segunda-feira, 29 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Porche do Gavião e Salu JMMA




Abrindo este último post com a última dupla de touros da 21ª bateria do Teste de Porgênie da ABCGIL temos o Porche do Gavião, touro da competente seleção do Gavião do Sr. Carlos Caldeira Brant que já provou que pode aprontar no teste com a ótima colocação do Jaguar TE do Gavião, sendo mais um filho do Meteoro de Brasília a ter o seu resultado divulgado nesta pesada bateria. Na linha baixa, Porche do Gavião vai a ótima Fiara TE do Gavião, uma das melhores matrizes desta seleção e uma belíssima filha do CA Everest coma Boemia Talão Cal, que nada mais é do que uma filha da Sara da Cal com touro linhagem Faizão, portanto é a união de três competentíssimas seleções com uma pitada de Gavião. Porche do Gavião é irmão  completo da Tona TE da Cal, res que bateu o recorde em torneio leiteiro na exposição de Passos, mas perdeu o posto poucos dias depois para a Quimbanda, por aí dá para ver que o Porche do Gavião vem com tudo nesta bateria.

Porche do Gavião (Foto: Site Faz. EGB)


Sobre o animal, em minha opinião, o Porche do Gavião é um animal de muito boa profundidade, bom comprimento, escorre um pouco de garupa, aprumos fortes e corretos, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e poderia ser um pouco mais comprido, saída de chifres levemente alta com chifres ovalados e um pouco grossos, orelhas de bom tamanho, mas pouco gavionadas, marrafa correta, cabeça leve e masculina, enfim um touro com pedigree extremamente leiteiro e com um racial que pede alguns pequenos cuidados, mas nada que um bom acasalamento não dê jeito. Acho que o Porche do Gavião tem poder de fogo para se colocar muito bem nesta bateria, pode ser que falte alguma ajuda na matriz de parentesco na disputa com alguns outros animais, mas acredito nele entre os 7-8 primeiros desta bateria e se bobear à frente do Jaguar. Pode ser acasalado com linhagem Bemfeitor (cuidado na pelagem, ambos tem animais em seus pedigrees que as vezes dão filhos de cores diferentes), Teatro (boa opção), Radar (boa opção, mas cuidado com umbigo), Vale Ouro (boa opção, mas cuidado no racial), etc. Sêmen disponível na Sembra. Boa sorte aos proprietários do animal.

Fiara TE do Gavião - Mãe


Salu JMMA (JMMA 365) – Prop: Erick Carbonari

Único touro mocho desta bateria, Salu JMMA leva o nome da competente e vitoriosa seleção do Sr. José Mario Miranda Abdo, caracterizada por ser uma marca que agrega muito leite através de animais mochos. Salu JMMA é filho do grande Impressor de Brasília, touro irmão paterno do Fantoche e Fabuloso, e pai de animais de destaque como CA Guri e Oferenda de Brasília, mãe do Bagdá TE de Brasília, portanto leite com sistema mamário perfeito através do selo Brasília. Na linha baixa, Salu JMMA conta com pedigree bem aberto em animais mochos, portanto é uma ótima opção para quem busca este tipo de animal, leiteiro e de linhagem mocha. 

Salu JMMA

Sobre o touro, em minha opinião, Salu JMMA é um animal de muito bom comprimento, profundidade também muito boa, linha de dorso parece levemente selada, escorre um pouco de garupa, aprumos corretos e fortes, umbigo pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, orelhas de bom tamanho, mas pouco gavionadas e uma cabeça leve e masculina, enfim um touro bastante interessante na linhagem mocha, com ótima estrutura e certamente bastante leite com úberes corretos, destaque também para a bela pelagem. Ao meu ver é um touro que será provado, mas deve figurar na parte de baixo da bateria devido ao peso deste grupo, acho que ficará com PTA próximo aos 150kg, sendo uma boa opção para a linhagem mocha. Pode ser acasalado com a linhagem Radar (cuidado no umbigo), Bemfeitor (cuidado na garuoa), Everest (boa opção se a garupa for boa), Vale Ouro (cuidado com tamanho), Rajastan (boa opção se o animal for mocho), etc. Sêmen disponível na ABS Pecplan. Boa sorte ao sr. Eric e ao Sr. José Mario.

Impressor de Brasília - Pai

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Mar. Namorado Relógio e Mar. Opala AZ

Mar. Namorado Relógio (MJJR 977) – Prop: Manoel e José João S. Reis (Faz. Derrubada)

Touro que traz a ótima genética da seleção dos irmãos Salgado dos Reis, este é o primeiro de dois touros nesta pesada bateria, Maravilha Namorado Relógio traz muito da genética antiga e muito provada para leite que sempre norteou esta competente seleção carioca, já que é filho do Mar. Relógio Baile, avô do provado AZ e apesar de antigo segue ainda muito bem colocado no sumário, mostrando todo o seu potencial leiteiro. Na linha baixa vai a SC Hortelã Faizão, res que resgata dois ótimo touro usados na seleção dos irmãos Salgado Reis, é filha do CA Faizão , pai do SC Impala Faizão, que “só” é pai da CA Heureca (res que provou todos os seus filhos inclusive o CA Sansão), com a SC Sedução Oásis, filha do grande SC Oásis Hábil com um dos pilares desta seleção a recordista SC Gabarra Cachimbo, portanto Sedução é irmã inteira do SC Omega Faizão, pai da Rocar Induzia Faizão (mãe do Vaidoso), pedigree testado, aprovado e muito consistente.
Clique na imagem para ver vídeo
 Sobre o animal, em minha opinião, o Mar. Namorado Relógio é um animal de muito boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, aprumos fortes porém levemente curvos, garupa correta, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída de chifres corretas com chifres grossos e redondos, orelhas de bom tamanho, mas poderia ser um pouco mais gavionadas, cabeça masculina e levemente pesada, nada em excesso, enfim um ótimo animal e que resgata muito do sangue das grandes seleções do Gir leiteiro, além de contar com Mar. Relógio Baile como pai, touro antigo, mas muito bem colocado no teste de progênie e também a genética da SC Gabarra, primeira res a ultrapassar os 7.000kg, outra grande vantagem deste reprodutor é estar aberto a diversas linhagens como Radar (cuidado no umbigo), Teatro (cuidado nos aprumos), Everest (cuidado com o racial), Bemfeitor (pode ser interessante se a res for boa de raça), Vale Ouro (união de força leiteira e úberes), 3R (deve produzir ótimos animais), etc. Acho que deve ser provado e bem, apostaria nele acima dos 250Kg de PTA, uma ótima posição para um animal de sangue tão aberto, o que deve causar um maior uso desta genética, pena o animal ter falecido a pouco tempo. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte aos irmãos Salgado Reis e parabéns ao ótimo animal.

Maravilha Relógio Baile - Pai

 
Mar. Opala AZ (MJJR 985) – Prop: Manoel e José João S. Reis (Faz. Derrubada)

Mais um touro da seleção dos irmãos Salgado Reis, desta vez é um filho do AZ, grande destaque da marca, primeiro filho deste importante touro a ser testado, AZ trás o sangue do Mar. Relógio Baile e também do SC Oásis Hábil, dois dos mais importantes touros desta competente e antiga seleção voltada muito para leite e rusticidade, tanto que deixaram de participar de exposições quando viram que muito da rusticidade havia ficado em segundo plano em prol da produtividade a todo custo. Na linha baixa, Maravilha Opala AZ vem com SC Oásis Hábil novamente, desta vez em uma res Naidu Imp (avô do Everest), portanto muita história de sucesso por trás deste ótimo animal, esperar que prove isto também no teste.



Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, Maravilha Opala AZ é um touro de muito bom comprimento, poderia ser um pouco mais profundo, garupa correta, aprumos corretos também, umbigo poderia ser um pouco mais corrigido, mas não chega a ser pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, saída de chifres muito boa com chifres ovalados e finos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina, poderia ter um pouco mais de chanfro e uma boca um pouco maior, mas nada que o atrapalhe, enfim muito bom touro, deve ser provado, mas creio que atrás do Maravilha Namorado Relógio, porém é uma boa opção para a genética do AZ, touro que colocar úberes com muito volume e tem bom racial. Pode ser acasalado com diversas linhagens, ponto muito positivo, como Radar (cuidado só no umbigo, mas bem interessante), Teatro (tomaria cuidado com pigmentação), Bemfeitor (cuidado com úberes, AZ coloca muito úbere e muitas matrizes do Bemfeitor tem ligamentos fracos), Everest (boa opção, mesmo tendo Naidu em ambos está lá atrás), Vale Ouro (boa opção, mas cuidado com tamanho, AZ e Vale Ouro são bem baixos), etc. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte aos irmãos Salgado Reis e parabéns ao ótimo animal.


Maravilha Recado Opala - filho (foto roubada do amigo SEJ)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - PH Uísque e Maestro TE F. Mutum

PH Uísque (PHPO 246) – Prop: Paulo Horta Barboza da Silva (Faz. Hermínia)

Touro fechado na competente seleção Brasília, PH Uísque é o primeiro filho do muito bem provado Supra Sumo TE de Brasília a ter o seu resultado divulgado, portanto é filho do grande Embaixador de Brasília, um dos melhores filhos do Onassis de Brasília (pai da Grinalda, Graduado e Garimpo), com a Índia de Brasília, res que vai ao pilar Rajastan (pai do Meteoro), isto tudo na linha alta, na baixa, vem com Atalaia, res que é filha do Gaulez (Rajastan de novo) em vaca Ébano. É muito leite e sistema mamário impecável, binômio forte da seleção Brasília.

PH Uisque
Sobre o animal, em minha opinião, o PH Uísque é um touro de muito bom comprimento, ótima profundidade, linha de dorso correta, garupa ta,bem muito boa, bons e fortes aprumos, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída chifres corretas com chifres achatados e médios, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça masculina e poderia ser um pouco mais leve, mas nada demais, apresenta goteira e ao que parece uma marrafa correta, enfim muito bom touro e que ao meu ver vai aprontar nesta bateria, tem um pedigree muito leiteiro e provado, seu pai é o 13º do ranking e creio que deve supera-lo, não sei se terá força para brigar forte pela ponta, pois a bateria é pesada demais, mas acredito nele com ótimo PTA , não me surpreenderia com ele muito bem colocado, o contrário sim. Pode ser acasalado com as linhagens Radar (cuidado com umbigo e cabeça pesada), CA Everest (racial), Teatro (muito boa opção), Vale Ouro (fecha na Brasília, sinal de úberes e leite), Bemfeitor (boa opção), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao Sr. Paulo Horta e parabéns pelo animal.

Supra Sumo TE de Brasília - Pai (foto: Faz. Brasília)


Maestro TE F. Mutum (MUT 214) – Prop: Léo Machado Ferreira (Faz. Mutum)

A grande Dengosa vai a prova através de seu primeiro filho a ter o resultado divulgado, o Maestro TE F. Mutum, sua mãe é uma das mais completas matrizes da raça e será testada pela primeira vez no TP, filha do grande Uaçaí Jaguar na Garça HP, reúne, portanto muito leite e ótimo racial. Na linha alta, Maestro TE F. Mutum segue a mesma linha, já que conta com o grande CA Paladino, touro que agrega muito porte e beleza sem deixar o leite de lado. Maestro TE F. Mutum é touro para fazer ótimos animais e mostra a evolução do gado da fazenda Mutum capitaneada pelo Léo Machado, cada ano é possível notar a evolução desta competente seleção.

Clique na imagem para ver vídeo
 Sobre o touro, em minha opinião, Maestro TE F. Mutum é um touro de ótimo comprimento, muito boa profundidade (no vídeo dá para ver melhor), linha de dorso correta, escorre um pouco de garupa típico da linhagem Paladino, aprumos um pouco retos, mas fortes, umbigo corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída de chifres corretas com chifres achatados e poderiam ser um pouco mais finos, orelhas de bom tamanho e bem gavionadas, marrafa correta em uma cabeça leve e masculina, enfim um ótimo touro para colocar bom racial e porte, sem deixar o racial de lado, um “senão” seria o temperamento, CA Paladino produz animais mais ariscos e alguns netos da Dengosa também o são, porém muito é consertado através de um bom manejo. Acredito no Maestro TE F. Mutum sendo provado, mas ficando na parte intermediária da bateria, algo em torno dos 200kg de PTA, acho que a maior virtude dele é em produzir animais de bom racial, boa produção leiteira e ótima conformação. Pode ser acasalado com as linhagens Radar (bom para temperamento, leite e corrige o umbigo do Radar), Bemfeitor (bom para leite, mas cuidado com a garupa), Teatro (boa opção, as pernas curvas do Teatro podem ser arrumadas), Rajastan (boa opção para úberes), etc. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte ao Léo Machado e todos da Mutum.

Dengosa TE F. Mutum - Mãe

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Galli Dab e Lancelot TE da Palma




Um dos poucos filhos do líder CA Sansão nesta bateria, Galli Dab traz, além do sangue do campeonissimo Sansão, a seleção de duas grandes marcas da raça na sua linha baixa, já que Galli Dab é filho da Holanda Griffe Cal que por sua vez é filha do Griffe 3R de Uberaba em uma res Paraíso da Cal, portanto uma res que resgata as bases sólidas de duas importantes seleções do Gir leiteiro, Calciôlandia e 3R, isto tudo aliado ao imenso potencial produtivo do Sansão, um pedigree extremamente interessante.


Clique na imagem para ver vídeo


Sobre o animal, em minha opinião, O Galli Dab de boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas é característico do CA Sansão animais mais curtos e costeludos, linha de dorso um pouco selada, garupa correta, bons aprumos, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, bom pescoço e de boa grossura, saída de chifres alta com chifres chatos e de grossura mediana, orelhas de bom tamanho, mas pouco gavionadas e uma cabeça masculina e leve, enfim um bom touro ao estilo CA Sansão, porém com a vantagem de contar com uma linha baixa com uma rica história dentro raça, resgata dois bons reprodutores tanto da Calciolândia quanto da 3R, acho que será um touro que irá ser provado e bem, acho difícil brigar pela ponta devido ao peso desta bateria, mas aposto nele com um PTA acima de 200kg. Pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor (bom para racial, mas cuidado com úberes), Radar (bom para racial, mas cuidado no umbigo), Teatro (opção interessante), Vale Ouro (boa opção se forem animais raçudos), etc. Tinha sêmen disponível na Nova Índia não sei se ainda possui. Boa sorte ao sr. Dirceu e parabéns pelo animal.

Griffe 3R de Uberaba - Avô materno


Lancelot TE da Palma (JDRB 801) – Prop: Joaquim Domingos Roriz (Faz. Palma)

Acasalamento clássico e interessante no pedigree do Lancelot TE da Palma, na linha alta conta com Dalton TE Pati Cal, um dos mais interessantes filhos do Pati da Cal, touro que foi pilar da seleção Calciolândia, para lembrar Dalton é pai da FB Nefrita e da Hidrólise, só aí já mostra o que pode produzir. Na linha baixa, Lancelot TE da Palma vem com Dinastia da Esteio, uma ótima filha do CA Everest com pesagem de mais de 10.000kg, mostrando assim todo o potencial leiteiro deste reprodutor, já que é irmão de campeãs por parte de pai e  uma mãe  com produção mais do que comprovada e filha do pilar CA Everest.

Lancelot TE da Palma

Sobre o touro, em minha opinião, Lancelot TE da Palma é um touro de boa profundiade, muito bom comprimento, linha de dorso um pouco selada, pode ser a foto, pois quando novo não apresentava esta característica, garupa muito boa, aprumos corretos, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, tombou com a idade, saída de chifres corretas apesar de abrirem, com chifres grossos e redondos, orelhas de um pouco grandes e bem gavionadas, cabeça um pouco pesada e masculina, enfim um touro interessante que se bem acasalado pode produzir bons animais. Acho que será provado, mas deve figurar na parte intermediária da bateria, alcançando um PTA próximo a 200kg. Pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor (cuidado com garupa e úberes), Radar (opção interessante), Teatro (opção interessante), Vale Ouro (bom para colocar porte por parte do Dalton e bons úberes), Rajastan (cuidado com o racial), etc. Sêmen disponível na CRI. Boa sorte a todos da Palma.

Dalton TE Pati Cal - Pai

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - FB Bosch e Fidalgo TE Kubera




A grande seleção FB manda a teste o touro FB Bosch, filho do Bemfeitor com uma de suas mais produtivas matrizes, a FB Galegada, res com mais de 7.200kg de leite e totalmente fechada na seleção FB, isto já demonstra uma das características mais importantes nos dias de hoje dentro da raça Gir, sangue aberto, ao menos na linha baixa. A seleção FB é um dos pilares do Gir leiteiro, antiga, competente e remonta ao inicio da raça, tempo onde O Gir era presente nos currais Brasil afora e que culminou com a fundação da ABCGIL, seleção que a cada ano contribui com um animal a cada teste, sempre com bons resultados.

 
FB Bosch

Sobre o animal, em minha opinião, o FB Bosch é um animal de bom comprimento, boa profundidade, aprumos corretos, boa garupa, umbigo de bom tamanho, linha de dorso correta, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e grossura, saída de chifres corretas com chifres redondos e um pouco grossos, orelhas de bom tamanho, mas poderiam ser mais gavionadas, cabeça leve e masculina, com leve goteira e uma pelagem que hoje não seria aceita pela ABCZ devido à mudança no regulamento, a linhagem da Umidade as vezes produz este tipo de pelagem, é preciso tomar cuidado na hora de acasalar, mas é difícil passar adiante na primeira geração. Acho que será um touro que será provado e bem, mas deve figurar na parte intermediária do sumário, ficar próximo aos 200Kg de PTA e do FB Visor, outro touro muito interessante desta seleção. Pode ser acasalado com as linhagens CA Everest (cuidado com o racial), Vale Ouro (bom para úberes), Radar (bom para pelagem e racial), Teatro (bom para úberes e racial), Rajastan (cuidado com o racial). Não o encontrei em nenhuma central, mas é possível conseguir alguma informação com o pessoal da FB. Boa sorte ao Zé de Castro e parabéns pelo animal.

FB Teliz - irmã materna (foto: site Faz. Betel)
 

Fidalgo TE Kubera (ACFG 912) – Prop: Leonardo Lima Borges (Faz. Badajós)

Mais um touro da seleção Kubera e que vem forte para a disputa, Fidalgo TE Kubera é sem dúvida nenhuma um dos favoritos a levar esta bateria e também a concorrer pela coroa do CA Sansão, seu pedigree o credencia a isto, já que é filho do Bastão TE Kubera, que é apenas Bemfeitor na Juju, portanto seu pai é irmão materno do 3º (Jaguar) e pai do 5º (Barbante) e sua mãe é mãe do 2º e 4º, só ai já dá para impor respeito, mas não é só isto, na linha baixa ele vem forte também já que é filho da Atraente TE Kubera, filha do líder CA Sansão com a grande FB Nefrita, uma das melhores e produtivas filhas do Dalton. É para chegar com tudo neste teste.

Clique na imagem para ver vídeo
 
Sobre o touro, em minha opinião, muito boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas nada demais e no vídeo dá para ver que é mais comprido que na foto, linha de dorso selada, garupa escorre um pouco típica da Umidade, aprumos fortes e corretos, cupim de muito bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e forte, umbigo um pouco pesado, saída de chifres correta com chifres meio grossos e redondos, orelhas gavionadas e de bom tamanho, cabeça leve e masculina, com uma leve goteira e marrafa correta, enfim um ótimo touro. Como disse acima é um dos touros que vem com tudo, tem pedigree para sonhar em assumir a ponta não só desta bateria, mas como do sumário geral, só tem animais consagrados e testados, o único “senão” fica pelo sangue fechado na maioria das linhagens, sendo assim pode ser acasalado com Radar (bom para racial, mas cuidado no umbigo), Teatro (bom para racial e úberes), Vale Ouro (bom para úberes), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao Leonardo e a todos da Badajós e parabéns pelo belo animal.

Bastão TE Kubera - Pai

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Fargo TE Kubera e Fator TE Kubera

Dois irmãos completos mais uma vez da Terras de Kubera, desta vez são filhos do Barbante na Ovação, mãe do já provado Casper TE Kubera, que é Jacaré de Brasília (irmão completo do Meteoro) com a clonada Luzíada (Fabuloso), só aí dá para ver que vem chumbo grosso por aí. Pedigree extremamente focado em leite e bons úberes, com Nata e Luzíada, dois símbolos de produtividade dentro do Gir Leiteiro. Linhagem para colocar leite com úberes muito bem formados.




Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o animal, em minha opinião, o Fargoo TE Kubera um animal de profundidade muito boa, poderia ser um pouco mais comprido, linha de dorso um pouco selada, garupa correta, bons e fortes aprumos, umbigo de bom tamanho, pela foto o testículo esquerdo parece de menor tamanho, mas como esta em uma central isto provavelmente é uma característica adquirida, cupim de base larga, bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom comprimento (no vídeo dá para ver melhor) e musculoso, saída de chifres corretas, com chifres redondos e de grossura mediana, orelhas de bom tamanho, mas poderia ser mais gavionadas, cabeça com leve goteira , um pequeno degrau na marrafa e um pouco pesada, pelagem típica da família do Rajastan e merece um cuidado para acasalar. Acho que o Fargo TE Kubera é um dos grandes candidatos a levar esta bateria, vem forte para a disputa, já saiu provado e bem no sumário da ABCZ, tem pedigree para pensar em PTA acima de 400kg e passar o seu pai e seu irmão materno, mais um filho do Barbante que vem com tudo nesta bateria. O Luiz Ronaldo dava assistência na Kubera, alías é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Gir naquela fazenda, se ele ficou com o Fargo é que sabia onde estava apostando. Pode ser acasalado com a linhagem do Radar (bom para colocar racial e boa pelagem), Teatro (racial e úberes), Vale Ouro (úberes), CA Everest (leite, mas cuidado com o racial), Bemfeitor (bom para úberes e ajuda um pouco no racial), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao Luiz Ronaldo.

Dara I FIV Rio Vale - filha




Fator TE Kubera (ACFG 836) – Prop: Angeluz Cruz Figueira (Faz. Terras de Kubera)

Irmão completo do Fargo TE Kubera, Fator TE Kubera também vem com tudo para brigar por esta bateria, Barbante na Ovação é pedigree para impor respeito, leite com bons úberes, Ovação é uma das boas filhas do Jacaré de Brasília, touro provado e que é irmão completo do Meteoro de Brasília, portanto filho do Rajastan na Grinalda. Na linha alta, assim como o Fargo, vem com Barbante, Bemfeitor na grande Nata. Só fera no pedigree.



Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, muito bom comprimento, muito boa profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes e corretos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e forte, umbigo um pouco pesado, saída de chifres alta com cifres meio grossos e redondos, orelhas pouco gavionadas e de bom tamanho, cabeça com marrafa com degrau, leve e masculina  e uma pelagem que requer alguns cuidados para não despigmentar, mas nada que um bom acasalamento não dê conta, enfim acho o Fator TE Kubera um touro com boa conformação, mas um racial que requer certo cuidado, vi ele uma vez na Terras de Kubera, achei um animal de muito boa conformação, mas um racial que deixa a desejar, porém é um animal que coloca muito leite e bons úberes, se for bem acasalado pode somar nestas duas características. Assim como o Fargo, o Fator TE Kubera tem todos os ingredientes para surpreender e brigar pela ponta, eu acho que o irmão foi mais usado e deve sair na frente, mas não me assustaria com ele bem colocado. Pode ser acasalado com a linhagem CA Everest (cuidado com o racial), Vale Ouro (bom para úberes e tamanho), Radar (boa opção para certar quase tudo, só cuidado com umbigo), Bemfeitor (boa opção), etc. Sêmen disponível ABS Pecplan. Boa sorte a todos da Terras de Kubera.


Ovação TE de Brasília - mãe

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Facho TE Kubera e Faraoh TE Kubera




Dois irmãos completos que vem com tudo neste grupo, primeiro deles é o Facho TE Kubera , mais um filho da grande FB Nefrita a ser provado, res de muito destaque nas pistas e torneios e que este ano coloca 3 filhos a prova, é a chance de fazer sucesso também no teste de progênie, portanto na linha baixa vem a FB Nefrita, uma das melhores e mais produtivas filhas do Dalton, grande filho do Pati, com FB Hidremia, res fechada na seleção mais do que competente da marca FB do Zé de Castro. Na linha alta, Facho TE Kubera vem com o 5º do ranking, Barbante TE Kubera, filho do Bemfeitor na Nata. Só fera no pedigree, de matrizes temos Nefrita, Umidade, Nata, Jaca e Hidremia, de touros, Barbante, Bemfeitor, Dalton, Pati, Cadarso e Zonado Maxixe, muito consistência no leite sem deixar a raça de lado. 

Facho TE Kubera
 
Sobre o animal, a foto é antiga, mas acho o Facho TE Kubera um animal de profundidade muito boa, poderia ser um pouco mais comprido, linha de dorso muito boa, escorre de garupa, tomaria cuidado com algumas matrizes, umbigo muito bom, aprumos parecem um pouco curvos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço parece ser de bom tamanho e forte, saída de chifres correta com chifres finos e redondos, orelha de bom tamanho e bem gavionadas, cabeça leve e masculina com uma pequena goteira e uma pelagem moura clara que requer alguns cuidados na hora de usar com animais mais claros para não despigmentar demais, enfim um animal bem interessante que eu gostaria de ver mais erado, acho que pode surpreender, tem um pedigree de muito respeito e pode beliscar uma posição muito boa, deve ser provado e bem e não me assustaria em ver ele entre os primeiros da bateria e fungando no cangote do Sansão, tem tudo para se dar muito bem no teste. Touro estava na Nova Índia capaz que tenham sêmen dele ainda por lá. Boa sorte a todos da Terras de Kubera.

Efalc Nata Lageado - Avó paterna



Faraoh TE Kubera (ACFG 834) – Prop: Nélia Maria Mendonça(Faz. Terras de Kubera)

Irmão completo do Facho TE Kubera, Faraoh TE Kubera também vem com tudo para brigar por esta bateria, Barbante na FB Nefrita é pedigree para impor respeito, ambos estão sendo testados pela primeira vez no teste de progênie, mas já mostraram que são campeões em currais e pistas Brasil afora e a Terras de Kubera mandou o que possuía de melhor destes dois pilares, como mencionado acima, ambos os animais contam em seus pedigrees com os pilares da raça, touros e matrizes que fazem do Gir leiteiro o sucesso que é, como Nata, Dalton, Pati, Jaca, e por aí vai, só animais de qualidade testada e comprovada.

Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, muito bom comprimento, muito boa profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes e corretos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e forte, umbigo correto, saída de chifres um pouco alta com cifres finos e redondos, orelhas gavionadas e de bom tamanho, cabeça leve e masculina e uma pelagem que requer alguns cuidados para não despigmentar, mas nada que um bom acasalamento não dê conta, enfim acho o Faraoh TE Kubera um touro com melhor conformação, mas um racial inferior ao irmão, vi ele tempos atrás na Terras de Kubera o chifre havia virado para cima e a cabeça ficou um pouco mais feia e pesada, porém uma estrutura corporal impecável, é um touro se bem acasalado dá ótimos animais, acho que assim como o Facho TE Kubera tem todos os ingredientes para surpreender e brigar pela ponta. Assim como o irmão, pode ser acasalado com a linhagem CA Everest (cuidado com o racial), Vale Ouro (bom para úberes e tamanho), Rajastan (bom para úberes, mas cuidado com o racial), Radar (boa opção), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte a todos da Terras de Kubera.

Barbante TE Kubera - pai