sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Pradesh dos Poções e Hábil FIV F. Mutum

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro PRADESH DOS POÇÕES de propriedade da Agropastoril dos Poções da fazenda dos Poções em Jequitiba/MG. Pradesh dos Poções é um animal fechado na seleção do Sr. Arthur Souto Maior Filizzola, já que é filho do Radar dos Poções, importante touro vendido para a Colômbia onde fez muito sucesso e que hoje é destaque na seleção de Gir, tendo muitos filhos de destaque como o Emulo dos Poções e Atlântico da Silvânia; na linha baixa, Pradesh dos Poções é filho de uma das mais belas matrizes dos Poções, Lindsey dos Poções, res que remonta aos grandes touros da seleção Poções, Andaka, Sadhu e Dadanyio, sendo assim, Pradesh dos Poções traz consigo a história de uma das maiores e mais antigas seleções dentro da raça.



Sobre o animal, em minha opinião, temos um reprodutor com uma belíssima pelagem vermelho gargantilha, a pelagem vermelha é predominante na seleção Poções, com ótimos aprumos, garupa também muito boa, linha de dorso um pouco selada, mas nada que mereça destaque, ótima profundidade, comprimento normal, poderia ser um pouco mais comprido, umbigo muito pesado (marca registrada do Radar dos Poções) merece cuidado ao acasalar, cupim de tamanho razoável, mas bem inserido, pescoço de tamanho normal, boa saída de chifres, chifres redondos, porém não muito grossos, orelhas compridas e bem gavionadas e cabeça um pouco pesada, enfim Pradesh dos Poções é um ótimo garrote, tendo apenas que atentar para o umbigo comprido e a cabeça pesada na hora de acasalar os animais, fora isto é um animal que tende a colocar leite no rebanho com uma pelagem vermelha que muito me agrada, além disto esta aberto a todas as outras linhagens com exceção a do Radar. Parabéns ao Sr. Arthur Souto Maior Filizzola pelo belo animal e boa sorte a todos da Agropastoril dos Poções.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro HABIL FIV F. MUTUM de propriedade do Sr. Léo Machado Ferreira da fazenda Mutum em Alexandria/GO. Hábil FIV F. Mutum conta em seu pedigree com o líder do sumário, CA Sansão, touro que dispensa comentários e que imprime muito leite em seus descendentes; na linha baixa, Hábil não deixa por menos, já que é filho da grande campeã nacional de 2004, Dengosa TE F. Mutum, res extremamente bela e leiteira, matriz que faz história dentro da raça e que tem em sua genealogia o sangue Santa Cruz através de seu pai, S.C. Uaçai Jaguar, sendo assim é irmã paterna do Jaguar TE do Gavião. Por si só o pedigree do Hábil FIV F. Mutum já impõe respeito e o credencia a ser um dos destaques da bateria, soma-se a isto o fato de sua irmã completa Fita FIV F. Mutum ser a grande campeã e recordista do torneio leiteiro da Megaleite de 2010 com média acima dos 48 kg/dia.



Sobre o animal, eu acho o Hábil FIV F. Mutum um belo animal com pelagem vermelha chitada consistente, possui aprumos corretos, ótima garupa, linha de dorso também muito boa, ótima profundidade com bom arqueamento de costelas, comprimento bom, poderia ser melhor, mas nada que comprometa o animal, umbigo regular, um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem posicionado, pescoço de bom comprimento, saída de chifres corretas com chifres finos e chatos, orelhas em bom tamanho e bem gavionadas, cabeça leve e masculina com uma pequena goteira, vejo em Hábil FIV F. Mutum um dos, se não o melhor filho do CA Sansão no mercado, animal harmonioso e que carrega consigo um pedigree muito consistente em leite sem deixar a caracterização de lado, já que sua mãe, Dengosa TE F. Mutum, é um exemplo de funcionalidade e beleza. Hábil FIV F. Mutum está aberto para as linhagens Bemfeitor, Radar, Impressor e Rajastan. Parabéns à fazenda Mutum, um dos poucos redutos da seleção 3R de Uberaba, por mais este belíssimo animal que certamente será um dos destaques da bateria, boa sorte ao Léo Machado.

9 comentários:

Unknown disse...

Ai sim uma boa dupla de tourinhos!!

Pradesh dos Poções é um touro que me lembra muito o Emulo dos Poções.
Tem linhagem fechada em poções, sendo filho do Radar em Lindsey.
Possui algumas característica que o penalizam, como o umbigo muito grande, a cabeça bem pesada, e a orelha muito grande.
Creio que transmitirá muito leite, porem temq ser bem acasalado.



Agora tenho que começar parabenizando o criador desse belíssimo animal que é Hábil FIV F. Mutum. Ele conseguiu unir alta produção com boa caracterização racial. Esse é o Gir leiteiro que o mercado quer!!
Dengosa, sua mãe, fez o milagre de consertar em muitos aspectos o defeitos de Sansão. Aplausos para ela que ela merece!!
Portanto Hábil agrega muito harmoniosamente leite e caracterização, tornando-se assim um touro de fácil acasalamento. Podendo ser usado em animais melhorando esses dois aspectos.

Grande abraço e até a próxima!!

Gir das Paineiras disse...

Bruno, assino embaixo em tudo que escreveu, Habil é um touro que muito me agrada e certamente é o melhor filho do Sansão, sua irmã, Fita, tb assina embaixo. Pradesh é o Emulo escrito, vamos ver so coloca leite como o irmão paterno.

Abraços

luizzz disse...

Gosto muito dos 2 touros, Pradesh representa o criatório Poções o mais indiano do gir leiteiro, seu pai Radar um fenômeno da raça e sua Mãe Lindsey a matriz tem uma beleza de deixar qualquer criador satisfeito.Creio que Pradesh vai colocar beleza em seus descendentes como raça ,peso e leite.
Hábil um dos melhores filho de Sansão para caracterização racial , sua mãe bela vaca do criatório Mutum e animal extremamente leiteiro, parabéns á Léo Machado.
Dengosa fez só animais top do gir
exemplo: Fita , Fardo, Lactose , Edra ,etc . E Hábil não é diferente, belo animal e esperamos que brilhe no teste de progênie como te pai.E agradeço à gir das paineiras pelo espaço e a troca de opiniões.

Gir das Paineiras disse...

Luiz, seja bem vindo e faça deste espaço todo seu, é isto mesmo que queremos, fazer um debate sadio para a raça e a todos os criadores.

Grande abraço

Zé Eduardo

prisma disse...

De um modo geral, concordo com as avaliações dos colegas Bruno, Zé Eduardo e Luiz. Os dois tourinhos perdem em "confiança racial" para o Ragni e o Gaiato mas, ganham em "confiança produtiva". Portanto, formam o quarteto de destaque do 25º grupo. Destaque negativo para Pradesh, em relação à cabeça, orelha e umbigo (exagerados). Abraços!

prisma disse...

Havia me esquecido do Cabral, que, na média geral, ganha do irmão Pradesh. Retifico, portanto, o quarteto, substituindo o Pradesh pelo Cabral. Abraços.

Pacheco disse...

Habil . Touro destaque desta bateria, e um dos mais completos em termos raciais + leite. Porem pedigree ja muito utilizado.

ReigyBraz disse...

já vi uma filha da dengosa com CA Paladino que não deu leite nem pra amamentar a bezerra ... kkkk .... mas, este reprodutor ai é bacana ... precisava ter mais pescoço .... grande abraço

Srhael M Alves disse...

pradesh seria hj o melhor touro para a casalar com animais sangue Sansao, Bem Feitor, Caju? QUais outras opções além dele vcs pensam hj em abrir o sangue pensando em leite e fugindo dos três q citei?