quarta-feira, 19 de março de 2014

Teste de Progênie 22o Grupo - Astro, CA Embu, Chumbo e Congo



Seguindo a tradição de dar os pitacos nos touros que terão os seus resultados divulgados este ano durante a Expozebú darei a minha opinião sobre cada um dos animais, conto com a ajuda de todos e em Maio veremos se o Sansão se mantém firme e forte no topo por mais um ano, importante lembrar que a bateria deste ano ganhou reforço dos touros que tiveram os resultados atrasados dentre eles o Cetro da Silvânia, Fidalgo TE de Kubera e Cowboy TE de Brasília, vem chumbo grosso aí.

Comentem a vontade.

Abraços.

  ------------------------------------------------------

Abrindo a avaliação deste ano temos o touro Astro da Morada dos Ventos, único filho do líder CA Sansão nesta bateria, Astro conta na linha baixa com dois pilares da raça já que sua mãe, Exilada, é filha do Impressor em vaca Cadarso, pedigree interessante aliando muito leite e porte, a junção do Sansão em vaca Brasília também acho interessante para dar equilíbrio ao úbere e alta produção, Impressor entra bem neste quesito e também aumentando o porte dos animais, o que poderia ser um problema quanto ao temperamento dos filhos do Impressor é bem resolvido com a índole do Sansão e Cardarso, muito bom acasalamento.

Clique na imagem para ver vídeo
 
Sobre o touro, em minha opinião, Astro da Morada dos Ventos é um dos filhos que mais lembram o seu pai, CA Sansão, além disto apresenta ótima profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, boa linha de dorso, umbigo um pouco pesado, tomaria cuidado em usar ele em animais com sangue Radar, mas nada que um bom acasalamento dê jeito, pernas um pouco curvas, porém não me preocuparia com isto, na foto a garupa parece escorrida, mas no vídeo é possível ver que é pequeno o declive, cupim de bom tamanho e bem colocado, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, orelha levemente gavionada, chifres finos e chatos e com saída correta apesar de virarem para cima, apresenta goteira em uma cabeça leve e masculina, enfim é um bom touro onde se busca um animal que trás consigo as grandes qualidades do Sansão (a ser provada no teste) com bons úberes e um porte mais elevado. Acredito que o Astro da Morada dos Ventos pode surpreender, o colocaria no pelotão da frente desta bateria, não acredito nele liderando, mas muito bem colocado, entre os 8 primeiros da bateria, marcando pontos como uma boa opção para o sangue do CA Sansão. Pode ser acasalado com a linhagem Teatro (cuidado nos aprumos), Bemfeitor (cuidado na garupa), Vale Ouro (porte mais baixo), Radar (cuidado no umbigo) e Rajastan (só nas matrizes mais raçudas). Sêmen disponível na Alta Genetics. Parabéns pelo animal e boa sorte ao proprietário do Astro.

Filha do Astro da Morada dos Ventos (foto: site da Alta Genetics)
  ------------------------------------------------------

Segundo touro da bateria a ser comentado é o CA Embu, touro da marca CA, mas não da fazenda Terra Vermelha, do Kinkão, e sim do Sr. Antonio José Costa. CA Embu é filho do Meteoro com a CA Londrina, res que traz muito sangue antigo no pedigree, pois é filha do SC Titã Naidu (touro do 4º grupo), portanto filho do Naidú importado em vaca fechada no Caxanga, sua mãe é fechada na seleção Campo Alegre antiga, portanto é Meteoro com sangue que remonta o inicio da seleção da raça no país, o que acaba abrindo um pouco o sangue ao menos na linha baixa, mesmo com animais que geraram a seleção de hoje, estes aparecem muito atrás e pode ser usado sem tanta preocupação.

Sobre o touro, em minha opinião, é um touro de poderia ser um pouco mais comprido, ótima profundidade, garupa levemente escorrida, aprumos fortes e um pouco retos (tomaria cuidado apenas com animais da linhagem do Bemfeitor e Paladino), a linha de dorso apresenta-se um pouco selada, é preciso ver se ao vivo ela melhora, mas tomaria cuidado neste quesito, umbigo um pouco pesado (possivelmente vem do Naidu), mas nada que um bom acasalamento não dê jeito, cupim de bom tamanho de bem inserido, pescoço de tamanho normal, orelhas pouco gavionadas típicas do Meteoro, chifres finos e ovalados com saída correta, cabeça leve e masculina e tomaria cuidado quanto a pelagem, linhagem Meteoro gosta de aprontar neste quesito produzindo animais de cores exóticas (cinza, etc), enfim é um touro onde se busca resgatar o sangue dos velhos pilares da raça, certamente produz animais com bons úberes, porém deve ser utilizados em animais de boa caracterização racial, onde se visa colocar tipo leiteiro. Acredito que deve ser um animal que figurará na parte de baixo desta bateria por ter um sangue mais antigo e faltara ajuda, se provado será uma boa opção para resgatar o sangue dos pilares da raça, Naidu, Caxanga e SC Titã, mesmo o Meteoro já é um touro que poder ser considerado da velha guarda, temos filhos dele brigando pela ponta do sumário, o que pode dar uma ajuda ao CA Embu. Por ter sangue antigo pode ser usado em quase todas as linhagens com exceção da Rajastan, para ele acho Teatro e Radar (cuidado no umbigo e linha de dorso) as melhores opções, são touros mais raçudos e que podem corrigir os defeitos do CA Embu e aproveitar o leite e o sistema mamário imprimido pelo Meteoro. Sêmen disponível na Semex. Parabéns e boa sorte ao proprietário do touro.

Meteoro de Brasília - pai e garantia de bons úberes

  ------------------------------------------------------

Próximo touro a ser comentado é o Chumbo TE DP, touro da fazenda Apazivel do João Machado Prata Júnior, une dois dos mais consagrados animais da raça, Bemfeitor e Nefrita, a junção destes dois pilares já mostrou do que é capaz, provou bem o irmão completo do Chumbo, Estanho TE Kubera, e também acasalamento semelhantes colocou o Faraoh e o Facho TE Kubera entre os 10 primeiros do quadro geral no ano passado, ambos são filhos do Barbante (Bemfeitor na Nata) com a Nefrita, portanto é de se esperar que o Chumbo TE DP siga os passos touros acima e se coloque muito bem no quadro geral,. Nefrita foi provada ano passado quando seus primeiros filhos tiveram os seus resultados divulgados e mostrou ser ainda melhor no balde do que o grande sucesso que conquistou nas pistas, além disto traz o sangue do grande Dalton Pati Cal. Na linha alta vem de Bemfeitor, touro que vem se recuperando dos anos passados quando chegou a ter poucos descendentes entre os primeiros, com a ajuda de seu filho mais pródigo, Barbante, vem subindo e pode surpreender novamente com o Chumbo TE DP.





Sobre o animal, acho o Chumbo TE DP um animal de muito bom comprimento, profundidade boa, escorre um pouco de garupa, normal por ser filho do Bemfeitor, aprumos um pouco retos, tomaria cuidado com linhagem do CA Paladino, linha de dorso correta, umbigo corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, apesar de parecer querer tombar com a idade, pescoço de bom tamanho, orelhas corretas e bem gavionadas, chifres redondos e um pouco grossos e cabeça leve e masculina. Espero o Chumbo TE DP provado e bem, não acho que vá brigar pela ponta da bateria, mas entre os 30 primeiros do geral e próximo ao Estanho, com a vantagem de ter uma pelagem que mais me agrade e dê mais segurança ao acasalar. Esta aberto para as linhagens Everest, Teatro (cuidado nos aprumos), Radar (ótima opção para afinar os chifres), Vale Ouro (bom para ligamentos, ponto fraco do Bemfeitor) e Rajastan (cuidado no racial). Tinha sêmen na Nova Índia, não deve ser difícil encontrar no mercado. Parabéns pelo animal e boa sorte ao João Machado e todos da faz. Aprazível.

Estanho TE de Kubera - irmão completo, provado ano passado.

   ------------------------------------------------------

Último touro desta primeira postagem é o Congo do Suspiro, touro com pedigree extremamente leiteiro, na linha alta vem com Modelo TE de Brasília, garantia de boa produção é ótimos úberes, e na linha baixa traz a Balalaika TE de Brasília, res filha do Fantoche de Brasília, olho nos filhos dele, pouco comentados, mas muito leiteiro, Calibre não me desmente nesta, na Proteína de Brasília, uma das melhores filhas do Rajastan, é leite e bons úberes para todo lado.

Clique na imagem para ver vídeo da mãe
 
Sobre o touro e baseado na foto antiga que tive acesso, acho o Congo do Suspiro um animal de bom comprimento, boa profundidade, garupa correta, bons aprumos (pela foto parecem arqueados, mas acho que é a forma como parou o pé), umbigo corrigido, linha de dorso selada, mas precisaria ver no plano para ter certeza, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser mais comprido, orelhas curtas e pouco gavionadas, chifres ao que parecem são finos e redondos com saída muito alta, cabeça leve e masculina com uma goteira, enfim bom touro para quem busca um sistema mamário impecável e uma boa produção de leite onde a caracterização racial fica um pouco em segundo plano em prol da alta produtividade. Acho que o Congo será provado e bem, deve figurar na parte intermediária da bateria, se tornando uma ótima opção para o Modelo e colocando mais uma vez o Fantoche em evidência, touro pouco usado por aqui, mas que tem se mostrado um grande produtor. Vi um irmão materno do Congo na fazenda Clarão da Serra, porém com o Sansão ao invés do Modelo, muito bom touro e com ótimas filhas. Pode ser usado nas linhagens Everest (cuidado em alguns filhos deste patriarca quanto a temperamento e garupa), Teatro (boa opção no quesito racial), Radar (ótima opção, junta a raça do Radar com o úbere e produção do Modelo e Fantoche) e Bemfeitor (outra boa opção para corrigir úberes profundos e ligamentos fracos do Bemfeitor). Tinha sêmen na CRV Lagoa, não deve ser difícil encontrar no mercado. Parabéns ao Luiz Fernando Taranto Neves e boa sorte.
Fantoche de Brasília - Avô materno


Um comentário:

Anônimo disse...

Destes o Astro da Morada dos Ventos é o melhor disparado...