segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Teste de Progênie 2010

No início do mês de Outubro a ABCGIL divulgou os nomes e dados dos touros do 25o Grupo do Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa (Clique para ver os animais e pedigrees) , são 32 animais de grandes criadores da raça espalhados por todo país. Algumas coisas interessantes podemos ser observadas neste grupo, uma delas é a participação de duas dos maiores selecionadores de Gir tido como Dupla Aptidão ou Padrão (como muitos preferem nomear), as fazendas Café Velho do Bi Junqueira, com o touro Gaiato Bi (lindo animal) e a Fazenda Lapa Vermelha de Eduardo e Rodrigo Simões com o animal Rajni Lapa VM (filho da Clemente da L.VM. – principal res desta seleção e uma res lindíssima), achei esta atitude de ambos selecionadores muito benéfica para a raça e vejo com muito bons olhos, pode significar o início da união da raça como um todo e a abertura para novas genéticas para fazer o refrescamento do sangue que todos buscam, principalmente dentro do Gir Leiteiro moderno.

Outro aspecto que me chamou a atenção neste grupo de animais do Teste de Progênie é a qualidade dos touros que vem melhorando, vejo animais mais bem caracterizados, mostrando que é uma tendência do mercado e uma busca de todas as fazendas, animais produtivos, com ótimos pedigrees e boa caracterização, claro que em um grupo grande de animais têm aqueles que se sobressaem positiva e negativamente. Um dos animais que vejo como destaque deste grupo é o Hábil Fiv F. Mutum (CA Sansão na Dengosa TE F. Mutum), irmão completo da grande campeã do torneio leiteiro da última Megaleite, a vaca Fita Fiv F. Mutum, é um touro bem caracterizado, de ótima pelagem, pedigree muito consistente em leite e uma boa opção de mercado; outro animal interessante é o Caleb TE do EGB, filho do Vale Ouro de Brasília em uma vaca CA Paladino com a Ministra TE JFR (res premiada nas pistas de Uberaba), touro bem caracterizado e um dos poucos filhos diretos do Vale Ouro no teste; Figo Poema Fiv também é um animal que me chama a atenção por ser o primeiro filho da Rara do Alto das Estiva, para mim uma das grandes matrizes do Gir, no teste de progênie. Enfim, a meu ver temos um grupo do Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa muito bom, com, na sua maioria, animais caracterizados e consistentes quanto ao pedigree e duas novas opções de linhagem, gostaria de parabenizar e desejar uma boa sorte, a pecuária nacional e o Gir agradecem a todos os criadores participantes do Teste.


Hábil Fiv F. Mutum (CA Sansão x Dengosa TE F. Mutum)

Um comentário:

Rodrigo Simões disse...

Zé Eduardo,

Parabéns pelo novo formato do blog, ficou muito bom. Aproveito e agradeço pelas referencias ao nosso touro do teste de progênie.

Um abraço,

Rodrigo Simões