terça-feira, 24 de maio de 2011

Hora de Vermifugar o Rebanho

Nesta época na grande parte do país se inicia a seca, ótima hora para vermifugar o rebanho principalmente os animais mais jovens que são os mais susceptíveis, vale lembrar que o desafio para os animais durante a seca é maior que nas águas, neste período as larvas dos principais vermes gastrointestinais vão para a ponta do capim para aumentarem as chances de serem ingeridos pelos animais, isto ocorre, pois no pasto as agressões do meio são mais severas devido a pouca umidade relativa do ar e temperaturas mais baixas. Verminoses causam perda de desempenho dos bovinos, emagrecimento e algumas vezes até morte, porém o tratamento deve ser focado na prevenção, sendo um método fácil e barato diante dos ganhos apresentados, neste sentido o mais adequado é a realização de um controle estratégico nestes meses críticos, uma das boas maneiras de controlar as verminoses é vermifugar os animais no inicio, meio e fim da seca, portanto nos meses de Maio (em alguns estados junto com a vacina de aftosa dos animais com menos de 2 anos), em Julho e em Setembro, alguns criadores optam por jogar a última dose em Novembro juntamente com a vacina de aftosa de todos os animais, pode facilitar o manejo, mas precisa ver se a carga parasitária não será excessiva para animais já debilitados pela perda nutricional das pastagens e pela baixa proteção dos vermífugos.

Um aspecto importante na utilização de anti-helmínticos é o uso racional das drogas para evitar desperdício, perda de dinheiro e resistência por parte dos parasitas, uma boa estratégia é usar uma lactona macrociclica (abamectina, ivermectina, doramectina ou monexidina) em Maio, um benzimidazol (albendazole ou levamisol) em Julho e outra lactona macrociclica em Setembro, de preferencia não usar o mesmo principio ativo em Maio e em Setembro para ter uma maior eficácia do vermífugo e diminuir a chance de resistência. Estas drogas apresentam características distintas e merecem alguns cuidados no uso das mesmas. A Abamectina não pode ser aplicada em animais com menos de 6 meses, pois ela atravessa a barreira hemato-encefálica e aumenta a chance de intoxicação dos animais jovens. O Levamisol causa uma excitação nos animais logo após a sua aplicação, sendo comum animais saírem pulando do brete, necessita um cuidado maior para não machucar nenhuma cabeça. A Moxidectina tem baixa eficácia contra ectoparasitas, mesmo sendo um excelente endoparasitário, portanto não espere eliminar carrapatos ou bernes com este excelente fármaco. Atenção para descarte do leite e período de carência para o consumo da carne, assim evita prejuízos na hora de vender os produtos animais, por exemplo, o leite recusado pelo laticínio.

Nestas épocas de frio, seca na grande parte do Brasil, todos os animais devem ser vermifugados, estejam eles sadios e em bom estado, ou magros e com pelos arrepiados, pois mesmo os de aparência saudável podem estar infectados com endoparasitas e serem uma fonte de infecção para os pastos e o rebanho, já que muitos ovos são liberados juntamente com as fezes, portanto de nada adianta aplicar vermífugos em animais doentes se outros animais contribuem para a alta infestação das pastagens. Enfim, é hora de vermifugar o gado, escolham laboratórios idôneos, produtos de boa qualidade e façam um bom manejo sanitário para atravessar este período critico da pecuária com animais sadios e sem gastar em excesso. A prevenção é o método mais barato e eficiente neste caso.



Foto: Milkpoint www.milkpoint.com.br

2 comentários:

Mineirinho Artes disse...

Olá Zé, boa tarde.
Os nomes q vc disse dos medicamentos são os nomes dos princípios ativos dos mesmos. Vc pode me enviar por e-mail os nomes comerciais deles pra eu poder adquirí-los? Se for possível também indicar qual deles é para ser usado no mês de maio, no mês de julho e o último no mês de setembro.
Aqui em casa agente costuma usar o Ivomec, tem um resultado satisfatório para endo, mas para ectoparasitas faz muito pouco efeito.
Meu e-mail é luscachave2000@yahoo.com.br
Forte abraço e +

Gir das Paineiras disse...

Lucas, bom dia

Obrigado pelos comentários. Enviei por e-mail para vc com os nomes comerciais, qualquer dúvida me avise.

Grande abraço