sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - FB Fenix e Figo Poema FIV

Dando continuidade a lista de touros do 25º Grupo do Teste de Progênie da Embrapa/ABCGIL será comentado mais dois bons reprodutores, começaremos com FB FENIX de propriedade do Sr. José de Castro Rodrigues Netto (Zé de Castro) da marca FB. FB fênix é filho do Teatro (Espantoso na Nata) com a FB Visita (FB Radiano com FB Oiana), res que é neta do Cadarso, touro mais importante da seleção FB, tanto na linha baixa quanto na alta, Fenix possui um acasalamento que muito me agrada pelo fato do gado FB ser muito voltado ao leite e em minha opinião deixar as características raciais em segundo plano, e o Teatro da Silvânia caí como uma luva para colocar ótimo temperamento e melhorar o racial dos animais, outro aspecto importante é o fato de FB Fenix contar em seu pedigree com animais importantes de dois grandes criatórios do país, Cadarso e FB Radiano da marca FB e Jaca (que também é filha do Cadarso) e Nata da seleção Silvânia.



Comentando sobre o animal, em minha opinião FB Fenix éum belo reprodutor com linha de dorso correta, escorre um pouco de garupa, mas nada em excesso apenas tomaria cuidado para acasalar ele com matrizes ruins de garupa, comprido e de boa profundidade, umbigo muito bem corrigido, ótimos aprumos, cupim em bom tamanho e bem posicionado, pescoço de bom tamanho, ótima saída de chifre e pela foto parecem ser chatos e corretos, bela cabeça com uma ótima marrafa e uma pelagem moura clara que precisa de alguns cuidados na hora de acasalar, Fenix apresenta algumas manchas de despigmentação na barbela e na barriga sendo preciso tomar cuidado para não ser acasalados com matrizes que também tenham esta característica para evitar animais despigmentados. FB Fenix em resumo é um belo animal com pedigree mais aberto sendo preciso apenas evitar cruzamentos com filhas do Teatro, Nata, FB Radiano e Cadarso, certamente será um animal que pelo seu pedigree transmitirá leite sem perder em caracterização, parabéns a marca FB pelo ótimo animal.
____________________________________________

Segundo touro deste segundo post sobre o Teste de Progênie Embrapa/ABCGIL é FIGO POEMA FIV é o primeiro animal no teste do criador Henrique Cajazeira Figueira. Poema é filho do EFALC Paraiso Cajú, bom filho do Cajú de Brasília, com a Rara Alto da Estiva, excelente res adquirida do Sr. Silvio Queiroz Pinheiro, matriz filha do Maab Amuleto que vai a Cajú, sendo assim Poema tem Cajú de Brasília na linha alta como seu avô paterno e na linha baixa através de seu bisavô; Rara A. Estiva é irmã paterna do grande campeão da Expozebú Paranã Alto da Estiva, touro que terá o resultado divulgado agora em 2011, Figo Poema FIV tem pedigree de muito leite e muita raça.



Sobre o animal, em minha opinião Figo Poema FIV é um belo animal, com uma linda pelagem vermelha gargantinha, bastante profundo, acho que poderia ser um pouco mais comprido, mas esta longe de ser curto, umbigo de bom tamanho, garupa boa, bons aprumos, cupim bem inserido e de bom tamanho, pescoço poderia ser um pouco mais comprido (pode ser a foto, porém nada que o desclassifique), ótima saída de chifre que parecem ser de boa grossura, bela cabeça que parece de macho sem ser pesada e boa caracterização racial. Figo Poema FIV é um belo animal com ótimo pedigree, seu pai Paraiso Cajú tem fama de produzir filhas que cortam o leite quando emprenham e possuem lactação mais curta, porém já vi ótimas filhas deste animal produzindo muito bem em final de lactação e prenhas, certamente Figo Poema FIV será um belíssimo reprodutor com filhas produtivas já que é filho de uma das melhores vacas da atualidade, Rara Alto da Estiva, com um belo filho do Cajú (pai da Profana). Outro detalhe é que Figo Poema FIV esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Everest, Radar, Rajastan, Impressor e outras, exceção feita aos descendentes do Vale Ouro de Brasília já que Cajú é seu filho. Parabéns ao Henrique por esta estréia com o pé direito no TP, boa sorte que o Poema tem grande futuro.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei do Tourinho FB Fenix, Teatro é um touro que tem muito potencial e está precisando de um filho dê continuidade a sua qualidade.
Concordo com os comentários feitos por você zé, inclusive em relação aos acasalamentos e ainda acresento que sua pelagem eh ideal para acasalamentos para Girolando.

Quanto ao Figo, na minha opnião seu maior destaque é na magnífica pelagem. Sinceramente não acredito que será um dos destaques da bateria, mas sim mais uma boa opção de acalasamento.

Aguardo os demais touros.

Gir das Paineiras disse...

Obrigado pel visita Bruno, siga comentando que o propósito deste blog é fazer bons debates sobre a raça Gir e este tópico é para juntos avaliarmos os reprodutores da raça no futuro.

Grande abraço

Zé Eduardo Mello
Gir das Paineiras
Itapetininga/SP