terça-feira, 31 de janeiro de 2012

20o. Grupo Teste de Progênie - Hakanahí da São José e Losaiko TE da Palma

Assim como no começo do ano, irei comentar sobre os animais do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa, lembrando que os comentários são baseados nas fotos disponíveis na internet e permitem uma avaliação preliminar do animal, além disto, é apenas a opinião sem base em critérios técnicos e serve apenas para nortear o uso dos animais, alguns dos touros em questão já vi alguns filhos, e peço a ajuda de todos nos comentários, acho interessante o debate para avaliar os reprodutores que fazem parte da história e seleção da raça. A ideia é postar os animais sempre em pares e possivelmente avaliar a chance de cada um no resultado que será divulgado durante a Expozebú em Maio. Será que alguém bate o grande Sansão?? Façam as suas apostas!!

__________________________________________________________________________________

O primeiro touro a ser avaliado é o Hakanahí da São José, da fazenda São José do grande selecionador Alberto Pereira Nunes e hoje é comandada pela sua filha Andréia Pereira Nunes e seu neto Milton, seleção importante da raça e que gerou a grande Xantina da São José, focando sempre em animais raçudos e leiteiros. Hakanahí da São José é filho do grande Bemfeitor Raposo da Cal na melhor matriz da São José, Xantina, que vai a SC Uaçaí Jaguar, pai de ninguém menos do que a grande Dengosa, e o mais famoso filho do raçador Jaguar 3R, união das seleções Calciolândia e 3R com pitada da seleção do senhores Manuel e José João Salgado Reis, daí já podemos ver que Hakanahí da São José coloca muito leite na vacada, e não se esquecendo da questão racial.

Sobre o touro e analisando a foto da Internet, acho o Hakanahí da São José um touro de bom porte, puxou isto de sua mãe Xantina da São José que é uma res de porte elevado, ótimo comprimento, poderia ser um pouco mais profundo, mas nada que o penalize, pela foto a garupa é um pouco escorrida, Bemfeitor as vezes dá este tipo de garupa, aprumos traseiros parecem levemente retos (só vendo o animal ao vivo para afirmar ao certo), linha de dorso muito boa, cupim de ótimo tamanho e bem inserido (a base é larga não me parece que irá tombar, mas é preciso ver o animal com mais idade), umbigo corrigido , pescoço de bom tamanho, orelhas bem gavionadas, saída de chifre muito boa, com chifres redondos, porém finos, cabeça masculina e leve, em resumo em minha opinião Hakanahí da São José é um ótimo animal, com muito leite na genealogia e com ótima caracterização racial, outro ponto positivo é a abertura para diversas linhagens como Teatro, Radar, Everest, Vale Ouro e Impressor. Vejo o Hakanahí da São José como um touro com ótimas possibilidades de se classificar bem no sumário, não seria surpresa encontrar ele entre os 30 primeiros. Boa sorte ao pessoal da São José, em especial a dona Andréia e ao Milton.



___________________________________________________________________

Segundo touro desta primeira dupla de avaliação é o Losaiko TE da Palma de propriedade do se. Joaquim Roriz. Losaiko TE da Palma é filho do Marduque II, touro que resgata o sangue do touro Marduk Importado, importante reprodutor do passado. Na linha baixa, Losaiko TE da Palma vai a Joana Cal, res fechada na seleção Calciolândia, já que é filha do Eleator Pati Cal, Pati na Umidade da Cal, mãe do Bemfeitor, leite com animais de bom porte e ótimo racial.

Sobre o touro, em minha opinião, Losaiko TE da Palma é um touro de ótimo porte, comprido, profundidade boa também, garupa correta, umbigo corrigido, aprumos corretos, linha de dorso muito boa, cupim poderia ser maior, mas é bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelha gavionadas, cabeça masculina e levemente encarneirada, animal mocho o que torna uma boa opção também para fazer cruzamentos. Losaiko TE da Palma é um animal aberto a diversas linhagens tendo apenas que ser excluídas as do Bemfeitor e do Pati, deixando assim uma gama de opções para ser bem acasalado, é um touro mocho que pode apresentar alguma resistência por parte dos criadores do Gir com chifres, mas vale lembrar que o mocho vem fazendo bonito nas pistas e torneios, o que aumenta a expectativa em cima do Losaiko TE da Palma, acho que será provado, mas não espero ele brigando na parte de cima do sumário, principalmente por vir de uma linhagem pouco testada no teste da ABCGIL, torcer para uma boa colocação do Losaiko TE da Palma para ser mais uma opção para abertura de sangue. Boa sorte a todos da Palma.

4 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Zé Eduardo. Obrigado pelos seus comentários.

José Luiz

luiz Alberto disse...

Amigo Zé Melo , parabéns pelos teus comentários ,muito bom, Hakanahí e losaiko . Vou falar de Xantina , pois conhecí pessoalmente na agropecuaria ubere ( Goiatuba), excelente animal, gostei muito dela , uma das melhores vacas que já ví, Porte , leite, raça , belos uberes e boa pelagem . Ela foi recordista de produção em Goias e mãe de Kacto ( Grande campeão em Goiatuba). Obrigado e Abraço.

Gir das Paineiras disse...

Luiz Alberto, muito obrigado pela visita. A Xantina não tive oportunidade de ver ao vivo, só em fotos, acho que o seu relato já mostra que era uma res diferenciada, deixou ótimos animais e certamente foi a grande marca da São José nos últimos anos. Muito obrigado pela contribuição. Grande abraço.

Gir das Paineiras disse...

José Luiz, obrigado pela visita. Vou comentando os touros, mas não deixe de dar as suas opiniões, vc é uma pessoa que seleciona muito voltado para leite e a sua opinião é importantissima, ainda mais na véspera de sairem os resultados. Grande abraço.