sexta-feira, 3 de maio de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Avaliação Final



Teste pronto para ser divulgado e após as avaliações individuais de cada touro já é possível “chutar” os que brigarão pela ponta, os “azarrões” e os que serão provados, porém no bloco intermediário desta que foi a bateria mais pesada do teste, isto mostra a evolução a qual o Gir vem passando ano a ano. Seguem as avaliações:

Bloco da “Ponta” – animais que brigarão pelas primeiras posições

- Cetro da Silvânia: touro que vem forte e com ótimos filhos, além de um pedigree fora de série, Bemfeitor na Unidade (irmã completa do Urânio), Sansão que se cuide.

- Cowboy TE Brasília: Profana sendo testada e com o Fantoche, touro que foi pouco usado, mas que mostrou a sua qualidade através de dois filhos muito bem colocados no ano passado, não assustaria em ver ele entre os 10 primeiros do geral

- Desejo TE da Silvânia: Everest na Nata, um pedigree que todos gostariam de ver testado, acho que pode surpreender e se colocar bem, a Nata é sempre uma incógnita, coloca animais por toda parte do sumário, mas sempre provados, neste caso se fosse apostar colocaria ele entre os 8 melhores da bateria.

- Diamante TE Brasília: Meteoro vem forte na bateria e o Diamante é um dos filhos dele que mais aposto, já que conta com a genética da clonada Luzíada, aposto nele como o touro da Brasília mais bem colocado no geral.

- Diego BJS: Sansão na Hidrólise o credencia a ser um forte candidato, acho que não deve figurar entre os líderes da bateria, mas ficará entre os 8 primeiros, esta é a minha aposta.

- Dom TE Silvânia: para mim um dos touros mais completos da raça, alia muito leite, bons úberes, bom racial e um pedigree de respeito, Meteoro na Garbha, esta já mostrou a que veio provando e muito bem o Coliseu.

- Estanho TE Kubera: Pedigree de muita consistência em um touro que deve se colocar muito bem, Nefrita sendo testada e Bemfeitor, deve ficar entre os 10 primeiros.

- Faraoh e Facho TE Kubera: Nefrita vai para o teste e muito bem credenciada, com dois filhos do Barbante, devem se colocar bem com uma ligeira vantagem para o Faraoh que provavelmente foi mais usado.

- Fargo e Fator TE Kubera: Barbante na mãe do muito bem provado Casper, acho que o Fargo leva vantagem além de já ter saído, e muito bem, no sumário da ABCZ, olho nele que não me surpreenderia com ele na ponta.

- Fidalgo Kubera: pedigree ímpar e se fosse colocar minhas fichas colocaria nele entre os 5 primeiros e com grande chancer de tomar a coroa do Sansão.

- Porche do Gavião: irmão completo da recordista Tona da Cal e um dos grandes filhos do Meteoro, pode incomodar na ponta e ser um bom candidato.

Bloco das Surpresas – touros que serão uma grata surpresa se brigarem pela ponta, mas que trazem muitos ganhos à raça, acredito em todos provados.

- Bilário Kalangal: belíssimo animal de uma linhagem menos usada, o grande feito dele será ser provado, visto que briga sozinho no sumário, se for provado deve ser mais usado pelos ganhos raciais que pode trazer, leva a torcida de muitos inclusive a minha por se sair bem no teste.

- Bissacar San Giorge: touro que traz a linhagem antiga da Brasília, acho que será provado, mas ficando no bloco intermediário, boa opção para resgatar o trabalho desta importante seleção.

- CA Donald: primeiro filho do Paladino a ser provado, touro que agrega muita raça, ótimo porte, pelagem firme e bons úberes, deve ser provado e ainda mais usado pelas boas qualidades que tem.

- Código TE de Brasília: irmão materno do muito bem provado Calibre, porém acredito no Código um pouco abaixo dele, acho o Fantoche mais leiteiro do que o Paladino, porém deve ser provado e uma boa opção para a linhagem de seu pai.

- Delírio e Deta TE de Brasília: Meteoro na Soberana, baita pedigree. Acredito nos dois provados e bem, mas não acredito em nenhum deles brigando pela ponta da bateria.

- Dinâmico da Epamig: como a maioria dos animais da Epamig espero o Dinâmico provado, mas no bloco intermediário, deve ser um dos mais bem colocados desta marca.

- Divino de Brasília: pode ser a resposta do Impressor ao baixo resultado do Diáfano no ano passado, chance para mostrar que o normal da sua linhagem é produzir animais leiteiros com a Oferenda. Deve brigar pelo meio da tabela.

- Everest TE BJS: mais um filho da Hidrólise desta vez com o Paladino, acredito nele abaixo do seu irmão materno, mas provado.

- FB Borsch: marca FB sempre coloca bem os seus animais e acredito que desta vez não será diferente, deve figurar próximo a parte de cima do sumário, apostaria nele entre os 50 primeiros do geral.

- Galli DAB: filho do Sansão com pedigree bem interessante,deve ficar na parte intermediária do sumário devido ao peso desta bateria que ele deve ficar próximo da 15ª colocação.

- Lancelot TE da Palma: Dalton e vaca Everest, pedigree de sucesso, o que o deve credenciar a ser provado, mas não o vejo brigando pelas primeiras colocações, sendo uma boa opção para o sangue Dalton.

- Maestro TE F. Mutum: Dengosa indo a prova, uma das melhores e mais completas matrizes da raça será testada pela primeira vez, acredito que se sairá bem e que o Maestro será provado, acho que faltará força para beliscar posições acima, porém é uma ótima opção para animais raçudos, de boa carcaça e leite.

- Mar. Namorado Relógio: genética extremamente leiteira através do Mar. Relógio Baile, porém deve figurar na parte intermediária do sumário, porém iria ser uma grata surpresa encontrá-lo entre os 20 primeiros, seu pai é um dos touros antigos mais bem colocado no sumário, pode aprontar, mas dificilmente incomodara os primeiros.

- Mar. Opala AZ: primeiro filho do AZ a ser provado, boa opção para raça e sistema mamário, porém acredito nele provado, mas abaixo do Namorado. Boa opção de touro com sangue aberto.

- PH Uisque: filho do Supra-sumo, touro pouco usado, mas muito bem provado, racialmente é um dos melhores animais de linhagem Brasília, se for bem provado tem tudo para ser mais usado, será uma boa aposta.

- Salu JMMA: animal mocho e uma incógnita, seu pai Impressor produziu ótimos animais, mas também decepcionou com outros. Espero ele provado para ser uma boa opção de linhagem mocha.


Dêem os seus palpites. Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado a todos pelas visitas e ajuda em mais uma avaliação dos touros, agora é cruzar os dedos e torcer, em breve saberemos se temos um novo líder ou se o Sansão crava ainda mais o seu nome na história.

Um abraço

Zé Eduardo Mello
Gir das Paineiras

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Zé! Td bem?
Vendo o resultado do TP/2013, não vi os seguintes touros do 21º grupo no sumário: Bilário, Cetro, Legário, Cowboy, Salu e Fidalgo. Não me lembro de algo semelhante em outras ocasiões. Sobre a prova, fiquei feliz com o resultado do Dinâmico: Pta de 431,6. A linhagem Xiato (Vale Ouro) para Epamig está trazendo bons frutos. Digno de nota também foi a evolução do PTA do Cálculo (também da Epamig): em 2012, PTA de 94,2; em 2013, 195,9. O pessoal da Epamig merece esse resultado pelo trabalho altamente profissional com que conduzem a seleção. Animais leiteiros adaptados à realidade do manejo brasileiro. Certa vez tivemos oportunidade de utilizar um touro da Epamig que nos trouxe resultados muito satisfatórios. Parabéns pela iniciativa do blog e acho que você agora deveria realizar também, comentários sobre os touros mais antigos do TP/ABCGIL. Um abraço! Beto.

Gir das Paineiras disse...

Oi Beto, tudo tranquilo e por ai? Acho que segurarem resultado foi a primeira vez que eu vi, já tinha visto adiantarem resultado, fizeram isto com alguns poucos touros, mas já fizeram, não sei se atrasaram para esperar para divulgar junto com a ABCZ, só sei que alguma coisa aconteceu e a bateria do ano que vem ficou bem pesada também. Sobre os touros da Epamig acho que vem coroar um trabalho muito bem focado no leite e realizado de forma muito competente, sem alarme, sem firulas, mas com muito leite no balde, me surpreendi de forma muito positiva com o Dinâmico, sempre penso nos touros da Epamig provados, porém sempre na parte intermediária, desta vez ainda bem que errei e espero ver mais animais desta seleção brigando pela parte de cima do sumário.

Comentar os touros antigos é uma boa, a vantagem é que já é possível avaliar o que passam aos filhos enquanto que no teste antes de sair tenho poucos dados. Boa idéia.

Grande abraço