quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

20o Grupo Teste de Porgênie - CA Coronel e Diáfano TE Kubera


Continuando com a avaliação dos touros que terão o resultado divulgado durante a Expozebú e fazem parte do 20º Grupo do Teste de Progênie vamos comentar sobre o CA Coronel, da Fazenda Terra Vermelha do criador Kinkão, berço do líder CA Sansão, e CA Coronel é mais um filho dele a ser testado pela ABCGIL, isso já o credencia para ser um dos candidatos a se sair muito bem no teste, haja visto que seu pai, Sansão, além de ser líder em ambos os sumários também tem dois de seus filhos como segundo colocados, Urânio no teste da ABCGIL, e Bastão no da ABCZ, na linha baixa CA Coronel conta com CA Iara, uma das mais produtivas matrizes da Campo Alegre e filha do FB Azoto, importante touro da seleção FB e um dos grandes filhos do FB Sândalo. CA Coronel é a união de duas das mais antigas seleções da raça, FB e CA, não é a toa que os dois responsáveis pelas marcas, Zé de Catro (FB) e Kinkão (CA), fazem anualmente o leilão “Pioneiros”.

Sobre o touro, em minha opinião, CA Coronel é um reprodutor típico filho do Sansão, muita profundidade e peca no comprimento, capacidade digestiva muito grande, um touro de estatura de média para baixa, escorre de garupa, tomaria cuidado para acasalar, linha de dorso correta, aprumos fortes, umbigo pesado, cuidado com linhagem Radar, cupim muito volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser maior, saída de chifres um pouco alta e com chifres finos e chatos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, touro apresenta uma cabeça ceve e masculina, enfim é um ótimo reprodutor para colocar leite e profundidade nas matrizes, vejo o CA Coronel como um dos touros para brigar pela ponta da bateria e quem sabe beliscar um bom posicionamento na classificação geral, tem pais que o credenciam a alcançar uma boa colocação e seria uma surpresa não encontrá-lo bem classificado no sumário. CA Coronel é aberto a todas as linhagens com exceção da Everest. Boa sorte ao Kinkão e a todos da Terra Vermelha e parabéns pelo belo animal.
  

Segundo touro desta segunda dupla de avaliação é o Diáfano TE Kubera de propriedade do senhor Angeluz Cruz Figueira, da fazenda Terras de Kubera. Diáfano TE de Kubera é irmão completo do já provado CA Guri, portanto é Impressor de Brasília na CA Indaiatuba, que vai a Everest, portanto muito leite, fora isto tanto Diáfano quanto Guri são dois dos touros mais pesados da raça, ambos ultrapassaram a marca de 1.000 kg.
 
Sobre o touro, acho o Diáfano TE Kubera um touro extremamente grande, coloca muito porte nos filhos, tem ótima profundidade e comprimento, garupa muito boa, pela foto parece selar um pouco, mas nada em especial, aprumos corretos e boa ossatura, umbigo de tamanho normal, cupim médio e bem inserido, saída de chifres um pouco alta, tomaria cuidado para usar em matrizes com esta característica, chifres redondos e de média espessura, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, orelhas um pouco grandes, mas gavionadas, cabeça masculina, porém pesada, vejo alguns animais da linhagem da CA Indaiatuba e é uma característica dos animais, tomaria cuidado na hora de acasalar, portanto Diáfano TE Kubera é um touro que coloca muito porte no rebanho, animais de bom volume, leite e um ponto a ser levado em conta também é o fato de o temperamento dos filhos do Impressor ser um pouco mais arredio, sendo assim é interessante acasalar com linhagens mais mansas como Gaiolão DC, Radar e Teatro. Vejo o Diáfano TE Kubera como um touro que irá ser provado, deve ficar no meio para cima dentro da bateria, mas não o vejo como um forte candidato a tirar a coroa do CA Sansão, acho um touro que agrega bastante à raça por ser um animal de muito porte sem deixar o leite de lado além de estar aberto para as linhagens Radar, Vale Ouro, Teatro, Bemfeitor e Rajastan. Boa sorte a todos da Kubera.


3 comentários:

Argemiro Ribeiro de Souza Filho disse...

Caro Zé Eduardo Mello,

Parabéns pela iniciativa. As suas informações continuam sendo uma aula. E, na condição de aluno devotado, tenho primeiro observado a foto do touro (em análise) e procurado tecer as minhas considerações. Só depois leio, com atenção, os seus comentários e avalio o quando já conheço sobre o Gir. Nestes primeiros quatro touro, descobrir, com alegria, que tenho aprendido algo com as aulas que recebo dos amigos do Gir neste explêndido universo da Internet. Parabéns e sucesso com o Blog Gir das Paineiras.

Anônimo disse...

É isso mesmo Zé Eduardo. Parabéns pelas aulas. E também mudou o padrão do site. Ficou mais leve. Gostei !! Se não for pedir muito, poderia informar a Central que comercializa o sêmen do touro analisado. Do CA Coronel eu sei que é Alta Genetics. Mas é o Diafano ?? Grato,
José Luiz

Gir das Paineiras disse...

Obrigado José Luiz e argemiro, aliás Argemiro vc sabe muito de Gir e como todos esta moldando a sua seleção com as suas convicções, só quem entende da raça lança numa matriz como a Garapa, pinçou para mim um dos destaques do leilão juntamente com a Doriana. José Luiz, grande idéia, vou começar a colocar as centrais dos touros, o Diáfano esta na Lagoa, vi ele uma vez na Kubera, touro que impressiona pelo tamanho, tá muito mais caixudo do que na foto.

Grande abraço a ambos e muito obrigado pela contribuição