segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Fórum TE Star e Templo do Gavião

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro FÓRUM TE STAR de propriedade do Sr. Fernando Rodrigues Ferreira Leite da fazenda São Pedro da Barra em Padre Bernardo/GO. Fórum TE Star é um filho do Teatro da Silvânia trazendo, portanto, o sangue Efalc Nata Lageado consigo, res de indiscutível destaque dentro da raça, sendo Teatro um dos seus filhos mais famosos; na linha baixa Fórum TE Star conta com Eliah TE de Kubera, matriz que vai ao grande CA Everest, pai dentre outros do CA Sansão, em um vaca Caju de Brasília, pai da Profana e do Modelo, aliando assim muito leite através da sua mãe com um animal mais caracterizado através de seu pai Teatro da Silvânia, o acasalamento me agrada já que coloca mais raça sem perder em produção, confiabilidade e em comercialização.



Sobre o animal, em minha opinião, Fórum TE Star é um bom animal de pelagem vermelha chitada, com boa profundidade, falta um pouco de comprimento, garupa boa, linha de dorso um pouco selada, aprumos parecem corretos (foto não ajuda muito), umbigo pesado (cuidado para acasalar com filhas do Radar), cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas bem gavionadas, bom tamanho, parece que não são abertas (foto não ajuda), saída de chifres um pouco alta, chifres saindo para cima, redondos e um pouco grossos, cabeça leve e masculina. Fórum FIV Star é uma boa opção para colocar muito leite no rebanho através de um filho do Teatro com cor consistente, pedigree forte em produção, principalmente através da linha baixa, estando aberto para as linhagens Radar, Jaguar, Bemfeitor, Impressor e Rajastan. Parabéns e boa sorte ao proprietário.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro TEMPLO DO GAVIÃO do Sr. Carlos Roberto Caldeira Brant da fazenda Gavião em São Pedro do Suaçuí/MG. Templo do Gavião é filho do líder do ranking CA Sansão, portanto neto do CA Everest com a CA Heureca, res com mais de 8 filhos provados no teste; na linha baixa Templo do Gavião é filho da Petra da Cal, matriz que vai a Meteoro com a Umidade TE do Gavião, que por sua vez é filha do Bemfeitor com a Sara da Cal, é leite para todo lado em um pedigree recheado de animais de destaque na raça, de touros podemos destacar CA Sansão, CA Everest, SC Impala Faisão, Rajastan, Meteoro e Bemfeitor, as matrizes não ficam para trás e unem em um pedigree animais como Sara da Cal, Grinalda TE de Brasília e CA Heureca, sendo assim uni as principais seleções do Gir Leiteiro sob o importante nome do Sr. Carlos Brant.



Comentando sobre o Templo do Gavião em si, em minha opinião, temos um animal de pelagem vermelha com uma grande chita no quarto traseiro, reprodutor de boa profundidade, comprimento razoável, ótima garupa, linha de dorso também correta, bons aprumos, umbigo parece um pouco pesado (esta retraído na foto), pescoço de bom tamanho (poderia ser um pouco maior), orelhas de bom tamanho, gavionadas e levemente abertas, saída de chifres corretas, chifres redondos e de espessura mediana, cabeça leve e masculina. Templo do Gavião me surpreendeu pelo acasalamento já que nem CA Sansão nem Meteoro de Brasília primam pela caracterização racial, porém o tourinho apresenta uma conformação melhor do que o esperado, junto a isso carrega também um pedigree extremamente consistente em leite, estamos falando das mais importantes seleções do Gir Leiteiro sob a tutela de uma marca como a da fazenda Gavião; Templo do Gavião esta aberto para as linhagens Vale Ouro, Jaguar, Radar, Impressor e Cadarso, tomaria apenas cuidado para acasalar o animal com matrizes bem caracterizadas. Parabéns ao Sr. Carlos Brant pelo belo animal e boa sorte no teste, certamente o Templo do Gavião será um forte candidato a se sair bem neste grupo

Nenhum comentário: