segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Facho TE Kubera e Faraoh TE Kubera




Dois irmãos completos que vem com tudo neste grupo, primeiro deles é o Facho TE Kubera , mais um filho da grande FB Nefrita a ser provado, res de muito destaque nas pistas e torneios e que este ano coloca 3 filhos a prova, é a chance de fazer sucesso também no teste de progênie, portanto na linha baixa vem a FB Nefrita, uma das melhores e mais produtivas filhas do Dalton, grande filho do Pati, com FB Hidremia, res fechada na seleção mais do que competente da marca FB do Zé de Castro. Na linha alta, Facho TE Kubera vem com o 5º do ranking, Barbante TE Kubera, filho do Bemfeitor na Nata. Só fera no pedigree, de matrizes temos Nefrita, Umidade, Nata, Jaca e Hidremia, de touros, Barbante, Bemfeitor, Dalton, Pati, Cadarso e Zonado Maxixe, muito consistência no leite sem deixar a raça de lado. 

Facho TE Kubera
 
Sobre o animal, a foto é antiga, mas acho o Facho TE Kubera um animal de profundidade muito boa, poderia ser um pouco mais comprido, linha de dorso muito boa, escorre de garupa, tomaria cuidado com algumas matrizes, umbigo muito bom, aprumos parecem um pouco curvos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço parece ser de bom tamanho e forte, saída de chifres correta com chifres finos e redondos, orelha de bom tamanho e bem gavionadas, cabeça leve e masculina com uma pequena goteira e uma pelagem moura clara que requer alguns cuidados na hora de usar com animais mais claros para não despigmentar demais, enfim um animal bem interessante que eu gostaria de ver mais erado, acho que pode surpreender, tem um pedigree de muito respeito e pode beliscar uma posição muito boa, deve ser provado e bem e não me assustaria em ver ele entre os primeiros da bateria e fungando no cangote do Sansão, tem tudo para se dar muito bem no teste. Touro estava na Nova Índia capaz que tenham sêmen dele ainda por lá. Boa sorte a todos da Terras de Kubera.

Efalc Nata Lageado - Avó paterna



Faraoh TE Kubera (ACFG 834) – Prop: Nélia Maria Mendonça(Faz. Terras de Kubera)

Irmão completo do Facho TE Kubera, Faraoh TE Kubera também vem com tudo para brigar por esta bateria, Barbante na FB Nefrita é pedigree para impor respeito, ambos estão sendo testados pela primeira vez no teste de progênie, mas já mostraram que são campeões em currais e pistas Brasil afora e a Terras de Kubera mandou o que possuía de melhor destes dois pilares, como mencionado acima, ambos os animais contam em seus pedigrees com os pilares da raça, touros e matrizes que fazem do Gir leiteiro o sucesso que é, como Nata, Dalton, Pati, Jaca, e por aí vai, só animais de qualidade testada e comprovada.

Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, muito bom comprimento, muito boa profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes e corretos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e forte, umbigo correto, saída de chifres um pouco alta com cifres finos e redondos, orelhas gavionadas e de bom tamanho, cabeça leve e masculina e uma pelagem que requer alguns cuidados para não despigmentar, mas nada que um bom acasalamento não dê conta, enfim acho o Faraoh TE Kubera um touro com melhor conformação, mas um racial inferior ao irmão, vi ele tempos atrás na Terras de Kubera o chifre havia virado para cima e a cabeça ficou um pouco mais feia e pesada, porém uma estrutura corporal impecável, é um touro se bem acasalado dá ótimos animais, acho que assim como o Facho TE Kubera tem todos os ingredientes para surpreender e brigar pela ponta. Assim como o irmão, pode ser acasalado com a linhagem CA Everest (cuidado com o racial), Vale Ouro (bom para úberes e tamanho), Rajastan (bom para úberes, mas cuidado com o racial), Radar (boa opção), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte a todos da Terras de Kubera.

Barbante TE Kubera - pai

Nenhum comentário: