Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro CK LABOR de propriedade do Sr. César Henrique Bastos Khoury da fazenda São Geraldo em Poté/MG. CK Labor tem pedigree extremamente voltado para leite, já que é filho do CA Sansão, líder do ranking e pai de animais com Belur da Kubera e Fita FIV F. Mutum; na linha baixa, CK Labor é filho da CK Eva, res que vai a Bemfeitor Raposo da Cal, pai do Pioneiro da Cal e Vaidoso da Silvânia, em uma matriz fechada na seleção FB, pois é filho do touro símbolo da marca, FB Cadarso, na FB Gandaia. Tem leite pra todo lado.
Sobre o touro, em minha opinião, CK Labor é um animal de pelagem chitada de vermelha, com boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, escorre um pouco de garupa, linha de dorso levemente selada, possui bons aprumos, umbigo pesado (cuidado para usar em filhas do Radar), cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço um pouco curto, orelhas de tamanho razoável, gavionadas e levemente abertas, saída de chifres alta e com chifres um pouco grossos e redondos, cabeça leve e masculina. Enfim, acho o CK Labor um animal com pedigree muito forte para leite, deixando a caracterização um pouco de lado, sendo um reprodutor que deve ser usado em animais mais caracterizados levando em conta o umbigo, saída de chifres e linha de dorso, certamente é um animal que colocará muito leite no rebanho já que tem uma genealogia que o credencia a isto; pode ser acasalado com as linhagens Radar, Vala Ouro, Jaguar, Impressor e Rajastan . Parabéns e boa sorte ao proprietário do animal.
____________________________________________
Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro KALIKA FIV VILA RICA de propriedade do Sr. José Renato Fonseca Oliveira da fazenda Vila Rica em Cocalzinho/GO. Touro cria do Sr. Dilson Cordeiro, Kalika FIV Vila Rica é um bom filho do Radar, com uma bela pelagem vermelha gargantilha, com a Solução de Brasília, res fechada na seleção do Sr. Flávio Perez e que vai a Impressor em uma vaca Cajú, achei interessante o acasalamento pelo fato de que a linhagem do Impressor tem a tendência de produzir animais mais ariscos, por outro lado os filhos do Radar são em geral animais mais dóceis.
Comentando o animal, em minha opinião, Kalika FIV Vila Rica é um animal de bom comprimento, profundidade também boa, garupa muito boa, linha de dorso correta, aprumos bons, umbigo um pouco pesado, porém muito bom se levarmos em conta ser um filho do Radar, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço curto, saída de chifres um levemente alta, com chifres redondos, porém finos, orelhas grandes (típicas do Radar), soltas e levemente gavionadas, cabeça masculina e um pouco pesada, enfim, Kalika FIV da Vila Rica é um belo animal com pedigree leiteiro, porém seu pai Radar colocou um pouco de caracterização, porte e profundidade, sendo assim pode ser acasalado com as linhagens Jaguar, Everest, Rajastan e Cadarso, quando se busca um animal que acrescentará leite sem perder no racial. Parabéns a seleção Vila Rica e ao proprietário pelo animal.
____________________________________________
Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro DON JUAN FIV de propriedade do Sr. Ricardo Alves da Conceição da fazenda Santa Terezinha em Planaltina/DF. Don Juan FIV é filho do Cajú de Brasília, sendo assim, é irmão paterno da Profana de Brasília, do Modelo TE de Brasília e do Vale Ouro da Silvânia, só pelo pai já o credencia como um animal de família bem leiteira; na linha baixa sua mãe é a Integra TE da Pecplan, res com pesagem acima de 11.000 kg e filha do FB Cardarso em vaca Sandalo; pedigree muito leiteiro e não tão fechado, ainda abre para algumas linhagens.
Sobre o animal, em minha opinião, Don Juan FIV é um animal de pelagem vermelha gargantilha bem consistente, possui bom comprimento, falta profundidade, linha de dorso muito boa, garupa boa, aprumos corretos, umbigo bem corrigido, cupim pequeno, porém bem posicionado, pescoço de bom tamanho, saída de chifres alta, com chifres redondos, de espessura mediana, orelas de bom tamanho, gavionadas, porém abertas, cabeça masculina e um pouco pesada. Don Juan é certamente uma boa escolha para fazer Girolanda, para Gir é um touro que precisa acasalar com matrizes mais profundas e com cabeças mais leves e raçudas, tem alguns defeitos simples de corrigir no acasalamento, sendo uma opção onde o que se visa é o acréscimo de leite no rebanho, já que tem pedigree para isto. Parabéns ao proprietário pelo animal
____________________________________________
Último touro desta nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa, comentaremos o animal GERENTE FIV DE BRASÍLIA de propriedade do Sr. Flávio Perez da fazenda Brasília em São Pedro dos Ferros/MG. Gerente FIV de Brasília é a união de dois recordistas da raça, já que na linha alta é filho do primeiro do ranking, CA Sansão, com a res com maior lactação já aferida até hoje, Setiba de Brasília, com mais de 18.300 kg, portanto Gerente FIV de Brasília é irmão paterno de animais de destaque como Belur, Urânio, Fita, entre outros, e sua mãe é a mais produtiva filha do Modelo TE de Brasília dentro da raça, a fazenda Brasília entrou no teste certamente com um dos animais com maior força leiteira de seu plantel.
Sobre o animal, em minha opinião, Gerente FIV de Brasília é um animal de pelagem vermelha chitada, apresenta boa profundidade, peca um pouco no comprimento, garupa levemente escorrida, linha de dorso razoável, sendo ligeiramente selado, umbigo bom apesar de estar contraído, aprumos corretos, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço de tamanho mediano, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas, porém abertas, saída de chifres um pouco alta, com chifres finos, porém redondos, apresenta goteira, cabeça masculina e eu achei um pouco pesada; enfim, Gerente FIV de Brasília é um belo animal onde o que se busca é o acréscimo de leite dentro do rebanho, tanto seu pai quanto sua mãe não primam pela caracterização racial, mas os números dos dois falam por si só, sendo ambos animais de destaque ímpar dentro da raça e vejo o Gerente FIV de Brasília como um grande representante deste acasalamento, sendo um touro que certamente produzirá animais muito leiteiros. Outro ponto importante é o acasalamento do CA Sansão, touro que não tem como ponto forte o sistema mamário, com a linhagem Cajú que prima exatamente por esta característica. Gerente FIV de Brasília esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Radar, Impressor, Rajastan e Cadarso. Parabéns ao Sr. Flavio Perez e a todos da Brasília pelo animal.
____________________________________________
Obrigado a todos que acessaram o Blog e que comentaram sobre os animais, em breve irei comentar sobre os touros que terão o resultado divulgado durante a Expozebú.
Abraços
Zé Eduardo
Gir das Paineiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário