segunda-feira, 8 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - FB Bosch e Fidalgo TE Kubera




A grande seleção FB manda a teste o touro FB Bosch, filho do Bemfeitor com uma de suas mais produtivas matrizes, a FB Galegada, res com mais de 7.200kg de leite e totalmente fechada na seleção FB, isto já demonstra uma das características mais importantes nos dias de hoje dentro da raça Gir, sangue aberto, ao menos na linha baixa. A seleção FB é um dos pilares do Gir leiteiro, antiga, competente e remonta ao inicio da raça, tempo onde O Gir era presente nos currais Brasil afora e que culminou com a fundação da ABCGIL, seleção que a cada ano contribui com um animal a cada teste, sempre com bons resultados.

 
FB Bosch

Sobre o animal, em minha opinião, o FB Bosch é um animal de bom comprimento, boa profundidade, aprumos corretos, boa garupa, umbigo de bom tamanho, linha de dorso correta, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e grossura, saída de chifres corretas com chifres redondos e um pouco grossos, orelhas de bom tamanho, mas poderiam ser mais gavionadas, cabeça leve e masculina, com leve goteira e uma pelagem que hoje não seria aceita pela ABCZ devido à mudança no regulamento, a linhagem da Umidade as vezes produz este tipo de pelagem, é preciso tomar cuidado na hora de acasalar, mas é difícil passar adiante na primeira geração. Acho que será um touro que será provado e bem, mas deve figurar na parte intermediária do sumário, ficar próximo aos 200Kg de PTA e do FB Visor, outro touro muito interessante desta seleção. Pode ser acasalado com as linhagens CA Everest (cuidado com o racial), Vale Ouro (bom para úberes), Radar (bom para pelagem e racial), Teatro (bom para úberes e racial), Rajastan (cuidado com o racial). Não o encontrei em nenhuma central, mas é possível conseguir alguma informação com o pessoal da FB. Boa sorte ao Zé de Castro e parabéns pelo animal.

FB Teliz - irmã materna (foto: site Faz. Betel)
 

Fidalgo TE Kubera (ACFG 912) – Prop: Leonardo Lima Borges (Faz. Badajós)

Mais um touro da seleção Kubera e que vem forte para a disputa, Fidalgo TE Kubera é sem dúvida nenhuma um dos favoritos a levar esta bateria e também a concorrer pela coroa do CA Sansão, seu pedigree o credencia a isto, já que é filho do Bastão TE Kubera, que é apenas Bemfeitor na Juju, portanto seu pai é irmão materno do 3º (Jaguar) e pai do 5º (Barbante) e sua mãe é mãe do 2º e 4º, só ai já dá para impor respeito, mas não é só isto, na linha baixa ele vem forte também já que é filho da Atraente TE Kubera, filha do líder CA Sansão com a grande FB Nefrita, uma das melhores e produtivas filhas do Dalton. É para chegar com tudo neste teste.

Clique na imagem para ver vídeo
 
Sobre o touro, em minha opinião, muito boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas nada demais e no vídeo dá para ver que é mais comprido que na foto, linha de dorso selada, garupa escorre um pouco típica da Umidade, aprumos fortes e corretos, cupim de muito bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e forte, umbigo um pouco pesado, saída de chifres correta com chifres meio grossos e redondos, orelhas gavionadas e de bom tamanho, cabeça leve e masculina, com uma leve goteira e marrafa correta, enfim um ótimo touro. Como disse acima é um dos touros que vem com tudo, tem pedigree para sonhar em assumir a ponta não só desta bateria, mas como do sumário geral, só tem animais consagrados e testados, o único “senão” fica pelo sangue fechado na maioria das linhagens, sendo assim pode ser acasalado com Radar (bom para racial, mas cuidado no umbigo), Teatro (bom para racial e úberes), Vale Ouro (bom para úberes), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao Leonardo e a todos da Badajós e parabéns pelo belo animal.

Bastão TE Kubera - Pai

Um comentário:

JUNIOR CÉASR- 016997654401 disse...

Bom dia... onde consigo sêmem do touro BASTÃO TE DE KUBERA?