segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - CA Gladiador e Degas da Mackllani

Neste inicio de ano gostaria de convidar os visitantes a discutir sobre os touros do 25º Grupo do Teste de Progênie da Embrapa/ABCGIL, acho a discussão extremamente válida para ajudar a todos nas escolhas dos animais, nas experiências já passadas e na sadia troca de informações. A cada no máximo 4 dias quero postar ao menos dois novos animais com comentários, quero ressaltar que será apenas uma opinião sem defender ou atacar qualquer seleção ou criador, o intuito é abrir uma discussão saudável sobre os animais que fazem parte do futuro do Gir Leiteiro e da raça como um todo.

Para iniciar esta discussão que seguira a ordem alfabética gostaria de falar do CA GLADIADOR da Fazenda Terra Vermelha de propriedade de Joaquim José da Costa Noronha (Kinkão) e Outro. CA Gladiador é filho de CA Átlia (Bemfeitor na CA Siberinha) com CA Heurequinha (V. Roopano M. II DC x CA Heureca) pedigree, portanto que une duas matrizes de destaque na raça, CA Siberinha, uma das principais reses da fazenda Bom Jardim e da seleção Campo Alegre e CA Heureca, matriz que fez nada menos que 8 touros provados e é mãe do líder do sumário de 2010, CA Sansão. Certamente é um pedigree de respeito e credenciado a ser destaque da bateria, porém a CA Heurequinha não produziu como a mãe, mas nada que tire a força leiteira deste jovem garrote.



Falando do reprodutor pelas suas características, CA Gladiador é um touro de boa profundidade, comprimento razoável, pescoço de tamanho correto, cupim bem inserido, saída de chifre em boa altura apesar de possuir chifres mais grossos, linha de dorso parece ser um pouco selado pela foto (melhor avaliar ao vivo para ter certeza), garupa boa, aprumos corretos e de boa ossatura, umbigo um pouco pesado, mas nada em excesso e um animal de boa pelagem chitada de vermelho. Boa opção de animal com ótimo pedigree leiteiro, deve ser bem acasalado devido a contar com Bemfeitor e Heureca em sua genealogia, estando aberto para linhagem Radar, Impressor, Cadarso, Rajastan, Vale Ouro e outras linhagens de sangue mais aberto, lembrar que o Jaguar TE do Gavião é irmão materno do Bemfeitor , a Heureca é filha do SC Impala Faizão e a Siberinha é filha do Everest.

___________________________________________

Segundo touro a ser comentado é o DEGAS DA MACKLLANI da Agropecuária Mackllani do criador José Renato de Fonseca Oliveira. Degas da Mackllani é filho do Radar dos Poções na Fiara TE do Gavião, res destaque na fazenda Calciolândia (seleção Gavião - Carlos Brant), filha do CA Everest e que conta com diversos filhos no Teste de Progênie, certamente o pedigree do momento unindo dois dos pilares do Gir Leiteiro de hoje; na linha baixa Degas ainda conta com Sara da Cal, mãe do Astro do Gavião entre outros animais de destaque.



Comentando o animal em si, temos um reprodutor de pelagem consistente, bonita e vermelha chitada, animal de bom comprimento, peca um pouco na profundidade que pode mudar com idade do animal quando “abre o peito”, umbigo muito bom ainda mais sendo filho do Radar, linha de dorso e garupa muito bons, saída de chifre correta (poderia ser um pouco mais baixa, mas nada demais), chifres um pouco grossos, cupim de bom tamanho, porém um pouco adiantado, pescoço de bom tamanho e aprumos muito bons e de boa ossatura. Em minha opinião Degas da Mackllani é um bom animal que honra o acasalamento do momento, Radar em linhagem Everest, deve ser bem acasalado principalmente com matrizes profundas e atentar para não fechar demais o sangue, esta aberto para linhagem Bemfeitor, Vale Ouro, Teatro, Cadarso, SC Oasis Hábil, Jaguar, Rajastan e outras.

Nenhum comentário: