segunda-feira, 21 de junho de 2010

Artigo: Brucelose

Neste pequeno artigo irei escrever sobre a brucelose, doença presente em todo o território nacional causada pela Brucella abortus, é também uma importante zoonose mundial, principalmente entre os países em desenvolvimento onde a sua incidência é muito maior. Nos bovinos a brucelose é uma das principais causas de aborto tardio, sendo assim o impacto econômico é muito grande e causas muitas perdas aos países.

- A brucelose é causada pela bactéria gram negativa Brucella abortus e a transmissão se dá através da ingestão, penetração pela pele e conjuntivas intactas e através do equipamento de ordenha, sendo que o animal infectado libera a bactéria ao meio ambiente principalmente na hora do parto, onde grande quantidade de microorganismos são eliminados junto com a placenta e o feto, podem também ser liberados através da urina e fezes, porém em menor quantidade. Após estar no solo, a bactéria pode sobreviver até 100 dias, porém são sensíveis ao uso de desinfetantes comuns. O bezerro que nasce de uma vaca contaminada na sua maioria são sorologicamente positivos até quatro a seis meses de vida devido aos anticorpos presentes no colostro, e mais tarde se tornam sorologicamente negativos, porém uma pequena parte pode permanecer com uma infecção latente e podem vir a eliminar a bactéria no futuro, sendo assim animais nascidos de vacas infectadas também devem ser retirados do rebanho. Touros a campo normalmente não são transmissores da doença, mas ela se torna possível e em maior grau caso seja utilizado um sêmen de um animal infectado. As vacas adultas e prenhes são mais suscetíveis do que animais sexualmente imaturos.

- Alguns fatores de risco são importantes para evitar a disseminação da brucelose em um rebanho, dentre eles estão:

* tamanho das instalações: o que evita contado muito próximo de animais sadios com os infectados

* número de vacas que abortaram: brucelose é sempre uma das principais causas de aborto e não se deve excluir a doença de um possível aborto;avaliar se o número de casos de abortos for acima do normal

* investimento no rebanho: brucelose esta disseminada em todo território nacional, mas afeta mais os rebanhos onde o investimento é mais baixo, já que muitas vezes as fêmeas jovens não são vacinadas

* eliminação do animal positivo: quanto mais tempo a fonte de infecção permanecer no rebanho, maiores serão as chances da doença disseminar em um maior número de animais

* vacinação de fêmeas jovens: a partir de 2002 a vacinação é obrigatória em fêmeas entre 3 e 8 meses de idade e deve ser feita por um veterinário cadastrado. A vacina usada é com a cepa B 19.

- Importante salientar que a Brucella abortus é um parasita intracelular facultativo, isso é, a bactéria parasita o interior das celulas, no caso da B. abortus ela tem predileção pelos fagócitos, sendo assim não existe cura, já que o microorganismo quando atacado se “esconde” no interior de células do animal infectado.

- Existe a vacina com a cepa RB 51 da Intervet Schering-Plough® e pode ser aplicada em fêmeas adultas, porém não substitui a vacina em fêmeas jovens e deve ser usado como preventivo em fazendas onde a incidência da doença é alta.

- O exame para determinar que um animal a presença da doença em um animal é realizada como triagem através do teste do Rosa Bengala, que testa a presença de resposta imune no soro do animal e a confirmação pode ser feita através do teste de Elisa.

Brucelose é uma doença que causa diversos prejuízos ao país devido a sua disseminação e aos danos ao rebanho, outro aspecto importante é a possibilidade de infectar outros animais e os seres humanos, sendo assim é uma zoonose que merece toda a atenção e cuidado com o rebanho.

Nenhum comentário: