quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Artigos: Freemartinismo em Bovinos

Neste pequeno artigo falaremos do Freemartinismo em bovinos, que apesar do nome pouco comum é um problema reprodutivo freqüente em todas as fazendas, trata-se de uma forma característica de intersexualidade resultante da gestação gemelar de fetos de sexos opostos, sendo assim a fêmea, em algumas regiões é chamada de vaca “maninha”, apresenta características de machos (pescoço e espáduas musculosos), pouco desenvolvimento do sistema mamário, clitóris avantajado, vagina em tamanho reduzido, ovários pouco desenvolvidos ou ausentes e hipoplasia dos cornos uterinos.

Para entender porque ocorre o freemartinismo precisamos antes comentar sobre o ambiente de uma gestação gemelar no útero de uma fêmea bovina. A circulação sanguínea no interior do sistema reprodutivo de uma vaca em gestação gemelar sofre anastomoses vasculares, de maneira simples é a união da circulação de um feto com a do outro feto, sendo assim há o intercâmbio de substâncias entre ambos os fetos, este é o cenário de uma gestação de dois embriões em um útero bovino.

Passado o conceito sobre a vascularização que ocorre em uma gestação gemelar em bovinos podemos discutir sobre o freemartinismo em si; este tipo de intersexualidade ocorre devido ao fato de que as gônadas masculinas se desenvolvem com mais rapidez do que as femininas, sendo assim começam a produzir di-hidrotestosterona que é responsável pelo desenvolvimento da genitália externa, através das anastomoses também são passados o MIF (fator inibidor dos ductos de Müller) e o TDF (fator de diferenciação testicular) responsáveis pela má formação do sistema reprodutivo da fêmea.

A fêmea Freemartim comumente é apartada como um dos melhores animais do rebanho graças ao seu maior porte e desenvolvimento, porém devido ao grau de má formação que o animal possui, este deve ser descartado já que é uma res incapaz de reproduzir; o macho apesar de não ter aparentemente nenhum defeito mais grave, na maioria das vezes apresenta testículos hipoplásicos e deve ser descartado. Sendo assim o freemartinismo é um problema de intersexualidade causada por um parto gemelar de animais de sexos opostos e que trás perdas econômicas e é freqüentemente observado em diversas fazendas, principalmente onde se faz o uso da IATF com a aplicação de eCG ou FSH para dar incrementar o resultado da técnica.

Bibliografia

GRUNERT, E; BIRGEL, E.H., VALE, W.G., BIRGEL JR, E.H. Patologia e Clínica da Reprodução dos Animais Mamíferos Domésticos. 2005



Casal de bezerros gêmeos, existe uma grande possibilidade de a fêmea ser infertil e/ou "maninha"

6 comentários:

prisma disse...

Parabéns, José Eduardo! o artigo é objetivo e esclarecedor. Obrigado por nos proporcionar o acesso a informações importantes como essa. Abraços!!!

Gir das Paineiras disse...

Obrigado vc pela visita, Ramilton. Acho interessante usarmos a net para debater e trocar experiencias, tenho aprendido bastante com vcs no Facebook, acho que isto só nos faz crescer como criadores e selecionadores. Grande abraço.

Mineirinho Artes disse...

Uma pergunta Zé Eduardo: Sempre que há o parto de gêmeos esse fenômeno ocorre, ou não?
Lucas - Sítio Palestina

Gir das Paineiras disse...

Lucas, ele só ocorre se for parto gemelar com animais de sexo diferente, dois machos ou duas femeas não tem problema nenhum, e mesmo quando os bezerros são de sexos diferentes ela pode ou não ocorrer, porém a chance é bem grande.

No caso destes dois bezerros que nasceram lá comigo até agora parece que a femea não foi muito afetada, mas só saberei mesmo quando ela estiver mais velha e entrando na vida reprodutiva. Uma coisa importante quando for comprar uma novilha é ver se ela é feminina, pois as "maninhas" na sua grande maioria são mais bonitas e se destacam no lote justamente por terem a ação de hormonios masculinos e apresentarem um maior desenvolvimento físico, dão boas rufionas ou bom peso na hora do abate.

Grande abraço

Mineirinho Artes disse...

Obrigado pela atenção Zé.
Aki em casa uma vez comprei umas bezerras e quando ficaram adultas uma delas era maninha, ps: aki se fala "manina". Foi para o abate e pesou 19 arrobas e 6kg de peso morto.
Lucas - Sítio Palestina
Forte abraço e T+

Gir das Paineiras disse...

Lucas, normalmente este é o destino destas novilhas, a única vantagem é que pesam bem demais e são precoces para terminação de carcaça, é uma forma de diminuir o prejuízo.

Grande abraço