sexta-feira, 15 de março de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Diego BJS e Dinâmico da Epamig




Um dos dois únicos filhos do líder CA Sansão nesta bateria, Diego BJS traz consigo o sangue do grande Sansão com uma das melhores matrizes do rebanho da Bom Jardim da Serra, Hidrólise Dalton Cal, res de ótimo tipo leiteiro, muito arqueada e de ótimo sistema mamário, é toda fechada na seleção Calciolândia trazendo o sangue dos antigos e ótimos animais daquela seleção, como Pati Cal (através de seu pai Dalton TE da Cal) em vaca Triunfo Ficção Cal (pai do Abidé Triunfo), Diego BJS traz toda esta história e seleção aliado à grande produção do líder CA Sansão.

Clique na foto para ver vídeo
 
Sobre o animal, acho o Diego BJS um animal de bom comprimento, boa profundidade, linha de dorso levemente selada, garupa correta, bons aprumos, umbigo um pouco pesado, tomaria cuidado para acasalar com linhagem Radar, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e poderia ser um pouco mais comprido, orelhas de bom tamanho e com leve gavião, saída de chifres mais alta, tomaria cuidado para usar em filhas do Modelo e Meteoro, chifres de boa grossura e ovalados, apresenta uma leve goteira, marrafa com pequeno degrau, cabeça típica dos filhos do CA Sansão, leves, masculinas e com chanfro curto, enfim é um bom animal que alia muito leite e duas das mais importantes seleções da raça, Campo Alegre e Calciolândia. Acho que o Diego BJS será provado e bem, deve figurar na parte de cima da bateria, pode ser uma boa surpresa e brigar pela ponta, seu pedigree e seu pai permitem a ele sonhar em brigar pela ponta, se fosse para apostar eu colocaria ele com PTA próximo a 350kg, o que o coloca como mais um filho do líder bem colocado e com a opção do sangue da Hidrólise Dalton Cal. Esta aberto para as linhagens Bemfeitor (cuidado com garupa e úberes), Radar (bom para o racial, mas cuidado com linha de dorso), Vale Ouro (bom para uberes, cuidado com saída de chifres das filhas do Modelo), Rajastan (bom para úberes, cuidado com saída de chifres), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte a todos da Bom Jardim da Serra e ao Guto Quintela. Aos que gostam de uma boa cachaça a da Tulha que fazem ao lado da Fazenda Bom Jardim é uma grande pedida.

Hidrólise Dalton Cal - mãe (foto: Site Bom Jardim da Serra)



Dinâmico da Epamig (FGVP 343) – Prop: Epamig (Faz. Experimental Getúlio Vargas)

Como a maioria dos animais provindos da ótima Fazenda Experimental Getúlio Vargas (Epamig) é muito voltada para seleção leiteira e o Dinâmico da Epamig não foge a regra. Filho do Xiato da Epamig, touro mais bem colocado de sua seleção com mais de 233kg de PTA, reprodutor que vai ao grande Vale Ouro de Brasília, sinal de ótimos úberes. Sua mãe é a Paba da Epamig, res com produção de mais de 4.500kg e filha do Udo de Brasília, importante nome da família Brasília sendo pai do Fantoche, Impressor e Fabuloso. Dinâmico traz muitos bons animais da seleção Brasília que alia produção e ótimos sistemas mamários.

Dinâmico da Epamig - gostaria de ver este touro mais erado


Sobre o animal, em minha opinião o Dinâmico da Epamig é um touro de ótima profundidade, poderia ser um pouco mais comprido e mais alto, mas é bem característico da linhagem do Vale Ouro produzir animais mais baixos e de ótima profundidade, não acho que seja algo para se preocupar, umbigo poderia ser um pouco mais corrigido, linha de dorso normal, garupa correta, aprumos fortes e corretos, saída de chifres um pouco alta, com chifres redondos e de grossura mediana, cupim de bom tamanho, pescoço forte e pela foto fica difícil avaliar, mas poderia ser um pouco mais comprido, orelhas de bom tamanho e um pouco gavionadas, poderia ser mais “soltas”, cabeça com leve goteira, leve e masculina. Acho que pode ser um touro para surpreender, não espero ele brigando pela ponta da bateria, ainda mais esta que esta muito pesada, mas deve ser um touro que irá ser provado e bem, provavelmente próximo ao seu pai que esta na ótima 35ª posição. Pode ser acasalado com a linhagem CA Everest (cuidado com racial e temperamento), Radar (bom para temperamento e racial, mas cuidado com umbigo), Teatro (opção interessante), Bemfeitor (a garupa dele parece ser boa, mas é preciso avaliar melhor, para leite e úberes forma uma boa opção), etc. Sêmen provavelmente tem com a Epamig. Boa sorte a todos da Epamig que a cada ano vem mostrando um trabalho correto e de muita ajuda à pecuária nacional.

Vale Ouro de Brasília - avô paterno

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Zé! Tudo bem? Gosto muito de suas analises sobre cada touro do TP da ABCGIL. Parabéns pelo blog e por esta iniciativa. No touro Dinâmico da EPAMIG, você mencionou que a cabeça do animal possuía "leve goteira". Qual o motivo da existência desta goteira e qual a importância desta característica para a seleção do Gir leiteiro?
Obrigado,
Beto.

Gir das Paineiras disse...

boa tarde Bet, tudo tranquilo? Muito obrigado pela visita e comentário no blog. A goteira é uma leve depressão na testa do animal, para produção de leite ela não influência em nada, é apenas uma caracteristicas que alguns criadores mais observam, a importancia dela é simplesmente estética, diferentemente da marrafa e nimbure que hj os técnicos têm pegado mais em cima pelo quesito racial. Goteira é uma caracterista para lá de secundária.

Grande abraço.