segunda-feira, 29 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Porche do Gavião e Salu JMMA




Abrindo este último post com a última dupla de touros da 21ª bateria do Teste de Porgênie da ABCGIL temos o Porche do Gavião, touro da competente seleção do Gavião do Sr. Carlos Caldeira Brant que já provou que pode aprontar no teste com a ótima colocação do Jaguar TE do Gavião, sendo mais um filho do Meteoro de Brasília a ter o seu resultado divulgado nesta pesada bateria. Na linha baixa, Porche do Gavião vai a ótima Fiara TE do Gavião, uma das melhores matrizes desta seleção e uma belíssima filha do CA Everest coma Boemia Talão Cal, que nada mais é do que uma filha da Sara da Cal com touro linhagem Faizão, portanto é a união de três competentíssimas seleções com uma pitada de Gavião. Porche do Gavião é irmão  completo da Tona TE da Cal, res que bateu o recorde em torneio leiteiro na exposição de Passos, mas perdeu o posto poucos dias depois para a Quimbanda, por aí dá para ver que o Porche do Gavião vem com tudo nesta bateria.

Porche do Gavião (Foto: Site Faz. EGB)


Sobre o animal, em minha opinião, o Porche do Gavião é um animal de muito boa profundidade, bom comprimento, escorre um pouco de garupa, aprumos fortes e corretos, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e poderia ser um pouco mais comprido, saída de chifres levemente alta com chifres ovalados e um pouco grossos, orelhas de bom tamanho, mas pouco gavionadas, marrafa correta, cabeça leve e masculina, enfim um touro com pedigree extremamente leiteiro e com um racial que pede alguns pequenos cuidados, mas nada que um bom acasalamento não dê jeito. Acho que o Porche do Gavião tem poder de fogo para se colocar muito bem nesta bateria, pode ser que falte alguma ajuda na matriz de parentesco na disputa com alguns outros animais, mas acredito nele entre os 7-8 primeiros desta bateria e se bobear à frente do Jaguar. Pode ser acasalado com linhagem Bemfeitor (cuidado na pelagem, ambos tem animais em seus pedigrees que as vezes dão filhos de cores diferentes), Teatro (boa opção), Radar (boa opção, mas cuidado com umbigo), Vale Ouro (boa opção, mas cuidado no racial), etc. Sêmen disponível na Sembra. Boa sorte aos proprietários do animal.

Fiara TE do Gavião - Mãe


Salu JMMA (JMMA 365) – Prop: Erick Carbonari

Único touro mocho desta bateria, Salu JMMA leva o nome da competente e vitoriosa seleção do Sr. José Mario Miranda Abdo, caracterizada por ser uma marca que agrega muito leite através de animais mochos. Salu JMMA é filho do grande Impressor de Brasília, touro irmão paterno do Fantoche e Fabuloso, e pai de animais de destaque como CA Guri e Oferenda de Brasília, mãe do Bagdá TE de Brasília, portanto leite com sistema mamário perfeito através do selo Brasília. Na linha baixa, Salu JMMA conta com pedigree bem aberto em animais mochos, portanto é uma ótima opção para quem busca este tipo de animal, leiteiro e de linhagem mocha. 

Salu JMMA

Sobre o touro, em minha opinião, Salu JMMA é um animal de muito bom comprimento, profundidade também muito boa, linha de dorso parece levemente selada, escorre um pouco de garupa, aprumos corretos e fortes, umbigo pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, orelhas de bom tamanho, mas pouco gavionadas e uma cabeça leve e masculina, enfim um touro bastante interessante na linhagem mocha, com ótima estrutura e certamente bastante leite com úberes corretos, destaque também para a bela pelagem. Ao meu ver é um touro que será provado, mas deve figurar na parte de baixo da bateria devido ao peso deste grupo, acho que ficará com PTA próximo aos 150kg, sendo uma boa opção para a linhagem mocha. Pode ser acasalado com a linhagem Radar (cuidado no umbigo), Bemfeitor (cuidado na garuoa), Everest (boa opção se a garupa for boa), Vale Ouro (cuidado com tamanho), Rajastan (boa opção se o animal for mocho), etc. Sêmen disponível na ABS Pecplan. Boa sorte ao sr. Eric e ao Sr. José Mario.

Impressor de Brasília - Pai

Um comentário:

Extremesimuladores disse...

Fantástico otimo artigo virei leitor !

Há um tempo atrás vi na internet uma que atua neste mercado também

Gir Leiteiro
http://www.estanciatamburil.com.br