segunda-feira, 20 de junho de 2011

Touros Antigos: SC Uaçai Jaguar e Espantoso

Continuando a destacar os touros do passado que contribuíram para a raça Gir alcançar os patamares de hoje, comentarei sobre o touro S. C. Uaçai Jaguar, certamente um dos melhores representantes da família do Jaguar 3R de Uberaba, seu pai Jaguar 3R foi um dos principais animais da seleção do senhor Randolpho e sua mãe SC Maloca Caxangá é filha do CA Cachimbo, sendo assim SC Uaçai Jaguar traz consigo o sangue do Naidu Importado, um dos mais leiteiros animais vindos na importação de 62, muito leite sem deixar a caracterização de lado.



Sobre o animal, em minha opinião e analisando as fotos que temos nos dias de hoje, SC Uaçai Jaguar era um touro de porte mediano, bom comprimento, boa profundidade, escorria um pouco de garupa, linha de dorso muito boa, umbigo de tamanho razoável, cupim de bom tamanho, mas parece tombado, saída de chifres muito boa, com chifres redondos, de grossura mediana, orelhas de bom tamanho e gavionadas, enfim, um touro com bom racial e um pedigree muito leiteiro. Touro que esta na posição número 90 no sumário da ABCZ/Unesp com 322.12 de PTA e em 88º no da Embrapa/ABCGil com 153.8, seus filhos são destaques absolutos nos dias de hoje como exemplo temos o Jaguar TE do Gavião (SC Uaçai Jaguar x Umidade da Cal) e Dengosa TE F. Mutum (SC Uaçai Jaguar x Garça HP), dois animais que provam a qualidade da família deste grande patriarca, mostrando muita caracterização e produção, sem dúvida nenhuma, SC Uaçai Jaguar é um dos grandes touros da raça.

______________________________________________________________

Próximo touro a ser comentado é o Espantoso, touro que traz sangue dos grandes animais da importação de 62 de Celso Garcia Cid, já que é filho K.S.Pushpa Virbay DC, touro que traz em sua genealogia animais como Krishina Imp. e a espetacular Sakina Imp., por ai já dá para ver a história que este touro carrega em seu pedigree, mas não para por ai, já que foi um dos primeiros animais adquiridos pelo Dr. Souto da Agropastoril dos Poções e certamente um dos touros que mais alegrias trouxe a este importante selecionador da raça. Conta a história que o após comprar algumas terras o Dr. Souto foi se consultar com o amigo Dr. Gabriel Donato de Andrade, este o aconselhou a criar Gir e vendeu ao amigo além do Espantoso outras vinte e seis novilhas, assim começou uma das mais ricas seleções da raça e que muito contribuiu para o Gir que hoje é reverenciado muito afora.



Sobre o animal em si, em minha opinião, Espantoso era um touro de boa profundidade, um pouco curto, umbigo um pouco pesado, ótima circunferência escrotal, boa garupa, ótima linda de dorso, aprumos um pouco curvos, mas não dá para saber se é da foto ou do animal, cupim de bom tamanho e bem posicionado, saída de chifres boa, com chifres chatos e um pouco grossos, orelhas bem gavionadas e de bom tamanho, enfim um ótimo reprodutor com muita história dentro da raça. Dos seus filhos dois merecem destaque absoluto, são eles o Major dos Poções, touro que conta com Espantoso na linha alta e baixa, e o grande Teatro da Silvânia, símbolo da seleção do Eduardo Falcão e que une a genética do Espantoso com a grande Efalc Nata Lageado, além de outros animais como o Andaka dos Poções que é filho da Paquera dos Poções (mãe do Major TE dos Poções) que é neto deste grande reprodutor. Espantoso esta com 151.81 no sumário da ABCZ/Unesp e certamente é um touro que contribuiu muito para a raça e hoje sua genética esta espalhada na grande maioria das fazendas do país.

5 comentários:

Argemiro Ribeiro de Souza Filho disse...

Dois ícones da raça. Obrigado pela postagem Zé Eduardo.

Anônimo disse...

Excelente lembrança Zé Eduardo. Continue comentando. É uma aula para nós.

José Luiz Costa

Pacheco disse...

Boa observação, Uaçai tem Naidu no pedigree.

Gir das Paineiras disse...

Obrigado pela visita ao blog, quero postar os grandes raçadores do Gir e acho que tanto o estes como os outros dois touros foram e são importantes para a pecuária nacional. Contribuam e comentem, aliás quem quiser publicar alguma coisa interessante é só me mandar que posto aqui com maior prazer.

Abraços

Zé Eduardo

luiz alberto disse...

Dois touros que tem escrito história no Gir leiteiro, Espantoso pai de varios animais importantes como Paquera , Teatro, Major e outros . Espantoso Fez história no criatório dos poções com varias fêmeas de otima lactação.
Uaçai touro raçudo , pai de Jaguar novo, Xantina e Dengosa animais extraordinários. Uaçai me agrada muito.
Obrigado José Melo por este espaço, muito oportuno e seus cometários são de quem realmente entende da raça Gir.