segunda-feira, 5 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Cálculo da Epamig e Bagdá TE de Brasília


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Cálculo da Epamig, é mais um animal da renomada seleção da Epamig, da fazenda experimental Getúlio Vargas e que é muito voltada para a produção leiteira. Cálculo da Epamig é filho do Xecado da Epamig touro que por sua vez é filho Embrião da Epamig, touro importante desta seleção e provado pelo sumário da ABCZ com 120 de PTA, além de ser filho do grande raçador Jaguar 3R em vaca Udo de Brasília. Na linha baixa, Cálculo da Epamig conta através de sua mãe, Vanguarda da Epamig, com Caxangá, pai do Vale Ouro de Brasília, pedigree aberto e consistente no leite, tem diversos reprodutores importantes na raça como Udo, Jaguar e Caxangá.

Sobre o touro e analisando a foto da Internet, acho o Cálculo da Epamig um animal de boa pelagem, bom comprimento, profundidade normal, melhorou bem com a idade neste quesito quando analisada as fotos, garupa levemente escorrida, ótimo umbigo, aprumos corretos, dorso levemente selado, cupim poderia ser um pouco maior, mas é bem inserido, pescoço de tamanho normal, chanfro comprido, cuidado com cabeças pesadas, saída de chifres alta e com chifres redondos, orelha de tamanho normal e levemente gavionadas, cabeça leve, porém com chanfro grande, atentaria para acasalar com fêmeas ruins de cabeça. Vejo o Cálculo da Epamig como um azarão, leva com ele anos de seleção no balde muito bem feita pelo pessoal da Epamig, um pedigree aberto e com importantes reprodutores antigos da raça, porém acho que não irá brigar pelo topo da bateria e deve se colocar do meio para o fim, já que este ano tem muito touro de ponta na briga. É um touro interessante para fazer Girolanda ou mesmo para usar no Gir para refrescar o sangue, desde que bem acasalado para acertar os defeitos de caracterização, vale lembrar a criteriosa seleção por produção que é realizada na fazenda experimental Getúlio Vargas, quem sabe o Cálculo da Epamig não pode aprontar. Pode ser acasalado com linhagem Everest, Bemfeitor, Espantoso, Radar, Rajastan, entre outras . Boa sorte a todos da Epamig e parabéns pelo animal.


Foto cedida pelo amigo Glayk Barbosa

Embrião da Epamig - Avô paterno do Cálculo da Epamig


Segundo touro desta postagem é o Bagdá TE de Brasília, de propriedade da fazenda Brasília, do grande selecionador e que a pouco deixou os currais de Gir, sr. Rubens Perez, e que hoje é capitaneada pelo seu filho sr. Flávio Perez. Bagdá TE de Brasília é irmão completo do também participante desta bateria Brasil TE de Brasília e do provado Boris TE de Brasília, portanto CA Everest na grande Oferenda de Brasília, res que dispensa comentários, já que produziu mais de 15.000 kg e é filha do Impressor na grande Ginger, sem dúvida um dos pilares da seleção Brasília. É leite para onde você olha com bons úberes e ótimo tipo leiteiro.

Sobre o animal e analisando as fotos de Internet, acho o Bagdá TE de Brasília um touro muito profundo, de ótimo comprimento, escorre um pouco de garupa, tomaria cuidado para usar com a família do CA Paladino, umbigo de bom tamanho, linha de dorso muito boa, cupim volumoso e bem inserido, pescoço de bom tamanho, saída de chifres corretas, com chifres finos e chatos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina, pelagem melhor chitada de vermelho, acho o Bagdá TE de Brasília mais interessante que os irmãos, Brasil e Boris, resta saber se irá se sair melhor também no resultado do teste. Esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Jaguar, Vale Ouro, Radar, entre outras. Sêmen disponível na Alta Genetics. Vejo o Bagdá TE de Brasília como um dos fortes candidatos a liderar esta bateria e com força para se colocar muito bem no quadro geral, tem pedigree extremamente leiteiro, na minha opinião é um dos melhores touros da seleção Brasília, alia muito leite, bons úberes e não perde no racial, é um touro que agrega muito à raça e acho que é um capaz de roubar a coroa do grande CA Sansão. Boa sorte a todos da Brasília em especial ao sr. Flávio Perez.

Tribunal da NE - filho do Bagdá TE de Brasília

2 comentários:

Mineirinho Artes disse...

Boa noite Zé Eduardo.
Seu touro tá ficando muito bonito, parabéns e boa sorte no balde pelas descendentes.
Seria interessante se você também comentasse os touros da 1ª bateria do TP Girgoiás, que saem o resultado neste ano. Se eu fosse criador proprietário de algum touro nesse TP, ficaria muito feliz de você lembrar de um animal meu.
Forte abraço e continue firme na sua iniciativa.
Lucas - Sítio Palestina

Gir das Paineiras disse...

Bom dia Lucas, tudo tranquilo? Obrigado pela visita e pelos comentários sobre o Tribunal, espero que ele corresponda no balde, tá produzindo filhas com ótimo projeto de ubere e machos bem conformados, mas para ver se é bom mesmo, só depois que as filhas começarem a produzir.

Sobre comentar os touros do teste de progênie da GirGoiás eu não sou o mais indicado, conheço as famílias dos touros, mas não tenho nem de longe as informações necessárias para comentar corretamente, posso cometer injustiças com algum animal e meus conhecimentos não se comparam com criadores como Gilmar Cordeiro, Alberto Mota, Rodrigo da Lapa Vermelha, Athos Magno, Dr. Emílio, Ramilton, entre outros, acho que eles sim são os mais indicados para comentar sobre o teste da GirGoiás, mesmo pq são as pessoas que formularam e conhecem a fundo os animais e as suas produções. Acho interessante levantar esta bola num post no facebook, assim comentam e terá uma maior visibilidade ao teste e certamente terá ótimas informações sobre cada um dos touros.

Grande abraço