domingo, 18 de março de 2012

20o Grupo do teste de Progênie: Calibre TE de Brasília e Jhony TE da Palma


Próximo animal a ser avaliado do 20º Grupo do Teste de Progênie da ABCGIL/Embrapa é o Calibre TE de Brasília, de propriedade do sr. João Cruz Reis Filho, da fazenda Sumaúma. Calibre TE de Brasília é um animal fechado na seleção dos senhores Rubens e Flávio Perez da fazenda Brasília já que é filho do Fantoche de Brasília, portanto vai a Udo, e na linha baixa é filho da grande Prosa de Brasília, uma das grandes filhas do Modelo (Vale Ouro de Brasília) com Liteira, res que vai a Rajastan, pai do Meteoro de Brasília, portanto é leite com ótimo sistema mamário para todo lado.

Sobre o touro e analisando uma foto e vídeo de Internet, acho o Calibre TE de Brasília um touro de bom comprimento, ótima profundidade, garupa correta, bons aprumos, umbigo de tamanho normal, cupim de bom tamanho e bem inserido, saída de chifres alta, tomaria cuidado para acasalar com matrizes com esta característica e com marafa alta, chifres redondos, porém finos, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça com leve goteira, porém leve e masculina, não conheço o touro ao vivo, mas o Fantoche, assim como toda família do Udo, produz animais mais ariscos, tomaria cuidado para acasalar ele com linhagens como a do CA Paladino, por exemplo. Infelizmente o Calibre TE de Brasília já faleceu e o vejo como uma boa opção para a linhagem do Fantoche, touro que tem poucos filhos em teste, mas que fez bons filhos na Colômbia e deixou alguns animais interessantes por aqui, destaque para o Cowboy, Assírio e Bonzo de Brasília (também terá resultado divulgado nesta bateria) e o Devon Kubera, touro bem classificado no sumário da ABCZ, é um touro que requer alguns cuidados para acasalar principalmente na questão racial, mas certamente é um reprodutor que colocará muito leite e ótimo sistema mamário em suas filhas; pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor, Everest, Jaguar, Radar e Espantoso (estes últimos interessantes pelo caráter racial e de temperamento), sêmen disponível na Alta Genetics. Acho que o Calibre TE de Brasília será provado e bem, pelo pedigree que tem pode pensar em se classificar entre os primeiros desta bateria, pode ser que falte ajuda por parte da família de seu pai, Fantoche, que não tem nenhum touro com resultado divulgado, mas acho que deverá se colocar entre os 50 primeiros do resultado geral. Boa sorte ao João e a todos da Sumaúma.


Sumaúma Gaia - filha do Calibre TE de Brasília, linda res com destaque para o excepcional sistema mamário, marca da fazenda Brasília e da qualidade racial do animal, sendo extremamente equilibrada

Segundo touro desta postagem é o Jhony TE da Palma, de propriedade do sr. Joaquim Roriz, da Agropecuária Palma. Jhonty TE da Palma é filho do grande Bemfeitor Raposo da Cal em vaca FB Cadarso, unindo, portanto, duas importantes seleções, Calciolândia e FB, e dois dos mais famosos reprodutores da raça, Bemfeitor, pai de animais de destaque como Barbante e Vaidoso, e Cadarso, pai do FB Radiano e Lenda da Cal, isto tudo sob a tutela da fazenda Brasília, já que a mãe do Jhony TE da Palma, Oculta de Brasília, é cria da seleção do sr. Flavio Perez e é Cadarso em vaca Embaixador. Pedigree extremamente consistente e leiteiro.

Sobre o animal e analisando as fotos de Internet, acho o Jhony TE da Palma é um touro de bom comprimento, boa profundidade, escorre de garupa, cuidado com filhas do Paladino, pernas parecem ser retas, mas de boa ossatura, umbigo apesar de estar contraído parece ser corrigido, linha de dorso muito boa, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, saída de chifres bem posicionada, porém com chifres grossos e redondos, cuidado com fêmeas de cabeça mais pesada, orelhas de bom tamanho e bem gavionadas, cabeça leve e masculina. Vejo o Jhony TE da Palma como um touro que será provado, tem um ótimo pedigree que trás o sangue do FB Cadarso, porém não acho que irá brigar pela ponta da bateria, ao meu ver deve se colocar na parte central da bateria, mas como uma ótima opção de linhagem, já que pode ser acasalado com Radar, Everest, Espantoso, Vale Ouro, Rajastan, Impressor, entre outros. Boa sorte ao sr. Joaquim Roriz e a todos da fazenda Palma.


FB Cadarso - Avô materno do Jhony TE da Palma

Nenhum comentário: