terça-feira, 17 de maio de 2011

Torneio Leiteiro a Pasto - Um Grande Idéia

O criador mineiro Mateus Giannini sugeriu esta semana no facebook na comunidade “Turma do Gir”, onde por sinal convido a todos os amantes da raça a comparecer já que muita coisa boa tem sido publicada com discussões de altíssimo nível sobre Gir, a ideia da realização de um torneio leiteiro a pasto, quase que por unanimidade a idéia foi aceita, o único problema é achar uma fazenda capaz de abrigar os animais e estrutura para os tratadores, como também vender esta proposta aos “cardeais” da pecuária nacional. Em minha opinião se este torneio vier a ser realizado dará uma grande contribuição para a raça, pois se aproxima ao máximo do manejo aplicado na quase totalidade das fazendas leiteiras do país, não acho que os torneios leiteiros tradicionais devam acabar, pois neles vemos o potencial máximo de matrizes como a Quimbanda Cal, res que bateu o recorde de produção diária com incríveis 56,170 kg de leite e média de 49,676 kg em 3 dias de Expozebú, marcas assim são um orgulho da raça e mostram a evolução do Gir Leiteiro, desde que alcançadas sem causar danos aos animais, Calciolândia, Mutum, Brasília e outras estão mostrando que isto é possível, permitindo que suas matrizes batam recordes atrás de recordes, e quem viu a Quimbanda Cal durante o torneio pode ver que a res não estava acima do seu potencial, mas um torneio leiteiro a pasto permitirá que pequenos criadores sem muitos recursos porém com uma boa genética em mãos, possam “brigar” de igual para igual com as grandes fazendas da pecuária nacional. A idéia do Mateus Giannini tem o meu total apoio e garanto que de muitos outros criadores que sempre sonharam em testar as suas matrizes ao lado das grandes seleções da raça, porém são inibidos pelos altos custos para se preparar uma vaca de torneio leiteiro, podendo muitas vezes, se não bem executada, trazer danos à matriz.

Tres coisas a meu ver devem ser pensadas, a primeira é na localização da fazenda onde será realizado este torneio, vale lembrar que é importante que seja nas águas quando os pastos estão na sua melhor qualidade e permitem uma maior produção de leite, porém as maiores exposições da raça acontecem justamente fora desta estação, somente a Feileite que ocorre em Novembro, mas longe de qualquer fazenda. Segunda, os animais irão precisar de um período de adaptação, cerca de 15 dias antes do torneio para se ambientarem à nova fazenda e ao tipo de alimentação. Outro aspecto é trabalhar bem o marketing já que certamente iremos passar de uma campeã de torneio com médias próximas a 50kg por dia para uma beirando os 25kg por dia, este trabalho deve ser bem feito para agregar mais valor aos animais e a raça, não o contrário, por isto os torneios tradicionais serão ainda mais importante, para mostrar que a raça Gir produz bem tanto a pasto quanto no cocho, dando opção ao bolso do criador. O que acham desta boa proposta de torneio?? Comentem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho a ideia ótima, gostaria inclusive de participar. Mas tenho pé no chão de que é muito difícil ocorrer, por conta da logística.

José Luiz
sanad766@terra.com.br

Gir das Paineiras disse...

Boa tarde José Luiz, acho a idéia extremamante válida e ainda esta no processo embrionário, se for para frente muitos criadores pequenos irão participar, acho que o único problema é quanto a logistica que vc citou muito bem.

Abraços

Zé Eduardo
Gir das Paineiras

Mineirinho Artes disse...

Realmente é uma grande idéia esse tipo de torneio leiteiro, afinal de contas os brasileiros já criam o "boi verde", talvez seria interessante o slogan "leite verde".
Agora, acho que não vão ser tantas vacas que terão uma produção a pasto de 25 kg por dia, acredito ser uma produção alta, nessas condições, para uma vaca gir PURA.
Lucas - Sítio Palestina
Forte abraço e T+

Gir das Paineiras disse...

Bom dia Lucas, acho que a idéia deste concurso é fazer um torneio o mais semelhante possivel com as condições da maioria das fazendas do país, assim como vc, acredito que as médias devam ficar muito próximas de 20-25 kg, o que já é bom demais. Torcer para que saia do papel e se torne realidade.

Grande abraço

Zé Eduardo
Gir das Paineiras