terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Milan TE da Sadonana e Degas Grotadas

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro MILAN TE DA SADONANA de propriedade da Agropecuária Sadonana e da fazenda Querência localizada em Onça do Pitangui/MG. Milan TE da Sadonana é mais um filho do Modelo TE de Brasília nesta bateria, sendo assim trás consigo o sangue de diversos animais de destaque dentro da raça como Profana, Setiba e Cajú; na linha baixa, Milan TE da Sadonana é filho de Joana da Sadonana, que por sua vez é filha do CA Everest em vaca Bemfeitor, sendo assim Milan TE da Sadonana une animais de destaque na fazenda Brasília (Modelo, Cajú e Vale Ouro) com o pai do primeiro do ranking (CA Everest, pai do CA Sansão) e também com o pai do segundo (Bemfeitor é pai do Vaidoso), é leite pra todo lado.



Comentando sobre o animal, em minha opinião, Milan TE da Sadonana é um animal de pelagem vermelha chitada extremamente consistente com ótima profundidade, um pouco curto, linha de dorso muito boa, garupa levemente escorrida, mas nada em excesso, umbigo parece de bom tamanho (o animal esta com o prepúcio contraído), aprumos um pouco curvos, cupim de bom tamanho, mas pela foto parece tombar, pescoço um pouco curto, saída de chifres alta, típica de animais filhos do Modelo, cuidado para acasalar com matrizes com esta característica, chifres redondos, porém não muito grossos, orelha em bom tamanho, gavionadas e levemente abertas e uma cabeça leve e masculina; enfim, Milan TE da Sadonana é um bom touro que carrega em seu pedigree muita consistência leiteira, já que descende de importantes famílias das principais fazendas da raça, é um ótimo animal para fazer Girolanda, no caso do Gir é preciso acasalar ele com matrizes mais bem caracterizadas onde o que se visa é um acréscimo na produção de leite. Pode ser acasalado com as linhagens Radar, Impressor, Rajastan e Cadarso. Parabéns ao proprietário pelo animal e boa sorte no teste.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro DEGAS GROTADAS de propriedade do Sr. Tomaz de Aquino Resende, da fazenda Rancho Fundo em Santo Antonio do Monte/MG. Degas Grotadas é filho do grande CA Everest, pai do líder CA Sansão, Nobre TE da Cal, entre outros; na linha baixa Degas Grotadas conta com Duda TE de Brasília, filha do Meteoro de Brasília, pai do Dom da Silvânia, com a Oferenda de Brasília, sem dúvida a matriz de maior destaque da linhagem Impressor, sendo assim Degas Grotadas possui uma genealogia voltada para o leite muito forte. Apesar do acasalamento entre animais Impressor e Meteoro perder em caracterização há o ganho quanto a temperamento, já que a linhagem Impressor tende a produzir animais mais bravos, enquanto que o Meteoro produz exatamente o contrário.



Sobre o animal, em minha opinião, Degas Grotadas é um animal de pelagem vermelha gargantilha bem escura, cuidado para acasalar com animais que produzam animais com pelagens “queimadas”, animal de boa profundidade, bom comprimento, aprumos fortes e corretos, boa garupa e linha de dorso, umbigo um pouco pesado, cuidado para usar em matrizes com umbigos maiores, cupim pequeno, porém bem inserido, pescoço de tamanho razoável, saída de chifres muito alta, chifres redondos e grossos, orelhas abertas, de bom tamanho, porém sem gavião e apresenta uma cabeça leve e masculina, concluindo Degas Grotadas é um animal para colocar leite no rebanho e certamente cumprirá bem este papel, já para ser acasalado com matrizes Gir, Degas Grotadas é um touro que precisa que as matrizes que sejam inseminadas com ele sejam bem caracterizadas devido os seus defeitos raciais. Degas Grotadas pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor, Cadarso, Vale Ouro e Radar. Boa sorte e parabéns ao proprietário pelo animal.

Nenhum comentário: