segunda-feira, 22 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Mar. Namorado Relógio e Mar. Opala AZ

Mar. Namorado Relógio (MJJR 977) – Prop: Manoel e José João S. Reis (Faz. Derrubada)

Touro que traz a ótima genética da seleção dos irmãos Salgado dos Reis, este é o primeiro de dois touros nesta pesada bateria, Maravilha Namorado Relógio traz muito da genética antiga e muito provada para leite que sempre norteou esta competente seleção carioca, já que é filho do Mar. Relógio Baile, avô do provado AZ e apesar de antigo segue ainda muito bem colocado no sumário, mostrando todo o seu potencial leiteiro. Na linha baixa vai a SC Hortelã Faizão, res que resgata dois ótimo touro usados na seleção dos irmãos Salgado Reis, é filha do CA Faizão , pai do SC Impala Faizão, que “só” é pai da CA Heureca (res que provou todos os seus filhos inclusive o CA Sansão), com a SC Sedução Oásis, filha do grande SC Oásis Hábil com um dos pilares desta seleção a recordista SC Gabarra Cachimbo, portanto Sedução é irmã inteira do SC Omega Faizão, pai da Rocar Induzia Faizão (mãe do Vaidoso), pedigree testado, aprovado e muito consistente.
Clique na imagem para ver vídeo
 Sobre o animal, em minha opinião, o Mar. Namorado Relógio é um animal de muito boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, aprumos fortes porém levemente curvos, garupa correta, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída de chifres corretas com chifres grossos e redondos, orelhas de bom tamanho, mas poderia ser um pouco mais gavionadas, cabeça masculina e levemente pesada, nada em excesso, enfim um ótimo animal e que resgata muito do sangue das grandes seleções do Gir leiteiro, além de contar com Mar. Relógio Baile como pai, touro antigo, mas muito bem colocado no teste de progênie e também a genética da SC Gabarra, primeira res a ultrapassar os 7.000kg, outra grande vantagem deste reprodutor é estar aberto a diversas linhagens como Radar (cuidado no umbigo), Teatro (cuidado nos aprumos), Everest (cuidado com o racial), Bemfeitor (pode ser interessante se a res for boa de raça), Vale Ouro (união de força leiteira e úberes), 3R (deve produzir ótimos animais), etc. Acho que deve ser provado e bem, apostaria nele acima dos 250Kg de PTA, uma ótima posição para um animal de sangue tão aberto, o que deve causar um maior uso desta genética, pena o animal ter falecido a pouco tempo. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte aos irmãos Salgado Reis e parabéns ao ótimo animal.

Maravilha Relógio Baile - Pai

 
Mar. Opala AZ (MJJR 985) – Prop: Manoel e José João S. Reis (Faz. Derrubada)

Mais um touro da seleção dos irmãos Salgado Reis, desta vez é um filho do AZ, grande destaque da marca, primeiro filho deste importante touro a ser testado, AZ trás o sangue do Mar. Relógio Baile e também do SC Oásis Hábil, dois dos mais importantes touros desta competente e antiga seleção voltada muito para leite e rusticidade, tanto que deixaram de participar de exposições quando viram que muito da rusticidade havia ficado em segundo plano em prol da produtividade a todo custo. Na linha baixa, Maravilha Opala AZ vem com SC Oásis Hábil novamente, desta vez em uma res Naidu Imp (avô do Everest), portanto muita história de sucesso por trás deste ótimo animal, esperar que prove isto também no teste.



Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, Maravilha Opala AZ é um touro de muito bom comprimento, poderia ser um pouco mais profundo, garupa correta, aprumos corretos também, umbigo poderia ser um pouco mais corrigido, mas não chega a ser pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, saída de chifres muito boa com chifres ovalados e finos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina, poderia ter um pouco mais de chanfro e uma boca um pouco maior, mas nada que o atrapalhe, enfim muito bom touro, deve ser provado, mas creio que atrás do Maravilha Namorado Relógio, porém é uma boa opção para a genética do AZ, touro que colocar úberes com muito volume e tem bom racial. Pode ser acasalado com diversas linhagens, ponto muito positivo, como Radar (cuidado só no umbigo, mas bem interessante), Teatro (tomaria cuidado com pigmentação), Bemfeitor (cuidado com úberes, AZ coloca muito úbere e muitas matrizes do Bemfeitor tem ligamentos fracos), Everest (boa opção, mesmo tendo Naidu em ambos está lá atrás), Vale Ouro (boa opção, mas cuidado com tamanho, AZ e Vale Ouro são bem baixos), etc. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte aos irmãos Salgado Reis e parabéns ao ótimo animal.


Maravilha Recado Opala - filho (foto roubada do amigo SEJ)

Nenhum comentário: