terça-feira, 19 de março de 2013

Teste de Porgênie 21o Grupo - Divino de Brasília e Dom TE da Silvânia




Mais um bom touro com a marca Brasília nesta bateria, Divino de Brasília une dois ótimos animais desta seleção, na linha alta conta com Impressor de Brasília, um dos mais importantes filhos do Udo, pai da Oferenda de Brasília, mãe do Bagdá, touro que agrega bons úberes com ligamentos fortes e bem inseridos, na linha baixa vem com Halênia de Brasília res com mais de 10.440kg de leite, não é a mãe do Vale Ouro de Brasília (as duas possuem o mesmo nome), mas sim uma ótima filha do Ébano de Brasília, touro que traz o sangue dos antigos animais da seleção com a marca RRP, em vaca Vale Ouro de Brasília, ícone da raça e um dos grandes patriarcas do Gir, aliando leite, úberes e boa caracterização, sem dúvida nenhuma Divino de Brasília é um touro que agrega úberes corretos e boa produção leiteira.

Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o animal, acho o Divino de Brasília um animal de ótima profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas nada que o condene ainda mais devido a sua profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes e corretos, umbigo poderia ser um pouco mais corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída de chifres alta e com chifres finos e ovalados, orelha poderia ser um pouco maior, mais gavionada e mais solta, marrafa com leve degrau e uma cabeça leve e masculina, um detalhe que muito provavelmente foi adquirido esta relacionado aos testículos do animal, achei ele muito pendular e o esquerdo de menor tamanho, como o animal esta em central certamente este problema não tem correlação com genética e sim muito provavelmente é devido alguma infecção ou trauma. Acho que será um touro para brigar pelo meio da bateria, não vejo ele com força para chegar junto aos primeiros, ainda mais sendo filho do Impressor que decepcionou um pouco quando seus filhos foram testados, porém é um animal que tem grandes reprodutores no pedigree e uma genética voltada para leite e ótimos sistemas mamários, é um touro que se bem acasalado deve produzir animais muito bons. Os filhos do Impressor tendem a ser um pouco mais ariscos, por isso seria interessante usar ele em uma linhagem de animais mais calmos como Radar e Teatro, também pode ser utilizado com as linhagens CA Everest (cuidado com o racial), Rajastan (cuidado com o racial), etc. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte a todos da Contrabrás.

Impressor de Brasília - pai



Dom TE da Silvânia (EFC 686) – Prop: Eduardo Falcão e Adonias Souza dos Santos

Para mim um dos mais completos reprodutores da raça, porém terá que provar que além de pedigree e beleza o Dom TE da Silvânia também produz filhas leiteiras. Dom TE da Silvânia é filho do Meteoro de Brasília, portanto muito leite e ótimos úberes, na linha baixa conta com Garbha dos Poções, uma das mais vitoriosas, bonitas e produtivas matrizes Gir, uma res completa, destaque em qualquer plantel e que traz o sangue do grande Radar tanto na linha alta quanto baixa. Dom TE da Silvânia alia muita beleza e produtividade por parte da mãe e úberes perfeitos e mais leite por parte do pai.

Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o animal, em minha opinião o Dom TE da Silvânia é um touro de ótima profundidade, muito bom comprimento, garupa correta com aprumos fortes, linha de dorso correta, umbigo corrigido, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom comprimento, saída de chifres corretas com chifres finos e chatos, orelha de bom tamanho e bem gavionada, cabeça masculina e um pouquinho pesada, longe de preocupar, marrafa correta, para não colocar defeito, uma coisa que sempre me deixa com o pé atrás é tomar cuidado com a pelagem, não sou um dos maiores fãs da pelagem de seu pai Meteoro, tomaria um leve cuidado para usar na linhagem da Umidade (Bemfeitor e Jaguar) fora isto é um touraço. Vejo o Dom TE da Silvânia como um dos favoritos a brigar pela ponta nesta bateria e também a incomodar o CA Sansão, portanto para mim será provado e muito bem, seu irmão materno, Coliseu TE da Silvânia, já deu mostras do que a Garbha pode fazer, eu acho que o Dom passará o irmão e deve se colocar entre os 10 primeiros, será uma baita opção de linhagem se isto ocorrer. Pode ser usado nas linhagens Vale Ouro de Brasília (porte e úberes), CA Everest (leite), Impressor (úberes e interessante pelo temperamento bom do Dom), Teatro (úberes e racial impecável), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte aos proprietários e a todos da Estância Silvânia.

Garbha dos Poções - mãe

2 comentários:

Renato da Suira disse...

Duas excelente opções!
Acho que o Divino tem tudo para ser um dos melhores touros da Fazenda Brasília.
Já o Dom acho ele que tem tudo para ser um dos melhores touros da raça.

Gir das Paineiras disse...

Grande Renato, são dois touros que vem pesado, acho que da Brasília o Diamante deve se sair melhor no teste, por ter um pedigree recheado de feras, o Impressor me decepcionou com o Guri e Diáfano, mas é pai da Oferenda, não pode desvalorizar um pedigree destes nunca.

Quanto ao Dom, concordo plenamente com vc, mesmo que ele não consiga bater o Sansão acho ele mais completo que o líder, comparo um touro como se fosse uma prova de decathlon, não adianta vc ganhar apenas uma prova e ir razoavel nas outras, o bom é ir bem em todas, e o Dom a meu ver vai bem demais em todas.

Grande abraço e obrigado pelos comentários.