segunda-feira, 27 de junho de 2011

Na Hora de Escolher os Touros

Nesta época de inverno é preciso preparar os animais para o inicio da estação de monta (EM) que se aproxima, agora é a hora de selecionar os reprodutores, descartar os que não serão usados e adquirir novos touros para que tenham tempo de adaptação adequado na nova propriedade. A escolha de um reprodutor é um ponto importante na pecuária, devemos lembrar que um touro deixa diversos filhos em uma propriedade durante o ano, sendo assim alguns pontos devem ser levados em conta na escolha do animal a ser usado.

1º - Genética Diferenciada: é importante que o reprodutor agregue ao rebanho, isto é, que ele traga benefícios à seleção, seja ela voltada para leite ou carne.

2º - Refrescamento de Sangue: usar um animal que tenha genealogia nova na propriedade, que cause um choque para buscar o máximo no refrescamento do sangue do rebanho.

3º - Escolher Animais Sadios: o animal deve acompanhar as matrizes e conseguir cobrir ao menos 25 matrizes em seu lote, para isto é importante que o animal esteja sempre sadio e saudável.

4º - Fazer Exame Andrológico Periodicamente: o touro precisa passar por um exame andrológico completo onde são avaliadas a qualidade e a quantidade de defeitos espermáticos antes da compra e de entrada do animal em estação de monta, o exame serve para avaliar a capacidade deste reprodutor em deixar descendentes, por isso além da qualidade espermática também devem ser avaliadas as características externas e internas, como aprumos, glândulas acessórias, testículos, circunferência escrotal (CE), etc.



5º - Fazer Uso Racional do Animal: é importante propiciar a melhor condição possível para o reprodutor desempenhar o seu papel no rebanho, sendo assim deve-se atentar para condições de manejo como alimento oferecido, mineralização completa e de boa qualidade, condições de terreno (touro não cobre vacas em local onde ele não se sente seguro para montar), água de boa qualidade. O reprodutor deve estar sempre saudável e em bom estado para seguir as matrizes, não pode estar nem muito gordo, pois é perigoso machucar as reses, nem muito magro sem condições de andar atrás das matrizes em cio.

A escolha e uso racional de reprodutores estão intimamente ligados com o sucesso e crescimento da propriedade, basta dizer que o ganho genético com o uso de touros melhoradores pode ser sentido rapidamente com a desmana de animais mais pesados ou filhas mais leiteiras. Juntamente com as novas técnicas de reprodução como IATF, TE e FIV é possível usar touros melhoradores de forma otimizada e buscando grandes ganhos para o rebanho, por isto escolher bem e avaliar com a ajuda de exames realizados por veterinários sérios é a melhor forma de aproveitar ao máximo o uso da monta natural.

Nenhum comentário: