quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Destaque FIV da JGVA e Mustang FIV Badajós

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro DESTAQUE FIV DA JGVA de propriedade do Sr. José Geraldo Vaz Almeida da fazenda Belo Horizonte em Amargos/BA. Destaque FIV da JGVA une leite através de seu pai Modelo TE de Brasília, irmão paterno da grande Profana através de seu pai Caju de Brasília e pai da recordista Setiba, com caracterização e produção através da sua mãe Cafona TE F. Mutum, uma das melhores reses da seleção do Sr. Léo Machado da fazenda Mutum; Cafona, por sua vez, é filha do CA Paladino, touro provado que agrega o leite do CA Everest com o porte e beleza da Caçuli, na linha baixa Cafona resgata a grande seleção 3R de Uberaba, que encontrou na Mutum e na Badajós seus últimos recantos, já que é filha da Raia 3R B. Monte, matriz fechada na seleção 3R, portanto Destque FIV da JGVA agrega o leite da fazenda Brasília com a caracterização e produção da fazenda Mutum, além de resgatar o sangue 3R de Uberaba.



Comentando sobre o touro em si, em minha opinião, Destaque FIV da JGVA é um dos melhores filhos do Modelo TE de Brasília disponível no mercado, reprodutor de bela pelagem vermelha gargantilha bem consistente, ótimo comprimento (característica dos animais Paladino), bom arqueamento de costelas, garupa boa, linha de dorso também boa, aprumos corretos e fortes, cupim poderia ser um pouco maior e não sei se irá tombar, pescoço também poderia ser um pouco maior, umbigo de tamanho médio, poderia ser um pouco mais curto, saída de chifres boa, ainda mais sendo um filho do Modelo, chifres finos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina e parece ter uma pequena goteira, enfim Destaque FIV da JGVA é um belíssimo animal, como disse acima, uma ótima opção para usar a genética do Modelo, além de estar aberto para as linhagens Radar, Impressor, Rajastan, Jaguar e Bemfeitor. Parabéns ao Sr. José Geraldo pelo belo animal e muito boa sorte no decorrer do teste de progênie.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro MUSTAG FIV BADAJÓS do Sr. Leonardo Lima Borges da fazenda Badajós em Uberaba/MG. Mustang FIV Badajós é filho do Emulo dos Poções, um dos filhos de maior destaque do Radar dos Poções e touro que fez sucesso na Bolívia; na linha baixa Mustang conta com Afinal, uma das principais matrizes da seleção Badajós e res que resgata o sangue do gado 3R de Uberaba, genética que muito me agrada e uma das principais características da seleção do Sr. Leonardo Lima Borges, Afinal tem como avô paterno o grande Grafite 3R de Uberaba. Mustang FIV Badajós une muito leite e caracterização em um pedigree aberto.



Sobre o touro, em minha opinião, Mustang FIV Badajós é um belo animal de pelagem vermelha, com ótima profundidade, um pouco curto (Emulo costuma produzir animais assim), boa garupa, bons aprumos, umbigo corrigido apesar de estar com a bainha encolhida na foto, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço um pouco curto, orelhas com tamanho grande (marca da linhagem Radar), porém bem gavionadas, cabeça um pouco pesada, saída de chifres correta e chifres finos apesar de redondos, enfim, Mustang FIV Badajós é uma ótima opção de animal com o sangue mais aberto, principalmente para as linhagens Everest, Vale Ouro, Jaguar, Impressor, Bemfeitor e Rajastan, além de ser um belo animal de uma seleção que resgata o sangue 3R de Uberada, seleção esta da qual sou fã. Parabéns ao Sr. Luciano Borges e a todos da fazenda Badajós.

3 comentários:

prisma disse...

DESTAQUE FIV DA JVGA, é mais uma grande promessa de alta produção leiteira. Destaques para as costelas e o volume escrotal. Abraços!

Gir das Paineiras disse...

Ramilton, concordo plenamente com vc, e certamente este será um dos melhores filhos do Modelo, acho que o Destaque será um dos candidatos a líder desta bateria.

Abraços

Pacheco disse...

Mustang Otima pelagem e otimo pelo resgate da linhagem 3R com pedigree diferenciado.