segunda-feira, 28 de março de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Cafú, Cafú da Epamig e CAsper TE Kubera

Cafú é o primeiro animal da Bom Jardim da Serra do criador Guto Quintela a ter o seu resultado divulgado pela Embrapa/ABCGil. Cafú é filho do FB Cadarso, pai da Efalc Jaca, res que deixou a grande Efalc Nata além de outros importantes animais para a raça; na linha baixa Cafú conta Mangaba de Brasília, boa filha do Graduado de Brasília em vaca Udo de Brasília, portanto é fechada na seleção do Sr. Flávio Perez, leite pra todo lado. Sobre o animal em sim, em minha opinião, Cafú é um animal de boa profundidade, falta um pouco de comprimento, bons aprumos, umbigo um pouco pesado, linha de dorso muito boa, escorre a garupa, cupim muito volumoso e bem inserido, pela foto parece não tombar, pescoço poderia ser mais longo, orelhas muito pequenas, sem gavião e abertas, saída de chifres um pouco alta, com chifres redondos, porém não grossos e cabeça leve e masculina, me preocupa mais é o temperamento deste animal, já que vem de duas famílias que produzem animais mais ariscos, Graduado e Udo; pode ser usado nas linhagens Everest, Rajastan, Vale Ouro, Radar, Bemfeitor e Jaguar. Acho que Cafú será um touro que será provado, mas não vejo ele brigando pela ponta, devido ao pedigree leiteiro, mas que não conta com genética dos líderes de hoje, será uma surpresa se o Cafú liderar esta bateria, assim como também seria se ele não fosse provado. Boa sorte ao Guto Quintela e parabéns a todos da Bom Jardim pelo animal.


_________________________________________________________________

Cafú da Epamig e mais um animal da Fazenda Experimental Getúlio Vargas a ter a sua progênie testada pela Embrapa/ABCGil. Cafú da Epamig é filho do Bemfeitor Raposo da Cal, touro que liderou o ranking por quatro anos consecutivos e que é um dos grandes pilares do Gir leiteiro nos dias de hoje, pai de animais de destaque como Vaidoso da Silvânia e Barbante TE de Kubera, sendo assim o seu pai dispensa comentários; sua mãe é a Sadia da Epamig, res que produziu mais de 4.440 kg de leite no manejo da Epamig, o que certamente já credencia esta res como uma das grandes matrizes desta importante seleção. Sobre o animal em si infelizmente não posso comentar devido à falta de imagem do reprodutor, o que posso dizer é que a seleção Epamig sempre se caracterizou por produzir animais mais voltados para a produção de leite, e isto foi feito com muita competência ao longo dos anos, deixando a caracterização em segundo plano, outro aspecto importante é o pedigree mais aberto, o que nos dias de hoje torna-se um atrativo interessante aos criadores, sendo importante apenas evitar a linhagem Bemfeitor. Pelo pedigree classifico o Cafú da Epamig como um touro que irá brigar pela parte intermediária da bateria, mas me surpreenderia se este não fosse provado. Boa sorte a todos da Epamig.

_________________________________________________________________

Casper TE Kubera do Sr. Angelus Cruz Figueirasem dúvida alguma é um dos fortes candidatos a líder desta bateria, touro filho do líder CA Sansão com a Ovação de Brasília, um dos cinco melhores valores genéticos da fazenda Brasília, só por aí já vemos o potencial leiteiro deste touro; sua mãe, Ovação, é filha da Luzíada de Brasília com Jacaré de Brasília, irmão completo do Meteoro, portanto temos neste pedigree matrizes como CA Heureca, Luzíada de Brasília, Ovação de Brasília e Grinalda de Brasília, os reprodutores não ficam atrás, já que Casper TE Kubera conta com o líder CA Sansão, CA Everest, Jacaré de Brasília, SC Impala Faisão, Rajastan de Brasília, Fabuloso de Brasília e Udo de Brasília, é muita força leiteira num só animal. Sobre o animal em si, em minha opinião, Casper TE Kubera é um animal de pelagem vermelha chitada bem consistente, muito profundo, peca um pouco em comprimento, ótima linha de dorso, garupa correta, bons aprumos, umbigo pesado, cumpim muito volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser mais longo, orelhas de bom tamanho, sem gavião e levemente abertas, saída de chifres boa, chifres redondos virando para cima, porém finos, leve goteira e uma cabeça leve e masculina; pode ser usado nas linhagens Bemfeitor, Radar, Vale Ouro, Cadarso e Jaguar. Pelo pedigree e força leiteira é animal para brigar pela ponta da bateria e também para se colocar entre os dez primeiros da classificação geral, este é uma dos favoritos a desbancar grandes touros da raça, Casper TE Kubera é um animal para agregar muito leite no rebanho, onde se visa animais leiteiros, mas não tão bem caracterizados. Boa sorte ao Angeluz Cruz Figueira e a todos da Terra de Kubera.

7 comentários:

Anônimo disse...

É até chato ficar repetindo, mas é difícil aceitar como animais como esses são registrados como sendo da RAÇA GIR. Tudo bem, são leiteiros é o que diram os amantes dessa vertente.
Mas será que é impossível selecionar e encontrar animais produtivos e caracterizados racialmente?
Pra mim, um animal como o touro CAFÚ deveria ser registrado na raça girolando, 3/4 de gir e 1/4 de holandês. Não dá nem pra perder tempo comentando o restante, com poucas exceções de animais GIR.
Abraços. Lucas

Anônimo disse...

Corrigindo um erro de português. Na segunda frase onde está escrito "é o que diram os amantes..." leia-se "é o que dirão os amantes..."
Lucas.

Pacheco disse...

A expectativa gira em torno do Belur e Casper. Acho que não vão superar o pai em força leiteira e confiabilidade.

Gir das Paineiras disse...

Lucas, acho seu post extremamente válido, hj em dia acho que os grandes criadores perceberam que sem as qualidades raciais fica mais dificil vender os animais, mas acho que isto só será sentido mais adiante, com os filhos do Radar e outros reprodutores que conseguem unir o caráter comercial com uma dose de beleza racial.

Abraços

Gir das Paineiras disse...

Tudo bem Pacheco? Além destes tem mais uns 2 ou 3 que podem chegar junto nesta briga, certamente Casper e Belur são dois fortes candidatos, não podemos esquecer do Boris (já comentado no blog). Lembre-se do efeito "Vaidoso" que deixou todo mundo de queixo caído 2 anos atrás, já que era tido como um azarão, para muitas pessoas, e eu me incluo nesta, o Vaidoso era touro para ser provado e ficar no meio da tabela, no final vimos no que deu.

Abraços e continue comentando

Anônimo disse...

Prezado "Gir das Paineiras",
Acompanho o blog e gosto muito de seus comentários. Notei que na parte destinada ao touro Cafu da EPAMIG, não se encontra as características físicas e raciais do touro devido à ausência de uma foto do animal. Possuo uma, quando ele era jovem. Se servir, como posso enviá-la?
Esperando colaborar,
Beto.

Gir das Paineiras disse...

Beto, seria muito bem vinda esta foto. Virei a net de ponta cabeça atrás de alguma pista sobre o Cafú, se possivel e vc puder pode mandar ela para o meu e-mail, zemello@girpaineiras.com.br , e se der faça a sua descrição, acho importante a sua opinião e contribuição. Muito obrigado.

Abraços

Zé Eduardo