sexta-feira, 25 de março de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Boris TE Bras., Brilhante TE da Silvânia e CA Czar

Boris TE de Brasília é a grande aposta da seleção do Flávio Perez nesta bateria; filho do grande raçador CA Everest na Oferenda de Brasília, certamente a filha de maior destaque do Impressor já que produziu mais de 15.200 kg de leite, sua mãe Ginger foi a primeira matriz a superar a marca de 10.000 kg, mostrando toda força leiteira deste pedigree. Em minha opinião, Boris Te de Brasília é um animal de bom comprimento, poderia ser um pouco mais profundo, ótima linha de dorso, garupa levemente escorrida, bons prumos, umbigo muito bom, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de tamanho regular, orelhas de bom tamanho, pouco gavionadas e abertas, saída de chifres muito alta com chifres redondos, porém finos e uma cabeça leve e masculina; certamente Boris TE de Brasília é um animal que coloca muito leite no rebanho, muito bom para acertar úbere, uma das grandes características do gado Brasília é o sistema mamário impecável, porém é um reprodutor que peca nos quesitos raciais, sendo o único senão deste bom reprodutor, seguramente estamos falando de um dos mais fortes candidatos desta bateria e em minha opinião é touro para se colocar entre os vinte primeiros do quadro geral. Pode ser acasalado com a linhagem Vale Ouro, Radar, Rajastan, Bemfeitor, Jaguar e Cadarso, atentar somente para o quesito racial das matrizes. Boa sorte a todos da fazenda Brasília na divulgação do teste.


_________________________________________________________________

Brilhante TE da Silvânia é ótimo representante da Estância Silvânia nesta bateria, um touro tem um pedigree com Bemfeitor na recordista Nata impõe certo respeito, fora isto ainda é irmão completo dos provados e consagrados Barbante e Bazuah TE Kubera . Bemfeitor dispensa comentários já que é pai não somente do vice-líder Vaidoso da Silvânia, mas também de outros animais de destaque, sendo líder absoluto por quatro anos do ranking Embrapa/ABCGil; falar da Nata é falar da seleção Silvânia, res que deixou os citados Barbante e Bazuah, além do Zorro, Teatro e Desejo, foi certamente uma das reses de maior destaque da seleção do Eduardo Falcão. Sobre o animal, em minha opinião, Brilhante TE da Silvânia é dos irmãos completos o mais parecido com o pai Bemfeitor, animal com comprimento muito bom, boa profundidade, linha de dorso correta, bons aprumos, umbigo de tamanho razoável, cupim muito volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco maior, saída de chifres muito boa, mas com chifres grossos e redondos, orelhas em bom tamanho e gavionadas, pelagem moura clara e atentaria para não despigmentar se usado em vacas muito claras, muito bom touro para ser usado em linhagem Radar, Everest, Jaguar, Impressor, Rajastan, Vale Ouro e Cadarso. Certamente é um touro que irá brigar pela ponta, a Nata colocou poucos touros no topo de suas baterias, Barbante é o mais bem colocado ficando em nono lugar na classificação geral, porém descendentes da Nata seguem fazendo sucesso nas pistas e em diversas fazendas, é uma família pra lá de provada. Boa sorte ao Eduardo Falcão, que venha mais uma surpresa com a marca Silvânia.


_________________________________________________________________

CA Czar é mais um touro da seleção Campo Alegre a ter a sua progênie testada pela Embrapa/ABCGil, de propriedade de Daniel Costa Mendes da família do Kincão, este touro é filho do CA Jardel, bom filho do CA Everest com a CA Faridy, CA Jardel é pai da consagrada CA Quartinha, ícone na raça Girolanda, só isto já mostra o potencial do animal; sua mãe, CA Hungria, é também mãe de uma das melhores matrizes da seleção Campo Alegre, a CA Quaresmeira, res com valor genético de quase 1.450 kg, família CA Czar tem de sobra. Quanto ao animal, em minha opinião, CA Czar é um animal de bom comprimento, profundidade razoável, ótima linha de dorso, garupa também muito boa, aprumos não dá para avaliar muito bem por causa da foto, umbigo de bom tamanho, cupim volumoso e bem inserido, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas e abertas, saída de chifres razoável, com chifres redondos e curvados para cima, porém finos e uma leve goteira. Apresenta pedigree aberto para todas as linhagens com exceção do CA Everest. CA Czar acho que será um touro para brigar pela parte intermediária da bateria, tem grande chances de ser provado, mas seria uma grande surpresa se o animal se colocar entre os 10 primeiros da classificação geral, porém estar em uma família de onde saiu a CA Quartinha permite buscar algo melhor, e certamente o CA Czar tem subsidio para tal. Boa sorte ao proprietário do animal, o resultado esta chegando e imagino a apreensão de todos.

4 comentários:

Matheus Alves disse...

Também acredito que o Brilhante TE da Silvânia irá brigar pela ponta. Seu pedrigree , Bemfeitor e Nata , diz tudo.

Gir das Paineiras disse...

Matheus, o Brilhante tem produzido bons animais, tem um pedigree bem consistente que já provou o Barbante e o Bazuah, a Silvânia tem feito bonito noss testes anteriores, certeza é que ele vai brigar bem pela ponta.

Abraços

Luis Carlos Betancourt Moreno disse...

Hermosos ejemplares muestran en su blegger, estamos interezados en adquirir embriones para mejorar nuetra genetica en Venezuela

Gir das Paineiras disse...

Gracias por su visita a nuestro blegger Sr. Betancourt. Estes toros non son de nuestra propriedad, pero es posiblea hacer embriones con esta genetica o con otros toros tambien, en nuestro site (www.girpaineiras.com.br) tiene algunas imagens de nuestro ganado. Llevar los embriones penso ser mas interesante ya que se puede llevar una gran quantidad y sin los problemas de lo transporte.

Se necessitas entre en contacto via e-mail (zemello@girpaineiras.com.br)

Saludos

José Eduardo Mello
Gir das Paineiras