segunda-feira, 14 de abril de 2014

Teste de Progênie 22o Grupo - Feitiço, Folião, Gaiato e Irado

Abrindo o quarto post dos comentários sobre os touros do 22º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL temos o Feitiço TE, touro de propriedade da fazenda Bom Jardim da Serra, do Guto Quintela. Feitiço TE traz a união de duas das mais importantes seleções e com animais de peso destas duas marcas, Impressor de Brasília e Unção da Silvânia. Impressor dispensa comentários e é um touro que agrega muito tipo leiteiro à sua família, esta devendo melhores resultados no teste, mas é sempre um nome importante. Unção da Silvânia por sua vez resgata muito do sangue antigo da Estância Silvânia, a meu ver um gado para ser resgatado ao máximo, vale lembrar que os antigos animais da marca produziram Nata, Jaca, Induzia, Pampa, Juju, Jojoba e por aí vai. Unção é filha do Efalc Obelisco Grafite, animal bem raçudo e provado, na Efalc Pureza Lageado, filha do Rocar Lageado V. Ouro, portanto irmã paterna da Pampa (pai do provadissimo Eliel de Kubera) na Rocar Jaçanã Zonado, filha do Zonado Maxixe. Muita história e da boa neste animal.

Feitiço TE - bom trabalho da Bom Jardim em resgatar o sangue do Obelisco
Irei avaliar o touro em cima de uma foto antiga que consegui na Internet, não é a ideal, mas é a única disponível, em minha opinião, o Feitiço TE é um touro de boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, boa garupa, aprumos corretos (seria melhor vê-lo andando, pois na foto parece abrir o jarrete, mas também aparenta ser a forma que parou para a foto), umbigo poderia ser mais corrigido, linha de dorso correta, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço curto, chifres grossos e redondos com saída correta, tomaria cuidado em utilizar em algumas linhagens de chifres mais grossos (Gaiolão por exemplo), orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça um pouco pesada, pode ser a impressão por causa do chifre, por isso seria melhor ver o animal mais erado, enfim, bom touro que resgata o sangue antigo da Silvânia, touro para abrir sangue, pois só não pode ser usado na linhagem Impressor, Radar cairia bem (tomaria cuidado com o umbigo), Teatro (boa opção, mas seria preciso colocar em uma res boa de leite), Vale Ouro (vai lá atrás ´portanto não veria problema em usar, mas cuidado no porte), Rajastan (cuidado no racial, aí só o Dom entraria), Everest (boa opção se a res for raçuda), Bemfeitor (boa opção). Acho que o Feitiço TE não brigará pela ponta, vai ficar na parte intermediária para baixo da bateria, isto nem de longe desmerece este animal, acho que a função dele é mais de resgatar um sangue antigo e servir de opção para o sangue do Obelisco, neste quesito acho que o Feitiço TE cairá muito bem, espero ele provado com cerca de 100-150kg. Sêmen disponível com vendedores. Boa sorte e parabéns a todos da Bom Jardim da Serra.
Efalc Obelisco Grafite - Pai e ótimo touro
------------------------------------------------------

Segundo touro deste post é o Folião Kubera, pedigree muito semelhante ao do Feitiço TE, já que o Folião Kubera também é filho do Impressor de Brasília, porém desta vez com a Argila TE de Kubera que por sua vez é filha do CA Everest com a Efalc Pampa Lageado, portanto irmã completa do Eliel TE Kubera, Impressor vai a prova com tudo agora, é a chance de resgatar o seu nome abalado pelo mau resultado obtido pelo Diáfano e as constantes quedas do Guri.

Clique na imagem para ver vídeo
Sobre o touro em minha opinião, o Folião Kubera tem bom comprimento, ótima profundidade, garupa correta, bons aprumos, umbigo corrigido, ótima linha de dorso, cupim bem inserido e de bom tamanho, pescoço de bom, orelha de bom tamanho, mas poderia ser um pouco mais gavionada, chifres ovalados e finos com boa saída um pouco alta e uma cabeça leve e masculina, ótima opção para o sangue do Impressor em um de seus melhores filhos. Espero ele provado, mas não brigará pela ponta da bateria, deve figurar com PTA rondando os 250 kg. Pode ser acasalado com a linhagem Radar (boa opção para temperamento e pode cair bem com o Folião), Bemfeitor (leve cuidado apenas na garupa), Vale Ouro (bom para sistema mamário), Rajastan (pode ser interessante se o Folião segurar na raça). Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte a todos da Kubera (proprietária do animal) e parabéns pelo touro.

  Argila TE Kubera - Mãe, detalhe no sistema mamário muito bom.
------------------------------------------------------
Próximo touro a ser comentado é o Gaiato FIV, produto de um acasalamento clássico e de sucesso na raça. Bemfeitor e CA Everest, por isto já dá para esperar um bom resultado do Gaiato FIV, porém também vem um sangue mais fechado e portanto mais difícil de ser acasalado, mas é mais uma boa opção para estes dois raçadores que apresentam um animal muito bem estruturado. A sua mãe, CA Saúva, é LA2, sendo assim temos poucas informações, apenas que é filha do CA Everest, nas fotos dá para perceber que vem de uma família com caracterização interessante, animais mais profundos e cumpridos, um dos chifres apresenta desvio que pode ter sido causado por algum acidente em sua formação, o outro é fino e chato, saída um pouco alta, pode evidenciar animais mais raçudos na sua linhagem.
Sobre o animal, acho o Gaiato FIV um animal de ótima profundidade, bom comprimento, escorre um pouco de garupa (vem do Bemfeitor), aprumos parecem corretos e fortes, linha de dorso correta, umbigo um pouco pesado, cupim de muito bom e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas de bom tamanho gavionadas, chifres chatos e com  boa saída e cabeça leve e masculina, muito bom touro. Espero o Gaiato FIV provado por trazer o sangue dos dois pilares, Bemfeitor e Everest, mas é complicado opinar em cima de um animal filho de uma LA2, é um animal que merece ser olhado com outros olhos pela sua estrutura e raça, se se sair bem pode ser uma baita opção. Pode ser utilizada com as linhagens Rajastan (cuidado na pelagem), Radar (cuidado no umbigo), Vale Ouro (pode ser uma boa opção), Teatro (boa opção). Sêmen disponível na CRV Lagoa. Parabéns e boa sorte aos proprietários.

CA Saúva - Mãe, ótima estrutura.
------------------------------------------------------
Último touro deste post é o Irado TE Vila Rica, união dos touros mais leiteiros da raça, Meteoro e Sansão, com a grande vantagem de ser mocho, sendo assim, um dos grandes problemas destes dois pilares esta ausente neste animal, a saída de chifres. Irado TE Vila Rica é um dos grandes desta bateria, sua irmã completa, Iaia TE Vila Rica, é a recordista mundial em torneios leiteiros, sua progênie vem se destacando em exposições e torneios Brasil afora, seu avô materno é líder do sumário (CA Sansão) e seu pai, Meteoro, é também pai do terceiro (Dom TE da Silvânia). União de leite, com leite, mais leite e com sistema mamário corrigido do Meteoro.
Sobre o touro, acho o Irado TE Vila Rica um animal com bom comprimento, ótima profundidade, garupa levemente escorrida, bons aprumos, umbigo normal, linha de dorso muito boa, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas pequenas e pouco gavionadas e cabeça leve e masculina, enfim muito bom touro para quem busca um a linhagem mocha. Espero ele na parte de cima da bateria, touro para brigar forte pela ponta e se bobear incomodar o líder Sansão, tem tudo para encostar na parte de cima do sumário e incomodar muita gente ao ver um touro mocho bem colocado. Pode ser usado nas linhagens Teatro (boa opção), Radar (ótima opção, cuidado no umbigo), Bemfeitor (cuidado na garupa), Vale Ouro (interessante para ainda mais úbere). Sêmen disponível na Alta Genetics. Parabéns ao Dílson Cordeiro e boa sorte.

Fada TE Vila Rica - Mãe, detalhe no sistema mamário.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Teste de Progênie 22o Grupo - Espelho, Exclusivo, Fado e FB Dodge



Este terceiro post vem com dois filhos da Profana dos quatro que terão o resultado divulgado este ano, vale lembrar que o Cowboy (Profana com Fantoche) que seria divulgado ano passado foi passado para este ano e no post passado já comentamos o Eros, agora comentaremos o Espelho TE de Brasília, dos quatro o mais comentado por trazer o sangue do CA Everest, seu pai, portanto unem-se o pai do CA Sansão com uma das 5 vacas mais premiadas e completas da raça, Profana de Brasília, a expectativa em cima do Espelho é grande e saberemos em Maio se ela será confirmada ou não. Um fato curioso ocorreu com o Espelho tempos atrás quando o seu material genético era incompatível com o dos seus filhos, foi provado que ocorreu um caso raro de quimerismo (troca de material genético entre indivíduos) dentro do útero da receptora que o gerou, é possível ler mais na reportagem do Portal do Gir.

Clique na Imagem para ver vídeo
 
Sobre o touro, em minha opinião, Espelho TE de Brasília apresenta ótima profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, linha de dorso levemente selada, umbigo pesado, tomaria cuidado em usar ele em animais com sangue Radar, mas nada que um bom acasalamento dê jeito, aprumos corretos, boa garupa, cupim de bom tamanho e bem colocado, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, orelha poderia ser um pouco maior e mais gavionada, chifres finos e chatos e com saída alta e uma cabeça leve e masculina, enfim é um bom touro onde se busca um animal com sangue da Profana e que traga o pilar CA Everest, acho que será um touro que brigará pela ponta, se fosse para cravar um filho da Profana na ponta eu apostaria no Cowboy com o Espelho e Eros colados nele, é um touro que deve se colocar entre os 20-30 do quadro geral. Pode ser usado na linhagem Rajastan (cuidado com o racial), Impressor (cuidado com o Racial), Teatro (boa opção para colocar leite e o Teatro segura no racial), Radar (cuidado no umbigo), Bemfeitor (pode ser uma boa opção). Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte a todos da Brasília e parabéns pelo animal.

FIGO Balandih FIV - Excelente filha do Espelho da fazenda Figueira, detalhe para o úbere equilibrado e raso.
  ------------------------------------------------------

Segundo touro deste post é o Exclusivo de Brasília, também é filho da Profana, porém desta vez com o Impressor de Brasília é o dos quatro filhos deste pilar da raça que terá seu resultado divulgado o que eu acho que corre mais por fora, Impressor não tem colocado muito bem os seus filhos no teste, mas é sempre uma família para ficar de olho, normalmente são animais maiores, mais exigentes, pode ser esta uma das causas de sua família não se sair muito bem no teste, já que são utilizadas apenas primíparas, vamos ver se a junção com a Profana produz animais de altíssima qualidade, com úberes fantásticos e muito produtivos, Impressor vai a prova com uma das melhores matrizes da raça, dos filhos do Udo ele é o mais famoso, porém acredito mais no leite do Fantoche, é a hora de mostrar realmente a que veio.

Clique na imagem para ver vídeo
 
Sobre o touro em minha opinião é um provavelmente o melhor filho da Profana em questão de conformação, pois tem muito bom comprimento, ótima profundidade, garupa correta (no vídeo dá para ver melhor), aprumos um pouco curvos e ao que parecem fecham um pouco no jarrete, tomaria cuidado com a linhagem Teatro, umbigo corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço cumprido, orelha de bom tamanho, mas poderia ser um pouco mais gavionada, chifres ovalados e finos com saída um pouco alta e uma cabeça leve e masculina, ótimo touro com pouco defeitos fáceis de serem acertados em um bom acasalamento, temperamento da família do Udo me preocupa um pouco, mas um bom manejo resolve. Acredito que será provado e bem, PTA por volta dos 300kg, mas deve ficar atrás de seus irmãos maternos, apesar de ser o mais fácil de se acasalar (juntamente com o Cowboy), é um touro que necessita correção nos aprumos e saída de chifres, neste quesito creio que as famílias do Radar e Dalton podem contribuir bastante, além destas pode ser acasalado com a linhagem Everest (cuidado no racial), Rocar Orvalho (boa opção), Teatro (cuidado nos aprumos), Bemfeitor (pode ser interessante se a res for boa de raça). Sêmen disponível na CRI. Boa sorte a todos da Palma (proprietária do animal) e parabéns pelo touro.

Rotulada JDRB - ótima filha da Fazenda Palma, destaque para o comprimento da res.
   ------------------------------------------------------

Próximo touro a ser comentado é o Fado da Epamig, touro da fazenda competente seleção Epamig que a cada ano vem colocando bem os seus touros no teste de progênie através de um trabalho extremamente criterioso e visando a criação de animais sem super-lactações. Fado da Epamig é filho do Modelo de Brasília, portanto sinal de muito leite com úberes impecáceis. Na linha baixa conta sua mãe Beleza da Epamig apresenta uma lactação acima de 4.700 kg em um sistema extremamente simples, mostrando todo seu potencial leiteiro, além disto é Xiato da Epamig, touro símbolo da seleção e muito bem colocado no sumário geral, e filho do Vale Ouro de Brasília em vaca Virbay Paraíso, portanto une os pilares de duas das mais competentes fazendas da raça, Calciolândia e Brasília. Touro com muita história, leite e ótimo sistema mamário em seu pedigree.

Fado da Epamig - foto Gir do Futuro do amigo Sej

Sobre o animal, acho o Fado da Epamig um animal de ótima profundidade, poderia ser mais comprido, escorre um pouco de garupa, aprumos parecem corretos e fortes, linha de dorso correta, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas pequenas e pouco gavionadas, típicas do Modelo, chifres chatos e com saída alta, também típicas do seu pai e cabeça leve e masculina, um detalhe importante é o tamanho do animal, a linhagem Vale Ouro prima pelo leite, mas também por produzir animais de baixo porte, pode ser interessante acasalar com animais um pouco maiores, é um animal que precisa ser acasalado com animais mais raçudos para melhorar principalmente a saída de chifres e orelhas. Espero o Fado da Epamig provado e figurando na parte intermediaria da bateria, sendo uma ótima opção para esta muito interessante seleção que é realizada pela Epamig, já que reflete a realidade da maioria dos criadores do país. Pode ser utilizada com as linhagens Everest (cuidado com o racial), Radar (cuidado no umbigo), Bemfeitor (cuidado na garupa, mas é uma boa opção para úberes), Rajastan (cuidado com o racial). Sêmen creio que possa ser encontrado na Epamig e nos revendedores de sêmen. Parabéns e boa sorte a todos da Epamig.

Xiato da Epamig - Avô materno e touro destaque da seleção, animal característico da linhagem Vale Ouro
  ------------------------------------------------------

Último touro deste post é o FB Dodge, touro fechado na grande seleção FB, uma das principais da raça e que traz na linha alta um dos touros de maior destaque da raça, FB Radiano, filho do grande FB Cadarço, e mais bem colocado touro da marca. Na linha baixa FB Dodge traz a FB Vulgar filha do FB Impacto em vaca Impressor de Brasília, portanto seleção FB com um toque de Brasília, é de se apostar em um touro com sangue aberto e com bons úberes e boa produção leiteira, gosto bastante da seleção do Zé de Castro, mantém o gado aberto e com ótimos números, torcer para o FB Dodge manter esta linha.

FB Dodge - Animal muito interessante que gostaria de ver mais erado.

Sobre o touro e baseado na foto antiga e ruim que tive acesso, acho o FB Dodge um animal bem interessante, com muito bom comprimento, ótima profundidade, garupa correta, bons aprumos, umbigo retraído, porém parece corrigido, linha de dorso muito boa, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço comprido, orelhas de bom tamanho gavionadas, chifres parecem redondos e um pouco grossos (vem do FB Radiano) com boa saída, cabeça leve e masculina, enfim muito bom touro para quem busca um racial interessante com a marca da seleção extremamente competente e correta do Zé de Castro. Acho que o FB Dodge será provado e bem, deve figurar na parte intermediária da bateria, não vejo ele brigando pela parte de cima do sumário, mas acho que mesmo assim é um touro que deveria ser utilizado com mais freqüência, creio que provado terá mais a somar do que muitos a sua frente, tem pedigree aberto e é uma ótima opção para a seleção FB. Pode ser usado nas linhagens Everest (boa opção para incluir leite e o FB Dodge segura na raça), Teatro (boa opção), Radar (ótima opção, corrigisse o umbigo do Radar e este afina o chifre do Radiano), Bemfeitor (cuidado apenas nos ligamentos de ubere), Rajastan (cuidado com o racial), Vale Ouro (interessante para dar porte e pegar os úberes e leite desta linhagem). Infelizmente não sei aonde vendem sêmen do FB Dodge, será preciso entrar em contato com a seleção FB, mas é um touro que entra bem em qualquer plantel, pois vem mostrando o competente trabalho desta marca e que a cada ano coloca bem os seus animais. Parabéns ao Zé de Castro e boa sorte.

FB Radiano - Pai e destaque da competente seleção FB.
  ------------------------------------------------------