sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Harus FIV e Ele do Sucesso

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro HARUS FIV do Sr. Hélio Macedo de Queiroz do Sítio Vale Azul em Governador Valadares/MG. Harus FIV é filho do Modelo TE de Brasília, touro pai da Setiba de Brasília e irmão paterno da grande Profana de Brasília, já que também é filho do Cajú, reprodutor que alia muito leite a úberes funcionais, marca registrada da seleção Brasília; na linha baixa Harus FIV é filho da Dalila TE, res que vai a Nobre TE da Cal, pai de animais de destaque com Indira e irmão completo da Nagy TE da Calciolândia, com a Nigéria Cal, matriz de destaque e filha do Radar dos Poções, touro que dispensa comentários; sendo assim Harus FIV une muito leite e sistema mamário funcional através de seu pai, Modelo, com animais mais bem caracterizados, como Radar e Nobre, através de sua mãe.



Comentando sobre o animal em si, em minha opinião, Harus FIV possui uma pelagem moura clara muito apreciada para quem faz Girolanda, é um animal profundo, não é comprido, atentaria neste fato para acasalar com vacas mais compridas, garupa escorre um pouco, mas nada em excesso, aprumos corretos, umbigo pesado, provavelmente devido ao seu bisavô Radar, linha de dorso um pouco selada, cupim de bom tamanho, porém um pouco adiantado, pescoço também um pouco curto, porém pode ser devido ao cupim inserido mais a frente, saída de chifres mais alta, típica do Modelo, porém com chifres finos, orelha bem gavionadas, em bom tamanho, mas um pouco abertas e cabeça leve e masculina; enfim Harus FIV é um reprodutor que tem em seu pedigree muita consistência para leite, seu pai Modelo TE de Brasília é um touro que coloca muito leite nos descendentes, mas deixa a caracterização um pouco de lado, sendo assim Harus FIV, em minha opinião, é uma ótima opção para ser usado para fazer Girolanda devido ao seu pedigree muito leiteiro e a sua pelagem, ou para fazer Gir, mas sendo usado em animais mais caracterizados onde o que se busca é um acréscimo na produção de leite. Harus FIV esta aberto para as linhagens Bemfeitor (apesar de sua mãe ter Raposo lá no fim), Jaguar, Impressor e Rajastan. Parabéns e boa sorte ao proprietário pelo animal.
____________________________________________

Continuando com nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa comentaremos o animal ELE DO SUCESSO de propriedade do Sr. José Luiz Soares da fazenda Nossa Senhora Aparecida em Passos/MG. Ele do Sucesso é mais um filho do Modelo TE de Brasília nesta bateria, sendo assim trás consigo toda a bagagem leiteira da seleção Brasília do Sr. Flavio Perez , na linha baixa, Ele do Sucesso é filha da Pintura, res que é filha do líder do ranking Embrapa/ABCGil e pai de animais de destaque como Fita FIV F. Mutum e Urânio da Silvânia, CA Sansão, com a matriz Novidade dos Poções, res fechada na seleção do Sr. Arthur Filizzola e que vai a Husen dos Poções, portanto Ele do Sucesso une em seu pedigree três das mais importantes fazendas da raça, Campo Alegre, Poções e Brasília.



Sobre o animal, em minha opinião, Ele do Sucesso é um bom animal de pelagem chitada de vermelho, com boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas nada que condene o animal, linha de dorso pouca coisa selada, garupa muito boa, aprumos parecem um pouco curvos pela foto (é preciso avaliar melhor ao vivo), umbigo corrigido, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço também de bom tamanho (compatível com o animal), orelhas gavionadas e de bom tamanho, porém um pouco abertas, saída de chifres alta, atentaria nesta característica para acasalar com vacas de saída acima dos olhos, chifres médios e redondos e uma cabeça leve e masculina; enfim, Ele do Sucesso é um bom garrote que pode ser usado para colocar leite nos animais, gostei do acasalamento de linhagem Brasília com o CA Sansão, importante para corrigir o sistema mamário das filhas do Sansão, porém este acasalamento perde em caracterização, Ele do Sucesso esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Jaguar, Impressor e Rajastan, e é uma boa opção para fazer Gir e Girolanda. Parabéns e boa sorte ao Sr. José Luiz Soares pelo reprodutor.

Nenhum comentário: