segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Guará Morro D'Água e JQR Saladino

Próximo da lista para comentarmos é o touro GUARÁ MORRO D’ÁGUA de propriedade do senhor Aníbal Eugenio Verceci da fazenda Bela Vista em Guapé/MG. Guará é filho do Nobre TE da Cal, excelente filho do CA Everest com a Senxém Raposo da Cal (uma das matrizes mais importantes da seleção do Sr. Gabriel Donato de Andrade da fazenda Calciolândia) e irmão completo do Napolitano TE da Cal e Nagy TE da Cal, seguramente uma das principais matrizes do cenário nacional e mãe de touros de central como Segredo e Apache. Na linha baixa Guará Morro D’Água é filho de Samaria TE da Cal, filha do Dalton Pati da Cal em vaca Cadarso; tanto na linha baixa quanto na alta, Guará conta com animais leiteiros e com boa caracterização.



Guará Morro D’Água é um animal que muito me agrada, em minha opinião tem bom comprimento, boa profundidade, garupa muito boa, peca um pouco na linha de dorso, sendo um pouco selado, atentaria neste fato para acasalar, umbigo um pouco comprido, pelagem chitada de vermelho bem interessante, cupim de bom tamanho e bem inserido, aprumos corretos, saída de chifres muito boa, chifres redondos, mas não grossos, orelhas gavionadas e em bom tamanho, cabeça leve e masculina, animal bem caracterizado e com boa conformação. Guará Morro D’Água possui um pedigree que reúne alguns pilares do Gir Leiteiro de hoje em dia como CA Everest, Senxém Raposo da Cal, Cadarso, Dalton e Pati, sendo assim possui linhagem bastante leiteira, mas sem deixar a caracterização de lado, é um reprodutor que poderá ser usado em reses Radar, Vale Ouro, Rajastan, Impressor e outras, como opção para imprimir caracterização, leite e animais comercias, já que possui uma genealogia com diversos animais famosos. Belo animal e uma boa alternativa para ser usado por criadores de todo país, parabéns ao proprietário.
____________________________________________

Segundo touro a ser comentado deste 3º post sobre o 25º Grupo do Teste de Progênie é JQR SALADINO de propriedade do Sr. Joaquim Rossi, da fazenda São José em Coqueiral/MG. JQR Saladino é filho do Diamante TE de Brasília, um filho do Meteoro de Brasília com a grande Luziada de Brasília, uma das melhores filhas do Fabuloso de Brasília, leite para todo lado; na linha baixa Saladino conta com Laguna, res cria do Sr. Joaquim Rossi e que vai a Bemfeitor em vaca Bey dos Poções, sendo assim JQR Saladino une em seu pedigree 3 importantes seleções do Gir Leiteiro, Calciolândia, Brasília e Poções.



Comentando o animal em si, acho que JQR Saladino é um animal de boa profundidade, um pouco curto, umbigo bem corrigido, linha de dorso correta, ótima garupa, pelagem chitada de vermelho interessante, aprumos não tão bons, apesar da foto não ajudar, mas parece que fecha um pouco os membros posteriores, cupim poderia ser um pouco maior e melhor inserido, pescoço de bom tamanho, saída de chifre um pouco alta, orelhas pouco gavionadas, chifres redondos e grossos e achei a cabeça pesada; em resumo JQR Saladino peca em caracterização, ao usar alguns dos descendentes do Meteoro de Brasília o que se busca são as características leiteiras desta linhagem, deixando os quesitos raciais um pouco de lado e JQR Saladino mostra isso, é um animal que tem muita força leiteira em seu pedigree, porém deixa a desejar em caracterização, vejo um bom animal para a produção de Girolanda, onde certamente produzirá filhas com ótimas lactações, no Gir é uma opção para as linhagens CA Everest, Impressor, Radar, Vale Ouro, Jaguar 3R e outras. Parabéns ao criador pelo animal.

Um comentário:

Unknown disse...

Guará é um bom tourinho, finalmente começaram a despontar os filhos do Nobre, touro que tem muito potencial e tem tudo para se consagrar um grande genearca da raça. Sua mãe, como zé comentou tem familia bastante leiteira, embora eu particularmente não goste da linagem pati da cal.
Resumindo, tourinho bem leiteiro que não peca tanto em caracterização. Na minha opnião vai servir para engrossar o leque de boas opçoes de touros.

Ja o Saladino é filho do Diamante que por sua vez é filho de Meteoro e tras consigo a maior caractristica dessa linhagem na minha opnião: a descaracterização racial.
Acredito que só não é pior nesse aspecto devido a familia materna.
É um tourinho com força leiteira porem que deve ter muito cuidado ao acasalar.

Fico aguardando os próximos.
Grande abraço!