quarta-feira, 23 de maio de 2012

Teatro da Silvânia - Um dos Grandes da Raça


Vejo que depois da divulgação do resultado do teste de progênie da ABCGIL deste ano houve um burburinho sobre algumas surpresas divulgadas durante a Expozebú, podemos citar o “aparecimento” do Eliel TE de Kubera, a ótima colocação da linhagem Fantoche, venho alertando para os filhos deste grande touro, a decepção com reprodutores como o Segredo da Cal e Diáfano TE de Kubera, mas o que mais escuto é sobre o Teatro, ele ter saído negativo não chega a ser uma surpresa para mim como para muitos, a tempos venho dizendo que o Teatro é um dos grandes touros da raça, e será por muito tempo, porém as suas filhas são mais exigentes se comparada a de outros touros, como por exemplo a linhagem Everest. Como o teste da Embrapa/ABCGIL utiliza apenas primíparas, e é sabido por todos os criadores que se trata de uma categoria animal difícil de lidar, já que a res além de produzir (e bem) leite, tem que crescer, se formar como vaca e ciclar (dar cio) caso contrário pode ser descartada se não emprenhar, as filhas do Teatro sofrem mais e acabam produzindo menos leite do que as suas contemporâneas, mas seguramente já com idade adulta (na terceira cria) são matrizes que mostram o seu potencial leiteiro e genético, outro touro que acontece fenômeno semelhante é o Napolitano TE da Cal, touro que saiu negativo, ficou positivo (e bem) e agora saiu negativo, ambos são touros que produzem novilhas de pouco leite, mas vacas que enchem os baldes. Não acho que a metodologia da Embrapa/ABCGIL esteja errada em usar animais mestiços na obtenção dos dados, sem o uso deste artificio seria difícil conseguir um “n” (número de animais) aceitável no qual se torna seguro estatisticamente separa um reprodutor de outro. Penso que o importante é não endeusar os primeiros colocados como se não tivessem defeitos e não produzissem animais ruins, pois o teste avalia apenas a produção de leite, deixando outras variantes funcionais de extrema importância em segundo plano, por isso eu avalio não só a PTA, mas também os animais que são bons para ligamentos, comprimento de tetos, profundidade de úbere, aprumos, etc. E também não devemos condenar ao esquecimento touros que não estão bem colocados, como foi citado há touros que não respondem bem quando suas filhas são primíparas, mas que dão muito leite na vida adulta, e outros que colocam boas características, basta citar alguns animais que vem fazendo bonito nas pistas e nos torneios e que não estão bem classificados como Paraiso, Teatro, Napolitano, Nobre, Patrimonio, Rocar Orvalho, e por ai vai, a lista é longa. Teatro será Teatro sempre!! Não deixem de usar um dos maiores touros que a raça produziu apenas por ter saído baixo no teste, o ganho genético pelo lado racial, de temperamento, de úbere e leite na idade adulta que ele trás ao Gir é imenso, ninguém faz campeões se não for bom demais.

domingo, 6 de maio de 2012

Resultado do Teste - Comentários


Na sexta-feira passada a Gir teve dois acontecimentos de muita importância para a raça, a abertura da nova sede da ABCGIL dentro do parque Fernando da Costa em Uberaba localizada perto da pista de julgamento, é um marco para a Associação que conseguiu uma sala dentro da sede da ABCZ a pouco tempo, uma ótima conquista da administração do Silvio Queiróz Pinheiro. Outro acontecimento de grande importância foi a divulgação do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa, para mim um dos mais fortes dos últimos tempos, haja visto que quatro reprodutores se colocaram entre os 10 primeiros do ranking geral. CA Sansão continua cada vez mais líder, este ano atingiu a marca de 643,9 kg de PTA, apesar de ter caído cerca de 40 pontos a diferença para o segundo colocado, Urânio TE da Silvânia, subiu bastante chegando a mais de 115 pontos, provando mais uma vez ser o rei do leite, outro destaque deste ano foi a subida dos touros Jaguar TE do Gavião e Buzios TE Kubera, respectivamente 3º e 4º colocados, o Barbante caiu para a quinta posição, porém os três estão com PTAs muito próximas. Destaque negativo para a queda do Teatro da Silvânia, um dos touros mais usados e que produz uma progênie bem caracterizada, mansa e com ótimos sistemas mamários, porém a meu ver suas filhas são ótimas de leite, porém um pouco mais exigentes, o que pode ter pesado no teste, acho difícil que parem de usa-lo, principalmente por refrescar o sangue com animais de qualidade. Outro que caiu bastante foi o Napolitano TE da Cal, irmão completo do Nobre, mas sem o mesmo sucesso no balde, voltou a ser negativo. Major TE dos Poções continua forte e uma boa opção para abertura de sangue. Os touros que tiveram o resultado divulgado irei comentar abaixo com as respectivas PTAs.

Eliel TE de Kubera - líder do 20o Grupo do teste de progênie ABCGIL/Embrapa

Eliel TE de Kubera è a grande surpresa do teste, achei que fosse se colocar bem e que pudesse aprontar, mas não tanto, se tornou líder da bateria, se colocou muito bem no sumário e acho que irá contribuir demais com a raça, pois a meu ver é o mais raçudos dos 10 primeiros colocados, a união do leite do CA Everest com a beleza da Efalc Pampa Lageado. PTA 453,9. 6º colocado.

CA Coronel è filho do Sansão é sempre forte candidato, coloquei ele como um dos favoritos para esta bateria e isto se provou, apostar nos filhos do Sansão é tiro certo. PTA 441,1. 7º colocado.

Calibre TE de Brasília èótima surpresa, apostei que chegaria bem colocado e que iria figurar no pelotão da frente colocando a genética do Fantoche em evidencia, mas não achei que fosse se colocar tão bem, pena o animal ter desaparecido. PTA 439,2. 8º colocado.

Bagdá TE de Brasília è boa opção para o sangue da Oferenda, se colocou bem e chegou disputando bem no pelotão da frente como previsto, touro que vem fazendo bonito nas pistas e agora provando que no balde também. PTA 429,4. 10º colocado.

Coliseu TE da Silvânia è genética da Garbha, primeiro filho dela a ter o resultado divulgado e mostra a força leiteira desta matriarca, Coliseu como previsto chegou forte para brigar na parte de cima. PTA 377,6. 16º colocado.

Delegado è outro filho do Sansão a chegar bem no teste como previsto, desta vez com vaca Cajú, touro interessante com bons úberes e leite, teste provou isto. PTA 343,9. 20º colocado.

Dueto TE Kubera è muito bom touro, se tornou uma das melhores opções para a genética da CA Indaiatuba, se colocou na parte intermediária como previsto, touro para ser olhado com atenção sendo um dos bons filhos do Bemfeitor. PTA 201,1. 42º colocado.

Talento TE F. Mutum è evolução do gado da fazenda Mutum é mostrada neste animal, como previsto ficou na parte intermediária para cima da bateria, ótima opção sendo filho da grande Safira. PTA 187,6. 48º colocado.

Cenário TE da Silvânia è touro que remonta aos animais mais antigos, Dalton na Jaca, achei que ele chegaria mais a frente, longe de ser uma decepção, mas via nele mais força leiteira, ótima opção para linhagens mais antigas e muito provadas. PTA 180,0. 55º colocado.

Diamante è como previsto foi provado e faltou gás para brigar por algo maior, bom animal para ser usado na linhagem Impressor. PTA 161,9. 64º colocado.

Bonzo TE de Brasília è mais um filho do Fantoche provado, esperava ele um pouco mais a frente, mas nada que tire o brilho desta colocação, lembrando que na matriz de parentesco tanto ele quanto o Calibre recebem pouca ajuda, genética deste importante raçador sendo valorizada após muito tempo, olho no Cowboy ano que vem. PTA 158,8. 70º colocado.

Leite de Pedra FIV Badajós è se tornou um dos grandes trunfos para o refrescamento de sangue com ótima qualidade ao ser provado, certamente em breve será um dos animais mais utilizados da raça, e faz por onde conseguir este status. PTA 153,1. 73º colocado.

Cálculo da Epamig è um dos mais bem colocados touros da seleção Epamig, como previsto foi provado e até surpreendeu ficando com PTA próxima a 100 pontos, seleção muito voltada para leite, o que é importante à raça. PTA 94,2. 93º colocado.

Brasil TE de Brasília è provado, mas achei que fosse ter mais sucesso no teste por ser irmão completo do Bagdá, pode ser que tenha faltado maior uso do animal por problemas raciais, animal para ser usado para fazer F1. PTA 34,2. 116º colocado.

PH Toscano è como previsto provado e na parte de baixo da bateria, filho do Dalton, importante raçador, opção para esta linhagem. PTA 13,2. 125º colocado,

Cifrão Ribeiro Grande è primeiro filho do Nobre a ser testado, foi provado mas bateu na trave, pensei que ele fosse ficar um pouco mais acima, mas acho que faltou ajuda da família para buscar algo a mais, já que sua mãe tem sangue bem aberto, opção de abertura de sangue ao menos pela linha baixa. PTA 9,1. 131º colocado.

Segredo TE da Cal è uma das grandes surpresas negativas do teste, achei que fosse brigar pela ponta por ser filho da grande Nagy, mas sua PTA foi negativa, surpreendendo a todos por unir o pai da Profana com a irmã do Nobre, uma pena para a raça. PTA -19,7. 144º colocado.

Hakanaih da São José è não achei que brigaria no pelotão da frente, mas pensei que seria provado, uma pena para a raça, pois leva a genética Xantina. PTA -20,9. 147º colocado.

Losaiko TE da Palma è tava torcendo para ser provado por trazer o sangue Marduk, infelizmente não foi, ficou próximo, mas pode ser bem usado por ser mocho. PTA -27,0. 150º colocado.

Jhony TE da Palma è apostava nele mais a frente, Bemfeitor em vaca Cadarso, tinha pedigree para buscar algo a mais, me decepcionei com o resultado dele, achei que fosse ser o mais bem colocado da Palma. PTA -78,5. 174º colocado.

FB Acrilico è uma pena este bom animal da marca FB não ter sido provado, achei que seria o mais bem colocado desta importante seleção, perde a raça. PTA -153,5. 207º colocado.

Diáfano TE Kubera è a grande decepção desta bateria, não achei que fosse brigar pela ponta, assim como seu irmão completo, CA Guri, via ele na parte intermediária para cima no quadro geral, mas sair negativo e com esta PTA realmente foi uma surpresa, por sorte seu irmão materno, Dueto de Kubera, se saiu bem para levar o sangue da CA Indaiatuba. PTA -302,5. 230º colocado.

Quatar do Fundão è sabia que seria difícil ser provado pela genética diferenciada, uma pena ter dado tão negativo, uma pena para a raça que não utilizará tanto este animal extremamente bem caracterizado. PTA -384,6. 238º colocado.

Ano que vem o 21º Grupo promete boas disputas e alguns candidatos a ameaçar o reinado do grande CA Sansão é fazer as apostas para ver quem toma a coroa deste mito. Semana que vem quero comentar o resultado do sumário da ABCZ.

Abraços a todos.

Zé Eduardo Mello
Gir das Paineiras