segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Nero FIV 2B e Big FIV Cal

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro NERO FIV 2B do Sr. José Afonso Bicalho da Silva da fazenda Cachoeira em Ferros/MG. Nero FIV 2B é filho do Radar dos Poções, touro símbolo da seleção Poções, sendo assim é irmão paterno de animais de destaque como Atlantico da Silvânia e Emulo dos Poções; na linha baixa Nero FIV 2B é filho da Fada TE do Gavião, res cria do Sr. Carlos Brant e que vai ao grande CA Everest, pai dentre outros do líder CA Sansão, na Abada TE Raposo da Cal, filha do Raposo, sendo irmã paterna do Bemfeitor Raposo da Cal, pai do segundo do ranking Vaidoso da Silvânia, portanto Nero FIV 2B tem um pedigree com animais de muito destaque, extremamente leiteiro com um leve toque de caracterização através de seu pai Radar dos Poções.



Sobre o touro, em minha opinião, Nero FIV 2B é um animal de boa profundidade, comprimento razoável, boa garupa, ótima linha de dorso, bons aprumos, umbigo em um tamanho bom ainda mais sendo filho do Radar que costuma produzir animais com umbigo muito pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, mas nada que tire pontos, orelha bem gavionadas, em bom tamanho, porém um pouco abertas, saída de chifres um pouco alta (pode ainda melhorar devido a idade do animal, um dos mais jovens do teste), chifres redondos, porém finos e uma cabeça leve e masculina, enfim, Nero FIV 2B é um belo animal de pelagem vermelha chitada que agrega muito leite em seu pedigree, sem esquecer de algumas características raciais, uma boa opção de filho do Radar dos Poções onde o umbigo não seja um grande limitante no acasalamento, um dos problemas do animal é quanto ao seu sangue mais fechado para as linhagens do Gir, tendo com opção de acasalamento as linhagens Vale Ouro, Jaguar, Rajastan e Impressor. Parabéns ao Sr. José Afonso Bicalho pelo belo reprodutor e boa sorte no teste.
____________________________________________

Continuando com nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa comentaremos o animal BIG FIV Cal do Sr. Gabriel Donato de Andrade da fazenda Calciolândia em Arcos/MG. Big FIV Cal é mais um filho do Modelo TE de Brasília no 25º Grupo, sendo assim é irmão paterno de diversos animais de destaque na raça, já que o Modelo é um dos principais animais da seleção Brasília; na linha baixa Big FIV Cal conta com a grande Juliana Cal, res de muito destaque na fazenda Calciolândia, sendo uma das melhores e mais produtivas filhas do CA Everest. Big FIV Cal traz em seu pedigree muito leite com animais importantes na seleção do Gir Leiteiro, não é a toa que estão representadas duas das mais vitoriosas fazendas dentro da raça, Brasília e Calciolândia.



Comentando o animal em si, em minha opinião, Big FIV Cal é um animal de boa profundidade, poderia ser mais comprido, ótima garupa, muito boa linha de dorso, aprumos corretos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço também de bom tamanho, umbigo parece ser de bom tamanho (esta contraído na foto), orelhas poderiam ser um pouco maiores, são gavionadas, porém abertas, saída de chifres muito alta com chifres grossos e redondos (cuidado para acasalar com matrizes de cabeças não muito caracterizadas), possui cabeça masculina, mas um pouco pesada, enfim, Big FIV Cal é um animal extremamente voltado para o leite, deixando as características da raça um pouco de lado, sendo uma ótima opção para agregar leite ao rebanho, já que vem respaldado pelas seleções mais importantes de raça, estando aberto para as linhagens Vale Ouro, Rajastan, Impressor, Jaguar e Radar. Parabéns a todos da fazenda Calciolândia pelo animal, e boa sorte a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Desanimei de comentar nas últimas 3 duplas de tourinhos.

Ambos com muitos defeitos raciais, com cruzamentos que insistem em um foco com o qual não concordo plenamente.

Aguardo por lotes melhores.

Gir das Paineiras disse...

Bruno, o animal da Calciolândia foi um que me decepcionou, a seleção deles a meu ver tem um gado muito bom, ainda mais se buscarmos nas matrizes antigas, animais bem caracterizados e leiteiros, tá certo que a foto não ajuda em nada, mas como a maioria do filhos do Modelo, o Big deixa a desejar em caracterização, provavelmente este animal estará na Expozebú e quero ver se consigo avalia-lo melhor; vejo como uma forma da Calciolândia entrar na briga do teste de progênie, já que seus animais andam ficando fora dos 5 primeiros a algum tempo.

Abraços