quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Rajni Lapa VM e Reator de Taquipe

Seguindo com os comentários sobre os animais do 25º Grupo do Teste de Progênie ABGIL/Embrapa temos o touro RAJNI LAPA VM de propriedade dos senhores Eduardo e Rodrigo Simões da fazenda Lapa Vermelha, localizada em São Leopoldo/MG. Rajni Lapa VM é filho da belíssima Clemente da Lapa Vermelha, res extremamente leiteira, muito bem caracterizada e uma das melhores matrizes da marca Bey, Clemente é filha de Tacaré ZS, touro que deixou diversos bons animais e de grande importância para a seleção Lapa Vermelha, deixando animais belíssimos e leiteiros; na linha alta Rajni da Lapa VM conta com Prema Rajni, touro POI que serviu no rebanho do Sr. Geraldo Simões na década de 70, portanto Rajni Lapa VM conta com pedigree extremamente aberto para todas as linhagens sendo extremamente importante como opção para abertura de sangue dentro da raça.



Sobre o animal, em minha opinião, temos um animal extremamente equilibrado, com linha de dorso correta, escorre um pouco a garupa, umbigo em bom tamanho, mais profundo do que comprido, porém com bom comprimento, pelagem chitada de vermelha interessante, ótima saída de chifre, chifres chatos, orelha bem gavionada, cabeça leve e masculina, aprumos fortes e de boa ossatura, pescoço comprido e cupim bem inserido e em bom tamanho, pelo tamanho da base parece que irá se sustentar sem tombar, em resumo Rajni Lapa VM é um belíssimo touro e mais que isto, é uma ótima opção para a abertura de sangue dentro do Gir Leiteiro, já que é aberto a todas as linhagens dos dias de hoje, sendo uma saída para colocar muita caracterização em rebanhos onde há animais leiteiros, mas com baixos atributos raciais, torcer para o Rajni passar além de beleza também muito leite. Parabéns aos proprietários da marca Bey por esta “estréia” com o pé direito no PNMGL, boa sorte a todos.
____________________________________________

Continuando com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa temos o touro REATOR DE TAQUIPE de propriedade da Contrabras Agropecuária Ltda, localizada na fazenda Taquipe em São Sebastião do Passé/BA. Reator de Taquipe é filho do Teatro da Silvânia, touro que apesar de apresentar PTA não tão alta é utilizado em larga escala devido a sua capacidade de produzir animais bem caracterizados e extremamente mansos, reprodutor que me agrada, além de ser filho da grande EFALC Nata Lageado, res importantíssima para a seleção Silvânia do Sr. Eduardo Falcão; na linha baixa Reator de Taquipe é filho da matriz Fabulosa de Taquipe, res que vai a CA Everest em vaca Rajastan de Brasília, leite para todo lado, porém acho que o acasalamento com Teatro da Silvânia é extremamente feliz, já que tanto Rajastan quanto CA Everest são animais muito leiteiros, porém não tão bem caracterizados, boa escolha do criador.



Comentando sobre o animal em si, em minha opinião, temos um animal de pelagem chitada de vermelho muito boa, garupa com bom ângulo, linha de dorso um pouco selada, atentaria para acasalar com matrizes não tão boas nesta característica, bom comprimento e profundidade, aprumos pela foto me parecem um pouco curvos nos membros posteriores, porém nada que desclassifique o animal, umbigo em bom tamanho, cupim bem inserido e de bom tamanho pela idade do animal, saída de chifres em boa altura, chifres um pouco grossos demais e redondos, orelhas bem gavionadas e o pescoço poderia ser um pouco mais comprido; em resumo Reator de Taquipe é um bom animal com alguns pequenos problemas de caracterização que são facilmente corrigidos no acasalamento, por isso deve-se atentar quanto a res que será inseminada deste reprodutor, outro aspecto importante é quanto as linhagens abertas para este animal, pode-se utilizar genética do Reator de Taquipe em animais Bemfeitor, Vale Ouro, Radar, Impressor e Jaguar. Reator de Taquipe é um bom animal que deve ser usado em boas matrizes Gir onde se busca leite e um bom temperamento, já que seu pai, Teatro da Silvânia, transmite,essa caracteristica às suas crias. Parabéns ao criador pelo animal.

Um comentário:

Unknown disse...

Finalmente um touro que foje a mesmisse dos pedigres do teste de progênie... Sua mãe é uma das vacas mais completas do gir, contando tanto com beleza quanto com produtividade. E suas irmãs tão saindo tudo top.
Ranji é um touro impecável na caracterização, na maioria dos aspectos. E se provado positivo para leite com certeza vai ser a opção para os criadores que querem resgatar a caracterização dos seus animais, refrescar o sangue sem perder no leite. E essa é a grande necessidade do gir atualmente na minha opnião.
Parabéns ao criatório Lapa Vermelha pelo animal.


O outro tourinho é outro filho do Teatro da Silvânia, touro que como ja comentei anteriormente, é muito bom e necessita de um bom sucessor.
Quanto aos comentários morfológicos e sobre acasalamento concordo plenamente com o zé.
Vamos ver o que vira.

Aguardando os outros touros...