sexta-feira, 5 de abril de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Fargo TE Kubera e Fator TE Kubera

Dois irmãos completos mais uma vez da Terras de Kubera, desta vez são filhos do Barbante na Ovação, mãe do já provado Casper TE Kubera, que é Jacaré de Brasília (irmão completo do Meteoro) com a clonada Luzíada (Fabuloso), só aí dá para ver que vem chumbo grosso por aí. Pedigree extremamente focado em leite e bons úberes, com Nata e Luzíada, dois símbolos de produtividade dentro do Gir Leiteiro. Linhagem para colocar leite com úberes muito bem formados.




Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o animal, em minha opinião, o Fargoo TE Kubera um animal de profundidade muito boa, poderia ser um pouco mais comprido, linha de dorso um pouco selada, garupa correta, bons e fortes aprumos, umbigo de bom tamanho, pela foto o testículo esquerdo parece de menor tamanho, mas como esta em uma central isto provavelmente é uma característica adquirida, cupim de base larga, bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom comprimento (no vídeo dá para ver melhor) e musculoso, saída de chifres corretas, com chifres redondos e de grossura mediana, orelhas de bom tamanho, mas poderia ser mais gavionadas, cabeça com leve goteira , um pequeno degrau na marrafa e um pouco pesada, pelagem típica da família do Rajastan e merece um cuidado para acasalar. Acho que o Fargo TE Kubera é um dos grandes candidatos a levar esta bateria, vem forte para a disputa, já saiu provado e bem no sumário da ABCZ, tem pedigree para pensar em PTA acima de 400kg e passar o seu pai e seu irmão materno, mais um filho do Barbante que vem com tudo nesta bateria. O Luiz Ronaldo dava assistência na Kubera, alías é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Gir naquela fazenda, se ele ficou com o Fargo é que sabia onde estava apostando. Pode ser acasalado com a linhagem do Radar (bom para colocar racial e boa pelagem), Teatro (racial e úberes), Vale Ouro (úberes), CA Everest (leite, mas cuidado com o racial), Bemfeitor (bom para úberes e ajuda um pouco no racial), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao Luiz Ronaldo.

Dara I FIV Rio Vale - filha




Fator TE Kubera (ACFG 836) – Prop: Angeluz Cruz Figueira (Faz. Terras de Kubera)

Irmão completo do Fargo TE Kubera, Fator TE Kubera também vem com tudo para brigar por esta bateria, Barbante na Ovação é pedigree para impor respeito, leite com bons úberes, Ovação é uma das boas filhas do Jacaré de Brasília, touro provado e que é irmão completo do Meteoro de Brasília, portanto filho do Rajastan na Grinalda. Na linha alta, assim como o Fargo, vem com Barbante, Bemfeitor na grande Nata. Só fera no pedigree.



Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, muito bom comprimento, muito boa profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes e corretos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho e forte, umbigo um pouco pesado, saída de chifres alta com cifres meio grossos e redondos, orelhas pouco gavionadas e de bom tamanho, cabeça com marrafa com degrau, leve e masculina  e uma pelagem que requer alguns cuidados para não despigmentar, mas nada que um bom acasalamento não dê conta, enfim acho o Fator TE Kubera um touro com boa conformação, mas um racial que requer certo cuidado, vi ele uma vez na Terras de Kubera, achei um animal de muito boa conformação, mas um racial que deixa a desejar, porém é um animal que coloca muito leite e bons úberes, se for bem acasalado pode somar nestas duas características. Assim como o Fargo, o Fator TE Kubera tem todos os ingredientes para surpreender e brigar pela ponta, eu acho que o irmão foi mais usado e deve sair na frente, mas não me assustaria com ele bem colocado. Pode ser acasalado com a linhagem CA Everest (cuidado com o racial), Vale Ouro (bom para úberes e tamanho), Radar (boa opção para certar quase tudo, só cuidado com umbigo), Bemfeitor (boa opção), etc. Sêmen disponível ABS Pecplan. Boa sorte a todos da Terras de Kubera.


Ovação TE de Brasília - mãe

Nenhum comentário: