segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - PH Uísque e Maestro TE F. Mutum

PH Uísque (PHPO 246) – Prop: Paulo Horta Barboza da Silva (Faz. Hermínia)

Touro fechado na competente seleção Brasília, PH Uísque é o primeiro filho do muito bem provado Supra Sumo TE de Brasília a ter o seu resultado divulgado, portanto é filho do grande Embaixador de Brasília, um dos melhores filhos do Onassis de Brasília (pai da Grinalda, Graduado e Garimpo), com a Índia de Brasília, res que vai ao pilar Rajastan (pai do Meteoro), isto tudo na linha alta, na baixa, vem com Atalaia, res que é filha do Gaulez (Rajastan de novo) em vaca Ébano. É muito leite e sistema mamário impecável, binômio forte da seleção Brasília.

PH Uisque
Sobre o animal, em minha opinião, o PH Uísque é um touro de muito bom comprimento, ótima profundidade, linha de dorso correta, garupa ta,bem muito boa, bons e fortes aprumos, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída chifres corretas com chifres achatados e médios, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça masculina e poderia ser um pouco mais leve, mas nada demais, apresenta goteira e ao que parece uma marrafa correta, enfim muito bom touro e que ao meu ver vai aprontar nesta bateria, tem um pedigree muito leiteiro e provado, seu pai é o 13º do ranking e creio que deve supera-lo, não sei se terá força para brigar forte pela ponta, pois a bateria é pesada demais, mas acredito nele com ótimo PTA , não me surpreenderia com ele muito bem colocado, o contrário sim. Pode ser acasalado com as linhagens Radar (cuidado com umbigo e cabeça pesada), CA Everest (racial), Teatro (muito boa opção), Vale Ouro (fecha na Brasília, sinal de úberes e leite), Bemfeitor (boa opção), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao Sr. Paulo Horta e parabéns pelo animal.

Supra Sumo TE de Brasília - Pai (foto: Faz. Brasília)


Maestro TE F. Mutum (MUT 214) – Prop: Léo Machado Ferreira (Faz. Mutum)

A grande Dengosa vai a prova através de seu primeiro filho a ter o resultado divulgado, o Maestro TE F. Mutum, sua mãe é uma das mais completas matrizes da raça e será testada pela primeira vez no TP, filha do grande Uaçaí Jaguar na Garça HP, reúne, portanto muito leite e ótimo racial. Na linha alta, Maestro TE F. Mutum segue a mesma linha, já que conta com o grande CA Paladino, touro que agrega muito porte e beleza sem deixar o leite de lado. Maestro TE F. Mutum é touro para fazer ótimos animais e mostra a evolução do gado da fazenda Mutum capitaneada pelo Léo Machado, cada ano é possível notar a evolução desta competente seleção.

Clique na imagem para ver vídeo
 Sobre o touro, em minha opinião, Maestro TE F. Mutum é um touro de ótimo comprimento, muito boa profundidade (no vídeo dá para ver melhor), linha de dorso correta, escorre um pouco de garupa típico da linhagem Paladino, aprumos um pouco retos, mas fortes, umbigo corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída de chifres corretas com chifres achatados e poderiam ser um pouco mais finos, orelhas de bom tamanho e bem gavionadas, marrafa correta em uma cabeça leve e masculina, enfim um ótimo touro para colocar bom racial e porte, sem deixar o racial de lado, um “senão” seria o temperamento, CA Paladino produz animais mais ariscos e alguns netos da Dengosa também o são, porém muito é consertado através de um bom manejo. Acredito no Maestro TE F. Mutum sendo provado, mas ficando na parte intermediária da bateria, algo em torno dos 200kg de PTA, acho que a maior virtude dele é em produzir animais de bom racial, boa produção leiteira e ótima conformação. Pode ser acasalado com as linhagens Radar (bom para temperamento, leite e corrige o umbigo do Radar), Bemfeitor (bom para leite, mas cuidado com a garupa), Teatro (boa opção, as pernas curvas do Teatro podem ser arrumadas), Rajastan (boa opção para úberes), etc. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte ao Léo Machado e todos da Mutum.

Dengosa TE F. Mutum - Mãe

Nenhum comentário: