossura, orelhas de bom tamanho e levemente gavionadas, cabeça leve e masculina, pelagem moura clara que merece cuidado para acasalar para evitar despigmentação principalmente com filhas do Urânio. Acho o Eliel TE Kubera um touro bem caracterizado e que pode surpreender, tem pai e mãe para pensar em algo grande, não acho que será o líder desta bateria, mas deve figurar no pelotão da frente e se classificar bem no quadro geral, é uma ótima opção trazendo a genética da Efalc Pampa Lageado, res que muito me agrada. Possui sêmen na Vital Genética e pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor, Radar, Impressor, Rajastan, Jaguar, entre outros. Boa sorte aos proprietários do touro na divulgação do teste.

Clique na imagem para ver vídeo

Efalc Pampa Lageado, linda res e mãe do Eliel TE Kubera