quarta-feira, 30 de março de 2011

Caso Radar: Informe da ABCZ

O caso Radar dos Poções parece que se encaminha para o final, espero que os culpados sejam achados e paguem pelo que fizeram à pecuária nacional. O perfil genético do touro já chegou dos EUA e foi divulgado pela ABCZ a todos os laboratórios, agora temos um verdadeiro e oficial perfil no qual nos basearmos. Hoje estive no escritório da ABCZ em São Paulo e fui informado que todos os animais que possuem genética Radar terão que provar a sua filiação, sendo assim mesmo os animais netos e bisnetos do touro em questão serão afetados, infelizmente isto poderá trazer prejuízos a muitos criadores, porém, em minha opinião, é o certo a ser feito.

Abaixo segue o link de um comunicado expedido pela ABCZ sobre o Caso.

http://www.abcz.org.br/banner/arq/informe.pdf

segunda-feira, 28 de março de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Cafú, Cafú da Epamig e CAsper TE Kubera

Cafú é o primeiro animal da Bom Jardim da Serra do criador Guto Quintela a ter o seu resultado divulgado pela Embrapa/ABCGil. Cafú é filho do FB Cadarso, pai da Efalc Jaca, res que deixou a grande Efalc Nata além de outros importantes animais para a raça; na linha baixa Cafú conta Mangaba de Brasília, boa filha do Graduado de Brasília em vaca Udo de Brasília, portanto é fechada na seleção do Sr. Flávio Perez, leite pra todo lado. Sobre o animal em sim, em minha opinião, Cafú é um animal de boa profundidade, falta um pouco de comprimento, bons aprumos, umbigo um pouco pesado, linha de dorso muito boa, escorre a garupa, cupim muito volumoso e bem inserido, pela foto parece não tombar, pescoço poderia ser mais longo, orelhas muito pequenas, sem gavião e abertas, saída de chifres um pouco alta, com chifres redondos, porém não grossos e cabeça leve e masculina, me preocupa mais é o temperamento deste animal, já que vem de duas famílias que produzem animais mais ariscos, Graduado e Udo; pode ser usado nas linhagens Everest, Rajastan, Vale Ouro, Radar, Bemfeitor e Jaguar. Acho que Cafú será um touro que será provado, mas não vejo ele brigando pela ponta, devido ao pedigree leiteiro, mas que não conta com genética dos líderes de hoje, será uma surpresa se o Cafú liderar esta bateria, assim como também seria se ele não fosse provado. Boa sorte ao Guto Quintela e parabéns a todos da Bom Jardim pelo animal.


_________________________________________________________________

Cafú da Epamig e mais um animal da Fazenda Experimental Getúlio Vargas a ter a sua progênie testada pela Embrapa/ABCGil. Cafú da Epamig é filho do Bemfeitor Raposo da Cal, touro que liderou o ranking por quatro anos consecutivos e que é um dos grandes pilares do Gir leiteiro nos dias de hoje, pai de animais de destaque como Vaidoso da Silvânia e Barbante TE de Kubera, sendo assim o seu pai dispensa comentários; sua mãe é a Sadia da Epamig, res que produziu mais de 4.440 kg de leite no manejo da Epamig, o que certamente já credencia esta res como uma das grandes matrizes desta importante seleção. Sobre o animal em si infelizmente não posso comentar devido à falta de imagem do reprodutor, o que posso dizer é que a seleção Epamig sempre se caracterizou por produzir animais mais voltados para a produção de leite, e isto foi feito com muita competência ao longo dos anos, deixando a caracterização em segundo plano, outro aspecto importante é o pedigree mais aberto, o que nos dias de hoje torna-se um atrativo interessante aos criadores, sendo importante apenas evitar a linhagem Bemfeitor. Pelo pedigree classifico o Cafú da Epamig como um touro que irá brigar pela parte intermediária da bateria, mas me surpreenderia se este não fosse provado. Boa sorte a todos da Epamig.

_________________________________________________________________

Casper TE Kubera do Sr. Angelus Cruz Figueirasem dúvida alguma é um dos fortes candidatos a líder desta bateria, touro filho do líder CA Sansão com a Ovação de Brasília, um dos cinco melhores valores genéticos da fazenda Brasília, só por aí já vemos o potencial leiteiro deste touro; sua mãe, Ovação, é filha da Luzíada de Brasília com Jacaré de Brasília, irmão completo do Meteoro, portanto temos neste pedigree matrizes como CA Heureca, Luzíada de Brasília, Ovação de Brasília e Grinalda de Brasília, os reprodutores não ficam atrás, já que Casper TE Kubera conta com o líder CA Sansão, CA Everest, Jacaré de Brasília, SC Impala Faisão, Rajastan de Brasília, Fabuloso de Brasília e Udo de Brasília, é muita força leiteira num só animal. Sobre o animal em si, em minha opinião, Casper TE Kubera é um animal de pelagem vermelha chitada bem consistente, muito profundo, peca um pouco em comprimento, ótima linha de dorso, garupa correta, bons aprumos, umbigo pesado, cumpim muito volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser mais longo, orelhas de bom tamanho, sem gavião e levemente abertas, saída de chifres boa, chifres redondos virando para cima, porém finos, leve goteira e uma cabeça leve e masculina; pode ser usado nas linhagens Bemfeitor, Radar, Vale Ouro, Cadarso e Jaguar. Pelo pedigree e força leiteira é animal para brigar pela ponta da bateria e também para se colocar entre os dez primeiros da classificação geral, este é uma dos favoritos a desbancar grandes touros da raça, Casper TE Kubera é um animal para agregar muito leite no rebanho, onde se visa animais leiteiros, mas não tão bem caracterizados. Boa sorte ao Angeluz Cruz Figueira e a todos da Terra de Kubera.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Boris TE Bras., Brilhante TE da Silvânia e CA Czar

Boris TE de Brasília é a grande aposta da seleção do Flávio Perez nesta bateria; filho do grande raçador CA Everest na Oferenda de Brasília, certamente a filha de maior destaque do Impressor já que produziu mais de 15.200 kg de leite, sua mãe Ginger foi a primeira matriz a superar a marca de 10.000 kg, mostrando toda força leiteira deste pedigree. Em minha opinião, Boris Te de Brasília é um animal de bom comprimento, poderia ser um pouco mais profundo, ótima linha de dorso, garupa levemente escorrida, bons prumos, umbigo muito bom, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de tamanho regular, orelhas de bom tamanho, pouco gavionadas e abertas, saída de chifres muito alta com chifres redondos, porém finos e uma cabeça leve e masculina; certamente Boris TE de Brasília é um animal que coloca muito leite no rebanho, muito bom para acertar úbere, uma das grandes características do gado Brasília é o sistema mamário impecável, porém é um reprodutor que peca nos quesitos raciais, sendo o único senão deste bom reprodutor, seguramente estamos falando de um dos mais fortes candidatos desta bateria e em minha opinião é touro para se colocar entre os vinte primeiros do quadro geral. Pode ser acasalado com a linhagem Vale Ouro, Radar, Rajastan, Bemfeitor, Jaguar e Cadarso, atentar somente para o quesito racial das matrizes. Boa sorte a todos da fazenda Brasília na divulgação do teste.


_________________________________________________________________

Brilhante TE da Silvânia é ótimo representante da Estância Silvânia nesta bateria, um touro tem um pedigree com Bemfeitor na recordista Nata impõe certo respeito, fora isto ainda é irmão completo dos provados e consagrados Barbante e Bazuah TE Kubera . Bemfeitor dispensa comentários já que é pai não somente do vice-líder Vaidoso da Silvânia, mas também de outros animais de destaque, sendo líder absoluto por quatro anos do ranking Embrapa/ABCGil; falar da Nata é falar da seleção Silvânia, res que deixou os citados Barbante e Bazuah, além do Zorro, Teatro e Desejo, foi certamente uma das reses de maior destaque da seleção do Eduardo Falcão. Sobre o animal, em minha opinião, Brilhante TE da Silvânia é dos irmãos completos o mais parecido com o pai Bemfeitor, animal com comprimento muito bom, boa profundidade, linha de dorso correta, bons aprumos, umbigo de tamanho razoável, cupim muito volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco maior, saída de chifres muito boa, mas com chifres grossos e redondos, orelhas em bom tamanho e gavionadas, pelagem moura clara e atentaria para não despigmentar se usado em vacas muito claras, muito bom touro para ser usado em linhagem Radar, Everest, Jaguar, Impressor, Rajastan, Vale Ouro e Cadarso. Certamente é um touro que irá brigar pela ponta, a Nata colocou poucos touros no topo de suas baterias, Barbante é o mais bem colocado ficando em nono lugar na classificação geral, porém descendentes da Nata seguem fazendo sucesso nas pistas e em diversas fazendas, é uma família pra lá de provada. Boa sorte ao Eduardo Falcão, que venha mais uma surpresa com a marca Silvânia.


_________________________________________________________________

CA Czar é mais um touro da seleção Campo Alegre a ter a sua progênie testada pela Embrapa/ABCGil, de propriedade de Daniel Costa Mendes da família do Kincão, este touro é filho do CA Jardel, bom filho do CA Everest com a CA Faridy, CA Jardel é pai da consagrada CA Quartinha, ícone na raça Girolanda, só isto já mostra o potencial do animal; sua mãe, CA Hungria, é também mãe de uma das melhores matrizes da seleção Campo Alegre, a CA Quaresmeira, res com valor genético de quase 1.450 kg, família CA Czar tem de sobra. Quanto ao animal, em minha opinião, CA Czar é um animal de bom comprimento, profundidade razoável, ótima linha de dorso, garupa também muito boa, aprumos não dá para avaliar muito bem por causa da foto, umbigo de bom tamanho, cupim volumoso e bem inserido, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas e abertas, saída de chifres razoável, com chifres redondos e curvados para cima, porém finos e uma leve goteira. Apresenta pedigree aberto para todas as linhagens com exceção do CA Everest. CA Czar acho que será um touro para brigar pela parte intermediária da bateria, tem grande chances de ser provado, mas seria uma grande surpresa se o animal se colocar entre os 10 primeiros da classificação geral, porém estar em uma família de onde saiu a CA Quartinha permite buscar algo melhor, e certamente o CA Czar tem subsidio para tal. Boa sorte ao proprietário do animal, o resultado esta chegando e imagino a apreensão de todos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Amado TE da Jacurutu, Belur TE Kubera e Bem Nado TE R. Grande

Amado TE da Jacurutu é de propriedade do senhor Raimundo Martins de Mesquita; é filho do Vale Ouro de Brasília com a Biriba TE Sandalo, res que vai a Sandalo no gado antigo da Calciolândia através da sua mãe Sabedoria da Cal. Na minha opinião, Amado da Jacurutu é um ótimo animal com pedigree aberto a várias linhagens, o que é extremamente importante nos dias de hoje, pelagem chitada de vermelha que eu acho muito bonita, animal de bom comprimento, peca um pouco na profundidade, boa linha de dorso, escorre levemente de garupa, mas nada demais, umbigo muito bom, bons aprumos, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de tamanho médio, orelhas bem gavionadas e de bom tamanho, saída de chifres boa com chifres redondos, porém finos, a foto não ajuda, mas parece ter uma leve goteira, possui cabeça leve e masculina, não vi o animal pessoalmente, mas o Vale Ouro de Brasília costuma dar animais de porte mais baixo, portanto é melhor acasalar com reses de porte elevado para não ficar com um gado muito pequeno. Acho que pode ser a surpresa do teste, tem poucos irmãos que o ajudem no resultado, mas os que têm são de respeito, Cajú de Brasília e seus filhos, por exemplo, não acho que será o líder, mas tem grandes chances de ser provado. Pode ser usado nas linhagens Bemfeitor, Everest, Radar, Impressor, Jaguar, Rajastan e Cadarso. Boa sorte ao criador na divulgação dos resultados.


_________________________________________________________________

Belur TE Kubera é de propriedade do Sr. Luiz Ronaldo de Paula; filho do líder do ranking, CA Sansão, com a grande Rocar Juju Zonado, uma das grandes matriarcas da raça e mãe do terceiro do ranking, Urânio TE da Silvânia. Em minha opinião, Belur TE Kubera é um animal de pelagem chitada de vermelho bem escuro (preto), não sei como classificar esta pelagem nos padrões da ABCZ, com algumas manchas de despigmentação, com ótima profundidade, peca no comprimento, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos bons também, umbigo pesado (cuidado para usar nas filhas do Radar), cupim grande e bem inserido, pescoço de bom tamanho, saída de chifres muito boa (ainda mais sendo filho do CA Sansão) com chifres finos e chatos, orelha grande e bem gavionada, cabeça leve e masculina. É uma das grandes apostas para esta bateria já que junta o primeiro do ranking com a mãe do terceiro, certamente será provado e brigará pela liderança da bateria, não estranharia o Belur TE Kubera se colocar entre os 20 primeiros. Pode ser usado nas linhagens Bemfeitor, Radar, Vala Ouro, Cadarso, Jaguar, Rajastan e Impressor. Boa sorte ao Luiz Ronaldo no início de maio.


_________________________________________________________________

Bem Nado TE da R. Grande é de propriedade do Sr. Miller Cresta de Melo Silva; filho do Nobre TE Cal, um dos melhores animais filho da grande Senxém Raposo da Cal, além de ser pai da Indyra e Dalila entre outras, sua mãe Gôndola resgata a linhagem R que se caracterizou pro produzir animais mansos e leiteiros. Em minha opinião, Bem Nado TE da R. Grande é um belo animal de pelagem chitada de vermelho, de boa profundidade, comprimento razoável, bons aprumos, umbigo pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas de bom tamanho e bem gavionadas, saída de chifres boa com chifres chatos e finos, cabeça leve e masculina. Acho que no teste é um dos azarões, apesar de eu achar um animal extremamente interessante no quesito racial, sua família não ajuda muito, seu pai esta em décimo terceiro no ranking e os outros filhos da Senxém não estão bem classificados, seu avô materno não participou do programa, certamente é um dos touros que eu gostaria muito que fosse provado e bem, assim ajuda a colocar sangue novo na raça, mesmo sendo da linhagem Everest. Pode ser acasalado com as linhagens Bemfeitor, Vale Ouro, Cadarso, Impressor, Rajastan, Radar e Jaguar. Boa sorte ao Miller Cresta na divulgação dos resultados.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo: CK Labor - Kalika FIV Vila Rica - Don Juan FIV e Gerente FIV de Brasília

Dando continuidade com os comentários dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa falaremos sobre o touro CK LABOR de propriedade do Sr. César Henrique Bastos Khoury da fazenda São Geraldo em Poté/MG. CK Labor tem pedigree extremamente voltado para leite, já que é filho do CA Sansão, líder do ranking e pai de animais com Belur da Kubera e Fita FIV F. Mutum; na linha baixa, CK Labor é filho da CK Eva, res que vai a Bemfeitor Raposo da Cal, pai do Pioneiro da Cal e Vaidoso da Silvânia, em uma matriz fechada na seleção FB, pois é filho do touro símbolo da marca, FB Cadarso, na FB Gandaia. Tem leite pra todo lado.



Sobre o touro, em minha opinião, CK Labor é um animal de pelagem chitada de vermelha, com boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, escorre um pouco de garupa, linha de dorso levemente selada, possui bons aprumos, umbigo pesado (cuidado para usar em filhas do Radar), cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço um pouco curto, orelhas de tamanho razoável, gavionadas e levemente abertas, saída de chifres alta e com chifres um pouco grossos e redondos, cabeça leve e masculina. Enfim, acho o CK Labor um animal com pedigree muito forte para leite, deixando a caracterização um pouco de lado, sendo um reprodutor que deve ser usado em animais mais caracterizados levando em conta o umbigo, saída de chifres e linha de dorso, certamente é um animal que colocará muito leite no rebanho já que tem uma genealogia que o credencia a isto; pode ser acasalado com as linhagens Radar, Vala Ouro, Jaguar, Impressor e Rajastan . Parabéns e boa sorte ao proprietário do animal.
____________________________________________

Segundo animal a ser comentado do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa é o touro KALIKA FIV VILA RICA de propriedade do Sr. José Renato Fonseca Oliveira da fazenda Vila Rica em Cocalzinho/GO. Touro cria do Sr. Dilson Cordeiro, Kalika FIV Vila Rica é um bom filho do Radar, com uma bela pelagem vermelha gargantilha, com a Solução de Brasília, res fechada na seleção do Sr. Flávio Perez e que vai a Impressor em uma vaca Cajú, achei interessante o acasalamento pelo fato de que a linhagem do Impressor tem a tendência de produzir animais mais ariscos, por outro lado os filhos do Radar são em geral animais mais dóceis.



Comentando o animal, em minha opinião, Kalika FIV Vila Rica é um animal de bom comprimento, profundidade também boa, garupa muito boa, linha de dorso correta, aprumos bons, umbigo um pouco pesado, porém muito bom se levarmos em conta ser um filho do Radar, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço curto, saída de chifres um levemente alta, com chifres redondos, porém finos, orelhas grandes (típicas do Radar), soltas e levemente gavionadas, cabeça masculina e um pouco pesada, enfim, Kalika FIV da Vila Rica é um belo animal com pedigree leiteiro, porém seu pai Radar colocou um pouco de caracterização, porte e profundidade, sendo assim pode ser acasalado com as linhagens Jaguar, Everest, Rajastan e Cadarso, quando se busca um animal que acrescentará leite sem perder no racial. Parabéns a seleção Vila Rica e ao proprietário pelo animal.
____________________________________________

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro DON JUAN FIV de propriedade do Sr. Ricardo Alves da Conceição da fazenda Santa Terezinha em Planaltina/DF. Don Juan FIV é filho do Cajú de Brasília, sendo assim, é irmão paterno da Profana de Brasília, do Modelo TE de Brasília e do Vale Ouro da Silvânia, só pelo pai já o credencia como um animal de família bem leiteira; na linha baixa sua mãe é a Integra TE da Pecplan, res com pesagem acima de 11.000 kg e filha do FB Cardarso em vaca Sandalo; pedigree muito leiteiro e não tão fechado, ainda abre para algumas linhagens.



Sobre o animal, em minha opinião, Don Juan FIV é um animal de pelagem vermelha gargantilha bem consistente, possui bom comprimento, falta profundidade, linha de dorso muito boa, garupa boa, aprumos corretos, umbigo bem corrigido, cupim pequeno, porém bem posicionado, pescoço de bom tamanho, saída de chifres alta, com chifres redondos, de espessura mediana, orelas de bom tamanho, gavionadas, porém abertas, cabeça masculina e um pouco pesada. Don Juan é certamente uma boa escolha para fazer Girolanda, para Gir é um touro que precisa acasalar com matrizes mais profundas e com cabeças mais leves e raçudas, tem alguns defeitos simples de corrigir no acasalamento, sendo uma opção onde o que se visa é o acréscimo de leite no rebanho, já que tem pedigree para isto. Parabéns ao proprietário pelo animal
____________________________________________

Último touro desta nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa, comentaremos o animal GERENTE FIV DE BRASÍLIA de propriedade do Sr. Flávio Perez da fazenda Brasília em São Pedro dos Ferros/MG. Gerente FIV de Brasília é a união de dois recordistas da raça, já que na linha alta é filho do primeiro do ranking, CA Sansão, com a res com maior lactação já aferida até hoje, Setiba de Brasília, com mais de 18.300 kg, portanto Gerente FIV de Brasília é irmão paterno de animais de destaque como Belur, Urânio, Fita, entre outros, e sua mãe é a mais produtiva filha do Modelo TE de Brasília dentro da raça, a fazenda Brasília entrou no teste certamente com um dos animais com maior força leiteira de seu plantel.



Sobre o animal, em minha opinião, Gerente FIV de Brasília é um animal de pelagem vermelha chitada, apresenta boa profundidade, peca um pouco no comprimento, garupa levemente escorrida, linha de dorso razoável, sendo ligeiramente selado, umbigo bom apesar de estar contraído, aprumos corretos, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço de tamanho mediano, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas, porém abertas, saída de chifres um pouco alta, com chifres finos, porém redondos, apresenta goteira, cabeça masculina e eu achei um pouco pesada; enfim, Gerente FIV de Brasília é um belo animal onde o que se busca é o acréscimo de leite dentro do rebanho, tanto seu pai quanto sua mãe não primam pela caracterização racial, mas os números dos dois falam por si só, sendo ambos animais de destaque ímpar dentro da raça e vejo o Gerente FIV de Brasília como um grande representante deste acasalamento, sendo um touro que certamente produzirá animais muito leiteiros. Outro ponto importante é o acasalamento do CA Sansão, touro que não tem como ponto forte o sistema mamário, com a linhagem Cajú que prima exatamente por esta característica. Gerente FIV de Brasília esta aberto para as linhagens Bemfeitor, Radar, Impressor, Rajastan e Cadarso. Parabéns ao Sr. Flavio Perez e a todos da Brasília pelo animal.

____________________________________________

Obrigado a todos que acessaram o Blog e que comentaram sobre os animais, em breve irei comentar sobre os touros que terão o resultado divulgado durante a Expozebú.

Abraços

Zé Eduardo
Gir das Paineiras