segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Imperador MAMJ e Cabral do Villefort

Continuando com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa temos o touro IMPERADOR MAMJ de propriedade do Sr. Milton Almeida Magalhães Junior da fazenda Santa Bárbara em Uberlândia/MG. Imperador MAMJ é filho do atual líder do ranking, CA Sansão, em uma vaca irmã paterna do segundo, Vaidoso da Silvânia, sendo assim tem um pedigree consagrado na para produção de leite, CA Sansão (CA Everest) em vaca Bemfeitor. Sua mãe, Atração MAMJ, além de filha do Bemfeitor Raposo da Cal, na linha baixa conta com SC Oasis Hábil, um dos principais animais da seleção Santa Cruz dos irmãos Manoel e José João Salgado Filho e pai dentre outros animais da Teoria da Silvânia. Imperador MAMJ conta com uma genealogia muito leiteira e que une importantes seleções da raça.



Comentando o animal, em minha opinião, Imperador MAMJ é um animal de pelagem chitada de vermelho interessante, possui boa profundidade, peca um pouco no comprimento, garupa muito boa, linha de dorso um selada, cuidado para usar em matrizes de boa linha de dorso, umbigo um pouco comprido, tomaria cuidado para acasalar com a linhagem Radar, aprumos um pouco curvos, mas nada que prejudique o animal, cupim bem inserido e de bom tamanho, pescoço poderia ser um pouco mais longo, porém o Sansão as vezes produz animais de pescoços curtos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, saída de chifre poderia ser mais baixa, porém os chifres não parecem ser grossos e possui uma cabeça leve e masculina, enfim Imperador MAMJ é um bom animal quando o que se busca é um animal extremamente leiteiro e com pedigree comercial, já que sua genealogia conta com os líderes do ranking. Imperador MAMJ pode ser acasalado com as linhagens Radar (cuidado com o umbigo), Vale Ouro, Jaguar 3R e Impressor. Parabéns e boa sorte ao Sr. Milton Magalhães pelo animal.
____________________________________________

Próximo animal do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa a ser comentado é CABRAL DO VILLEFORT, de propriedade da Agropecuária Ivagro de Morada Novas de Minas/MG. Cabral do Villefort é todo fechado na seleção dos Poções do Sr. Arthur Souto Maior Filizzola, já que é filho do Radar dos Poções, touro que marcou história na Colômbia e que hoje vem fazendo bons animais pelo país e tem uma das doses de sêmen mais valorizadas do mercado, tanto que esta envolvido em um grande caso de falsificação de material genético, com a Querência dos Poções, res que vai a Atma Importado, portanto Cabral do Villefort possui pedigree aberto para todas as outras seleções.



Sobre o animal, em minha opinião, Cabral do Villefort é um animal de pelagem vermelha característica da seleção dos Poções, possui ótima profundidade, bom comprimento, mas poderia ser melhor, garupa muito boa, linha de dorso também muito boa, boa musculatura do traseiro, aprumos fortes e corretos, como a grande maioria dos filhos do Radar peca no umbigo sendo muito pesado, cupim bem inserido com boa musculatura e tamanho, pescoço de bom comprimento, saída de chifres corretas, porém os chifres parecem um pouco grossos, orelha de bom tamanho e gavionadas, cabeça masculina, porém um pouco pesada, enfim, acho o Cabral do Villefort um ótimo animal, com um pedigree aberto para linhagens Everest, Vale Ouro, Bemfeitor, Impressor e Jaguar 3R, sendo assim pode ser um animal que refresque ao menos um pouco o sangue dentro da raça, só tomaria cuidado para usar em vacas com bons umbigos e com cabeças mais leves, no restante é um belíssimo reprodutor. Parabéns ao proprietário e boa sorte a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Mais dois Tourinhos de futuro do teste de progênie de dois criatórios que estão fazendo seu plantel. Tendo como base esses touros para levar sua marca, posso dizer que começaram bem.

Imperador MAMJ é um touro com pedigree extremamente leiteiro e valorizado no mercado atual (Sansão x Benfeitor), em contrapartida carrega consigo alguns defeitos morfológicos, como o zé bem comentou, característicos de seu pai.
Por isso seus acasalamentos tem que ser muito bem vizados para e direcionados.

Já o outro touro, Cabral do Villefort, é um animal de pedigree fechado em poções, por isso pode ser usado para refrescar sangue, apesar de ser filho do Radar, touro muito usado.
Cabral é um touro que tem por sua maior vantagem a facilidade de acasalamento. Suas características morfológicas não são comprometedoras (a não ser o umbigo) e é um bom animal para se manter a caracterização sem perder em produção.
Na minha opnião é o melhor filho do radar nessa bateria.

Grande abraço!

prisma disse...

Concordo com os comentários do Zé Eduardo e do Henrique, acrescentando e destacando o ótimo perfil leiteiro do Imperador MAMJ (conheço bem a mãe, que é excelente) e, o conjunto do Cabral (com harmonia, exceção em relação ao umbigo - padrão radar)Destaco-o ainda, como sendo o terceiro melhor, até o momento, em caracterização racial. Parabéns a todos!