segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Touros Antigos: Rocar Orvalho Zonado e Gaiolão DC


Dando continuidade aos comentários sobre os touros antigos falaremos sobre dois reprodutores pouco usados, mas que deixaram animais importantes para a raça espalhados por todo o país, são eles Rocar Orvalho Zonado e Gaiolão DC, dois importantes representantes das mais antigas seleções da raça.

Começaremos falando do Rocar Orvalho, filho do Zonado Maxixe (368,43 PTA no sumário da ABCZ/Unesp), importante reprodutor que deixou uma família consagrada na Estância Silvânia, já que a Rocar Juju Zonado é filho dele também, sendo assim Rocar Orvalho é irmão paterno da mãe do Belur Kubera, Uranio da Silvânia, Zorro da Silvânia entre outros animais de muito destaque na raça; na parte baixa do pedigree, Rocar Orvalho é filho da Virtude, res com mais de 5.000 kg de leite e que vai a Juassui Virbay, portanto possui pedigree aberto para os grandes touros da atualidade.

Sobre o touro, em minha opinião e analisando as fotos, Rocar Orvalho é um touro de ótima profundidade, bom comprimento, garupa muito boa, linha de dorso poderia ser um pouco melhor, umbigo corrigido e muito bom, aprumos corretos, cupim poderia ser um pouco maior, mas é bem posicionado, pescoço de bom tamanho, saída de chifres corretas, com chifres chatos e não muito grossos, saem para baixo e depois viram para cima, marrafa correta, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina, além de uma pelagem chitada de vermelho interessante, suas filhas primam belo ótimo temperamento, longevidade e facilidade na ordenha, pelo menos pelas poucas filhas que conheço deste reprodutor é possível ver matrizes com ótimo sistema mamário, animais de estatura mais baixa, porém extremamente férteis e muito bons de caracterização, por estes atributos eu considero o Rocar Orvalho uma excelente opção para refrescamento de sangue e certamente gostaria de ver este animal com mais frequência nos pedigrees dos animais. É provado com 188,1 de PTA no sumário da ABCGIL/Embrapa e 270,5 no da ABCZ/Unesp.


______________________________________________________________

Outro reprodutor importante para a raça é o Gaiolão DC, touro que fez história na Estância Jasdan e na seleção do sr. João Feliciano Ribeiro em Paraopeba/MG que teve inicio nos anos 30. Gaiolão DC era filho do P.K. Bagyiar DC, touro POI filho do grande Pushpano Importado, sua mãe, Bermuda DC, por sua vez resgatava o sangue da Rúpia Importada, res que veio na importação de 62 pelo sr. Celso Garcia Cid, e da grande Virbay III, res maravilhosa que gerou o Virbay branco, touro que deixou muita coisa boa na Calcioândia, esta é uma linhagem que carrega consigo a história da raça no Brasil.

Sobre o touro, em minha opinião e analisando as fotos, Gaiolão DC era um touro de pelagem vermelha intensa, e passa isso para os filhos, não me lembro de ter visto nenhum animal desta linhagem sem a predominância desta pelagem, touro de ótimo tamanho, profundo, bom comprimento, garupa levemente escorrida, linha de dorso correta, aprumos corretos, umbigo poderia ser um pouco mais curto, cupim volumoso e bem inserido, pescoço de ótimo tamanho, saída de chifres poderia ser um pouco mais baixa, nada que o penalize, chifres chatos, porém grossos (tende a produzir animais com chifres mais grossos, mas se bem acasalado este problema é facilmente corrigido), orelhas de bom tamanho e gavionadas, marrafa correta e uma cabeça masculina e um pouco pesada, enfim é uma linhagem extremamente interessante, já que tem um pedigree aberto e produz animais muito mansos, esta é uma das principais marcas desta linhagem, produtivos, longevos e de ótima pelagem. É um touro provado no sumário da ABCZ/Unesp com PTA de 101,48 kg e gostaria de ver com mais frequência o Gaiolão DC em pedigrees de animais espalhados pelo país, é um touro que agrega leite a um temperamento extraordinário em animais bem caracterizados e com muita longevidade.



Nenhum comentário: