Vejo que depois da divulgação do resultado do teste de
progênie da ABCGIL deste ano houve um burburinho sobre algumas surpresas divulgadas
durante a Expozebú, podemos citar o “aparecimento” do Eliel TE de Kubera, a
ótima colocação da linhagem Fantoche, venho alertando para os filhos deste
grande touro, a decepção com reprodutores como o Segredo da Cal e Diáfano TE de
Kubera, mas o que mais escuto é sobre o Teatro, ele ter saído negativo não
chega a ser uma surpresa para mim como para muitos, a tempos venho dizendo que
o Teatro é um dos grandes touros da raça, e será por muito tempo, porém as suas
filhas são mais exigentes se comparada a de outros touros, como por exemplo a
linhagem Everest. Como o teste da Embrapa/ABCGIL utiliza apenas primíparas, e é
sabido por todos os criadores que se trata de uma categoria animal difícil de
lidar, já que a res além de produzir (e bem) leite, tem que crescer, se formar
como vaca e ciclar (dar cio) caso contrário pode ser descartada se não
emprenhar, as filhas do Teatro sofrem mais e acabam produzindo menos leite do
que as suas contemporâneas, mas seguramente já com idade adulta (na terceira
cria) são matrizes que mostram o seu potencial leiteiro e genético, outro touro
que acontece fenômeno semelhante é o Napolitano TE da Cal, touro que saiu
negativo, ficou positivo (e bem) e agora saiu negativo, ambos são touros que
produzem novilhas de pouco leite, mas vacas que enchem os baldes. Não acho que
a metodologia da Embrapa/ABCGIL esteja errada em usar animais mestiços na
obtenção dos dados, sem o uso deste artificio seria difícil conseguir um “n”
(número de animais) aceitável no qual se torna seguro estatisticamente separa
um reprodutor de outro. Penso que o importante é não endeusar os primeiros
colocados como se não tivessem defeitos e não produzissem animais ruins, pois o
teste avalia apenas a produção de leite, deixando outras variantes funcionais
de extrema importância em segundo plano, por isso eu avalio não só a PTA, mas
também os animais que são bons para ligamentos, comprimento de tetos,
profundidade de úbere, aprumos, etc. E também não devemos condenar ao
esquecimento touros que não estão bem colocados, como foi citado há touros que
não respondem bem quando suas filhas são primíparas, mas que dão muito leite na
vida adulta, e outros que colocam boas características, basta citar alguns
animais que vem fazendo bonito nas pistas e nos torneios e que não estão bem
classificados como Paraiso, Teatro, Napolitano, Nobre, Patrimonio, Rocar
Orvalho, e por ai vai, a lista é longa. Teatro será Teatro sempre!! Não deixem
de usar um dos maiores touros que a raça produziu apenas por ter saído baixo no
teste, o ganho genético pelo lado racial, de temperamento, de úbere e leite na
idade adulta que ele trás ao Gir é imenso, ninguém faz campeões se não for bom
demais.
Um comentário:
Sou um jovem de 16 anos, um verdadeiro apaixonado pelo girolando e gir leiteiro.
No meu aniversário de 15 anos ganhei 195 reais de presente e, adivinha oque eu fiz com o dinheiro?
Disse ao meu pai que queria comprar o sêmen do Teatro,ele ficou feliz e eu pedi que encomendasse 3 doses convencionais ( na época valia $65) e papai resolveu comprar mais 8 doses convencionais.Temos no Botijão 11 doses prontinhas pra usar.
Dica : Usem bastante o Teatro pois definitivamente esse touro construiu seu império,contribuindo imensamente para o Girolando!
Abraços.
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