quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Polemica Sobre Radar dos Poções

Nesta semana o Gir levou mais um duro golpe esta semana, através de uma carta muito bem escrita do criador José Patricio Silveira Melo de Pirapora/MG destinada ao presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz Pinheiro, e que esta publicada no Portal do Gir (www.portaldogir.com) e Rosimar Silva, foi levantada a dúvida e mais tarde a confirmação de que o grande raçador Radar dos Poções teve o controle de todos os seus filhos suspenso pela ABCZ para investigação, isto porque consta no mercado mais de um tipo de sêmen. Radar tem hoje em dia a genética mais valorizada no mundo do Gir, suas doses de sêmen chegam a alcançar a marca de R$ 16 mil, fato que atrai não só criadores, mas também pessoas desonestas e oportunistas com a finalidade de lucrar às custas da pecuária nacional. Segundo Rosimar Silva, outros touros de destaque também possuem sêmen falso no mercado, é o caso do CA Everest, Dalton da Cal e Uaçai Jaguar, é um caso de policia já que muitos criadores espalhados por todo Brasil podem ter sido lesados.

Radar dos Poções é hoje em dia a coqueluche do mercado por ser um touro que imprime caracterização racial e muito leite aos seus filhos, por este motivo seus descendentes têm alcançado cifras altíssimas em leilões e seus filhos são destaque na venda de sêmen em todas as centrais; oriundo da fazenda Poções do Sr. Arthur Souto Filizzola, Radar foi líder do ranking da ABCZ/Unesp por diversos anos e prima por ser um reprodutor que imprime pelagem vermelha, boa caracterização e ótima produção, além de possuir pedigree aberto para diversas famílias dentro da raça.

O que precisa ser feito é uma investigação profunda com a finalidade de punir os culpados e identificar quais outros animais possuem genética falsa sendo comercializada no país, hoje convivemos com lactações falsas, pedigrees adulterados e desconfiança generalizada, a moralidade precisa voltar ao curral dos criadores e selecionadores, o Gir e a pecuária nacional merecem esta resposta.

Nenhum comentário: