quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Quanto Tempo Dura Um Recorde?

O surgimento de uma nova modalidade de torneio leiteiro e com as novas ações da ABCGIL para controlar o que é administrado aos animais que irão participar dos torneios leiteiros mais importantes da raça no país fica algumas perguntas ficam no ar.

Novos recordes serão quebrados através da seleção continua de animais? Ou muito do que se produzia nos torneios era com base em coquetéis de drogas capaz de aumentar a produção de uma res? Até quando vai durar o recorde de 186,10 kg com a incrível média de 62,03 kg/dia alcançado pela matriz da raça Gir variedade mocha Shera JMMA, de propriedade do sr. José Mario Miranda Abdo? São questões que só serão respondidas nas próximas exposições e com o passar do tempo através do surgimento de novos e produtivos animais.

 A comparação com a natação quando foi proibido o uso do traje especial é inevitável, as Olímpiadas de Londres mostram que sem a “ajuda” da tecnologia o homem terá que se esforçar muito, poucos recordes masculinos (onde o traje é mais efetivo) caíram, principalmente os de prova curta, é o mesmo que acontece com os torneios leiteiros, são animais preparados para alcançar o seu máximo em 3 dias de lactação, mas não são animais que produzem uma grande quantidade de leite em lactações sucessivas, provavelmente pelo desgaste causado pela “prova de tiro curto” ao qual são submetidas, por isso apoio muito esta nova modalidade de torneio leiteiro, acho que nela os grandes e os pequenos criadores podem competir em pé de igualdade, onde sobressai o melhor animal e não aquele melhor preparado, não condeno em hipótese nenhuma os torneios “livres” que o que conta é o leite no balde, não em que condições este leite foi produzido, acho que muito do destaque que a raça alcançou hoje se deve ao marketing e trabalho destes produtores, mas vejo que a humanidade toda busca produtos mais saudáveis e respeitando os animais e nada mais justo do que transferir isto também para os torneios leiteiros, acho que a chance do Gir mostrar que é produtivo mesmo sem “coquetéis” e que é a raça certa para se produzir bem, a baixo custo e com qualidade. Uma coisa é certa, a recordista que deverá se manter por muito tempo, até as perguntas feitas no início do texto ter resposta, será uma res mocha e vermelha que atende pelo nome de Shera.


Shera JMMA - Recordista ra raça Gir em torneios leiteiros, se os torneios evoluiram, até a genética superar os fármacos