segunda-feira, 4 de março de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - Código TE de Brasília e Cowboy TE de Brasília

Código TE de Brasília (RRP 5396) – Prop: Luiz Ronaldo de Paula

Código TE de Brasília é mais um forte candidato com a marca Brasília a ser provado pelo teste de progênie. Código é filho do CA Paladino, portanto traz o sangue do grande CA Everest na lindíssima Caçuli. Na linha baixa, Código é filho da bi-campeã de torneio leiteiro Prosa TE de Brasília, mãe do muito bem provado Calibre TE de Brasília, Prosa é filha do Modelo na Litreira (Rajastan), pelo pedigree podemos esperar bons úberes, muito leite e porte.



Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o animal, acho o Código TE de Brasília um animal de ótima profundidade, muito bom comprimento, linha de dorso levemente selada, nada para se preocupar na hora de acasalar, garupa escorrida que vem do pai CA Paladino, cuidado para usar em animais da linhagem da Umidade, aprumos um pouco retos, porém fortes, umbigo de bom tamanho, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom tamanho, saída de chifres alta com chifres finos e ovalados, tomaria cuidado para usar em matrizes com saída alta, cabeça leve e masculina, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas. Código TE de Brasília a meu ver será um touro provado e bem, acho que deve ficar abaixo do irmão materno, Calibre, porém próximo, acho o Fantoche mais leiteiro do que o Paladino, provavelmente ficará na parte de cima da bateria, mas não acho que irá brigar pela ponta, deve conseguir um PTA por volta de 350kg e figurar entre os 30 primeiros do quadro geral se tornando uma boa opção para colocar leite aliado a bons sistemas mamários. Pode ser acasalado com a linhagem Bemfeitor (cuidado com a garupa), Udo (avaliar o temperamento), Radar (interessante pelo quesito racial), etc. Sêmen disponível na CRV Lagoa. Boa sorte ao Luiz Ronaldo na divulgação do resultado.



Prosa de Brasília - mãe



Cowboy TE de Brasília (RRP 5395) – Prop: Flavio Rezende Peres (Faz. Brasília)

Cowboy TE de Brasília une em seu pedigree dois dos melhores animais da seleção Brasília, na linha alta conta com Fantoche de Brasília, touro pouco explorado por aqui, mas que deixou animais leiteiros e de ótimos úberes antes de ser exportado para a Colômbia onde fez sucesso, é filho do Udo, portanto irmão do Fabuloso e Impressor, dos três é o que mais me agrada. Na linha baixa ninguém mais ninguém menos do que a Profana de Brasília, res símbolo da seleção Brasília e um dos ícones da raça, vai a Caju na linha alta e Jeffa na baixa, portanto Vale Ouro de Brasília em cima e embaixo, muito leite e úberes fantásticos, o acasalamento com o Fantoche acho muito bom para agregar um pouco mais de porte aos animais. Cowboy TE de Brasília é um touro que traz os animais que fizeram sucesso com a marca RRP na perna, sinônimo de leite e sistema mamários modernos e impecáveis.


Clique na imagem para ver vídeo

Sobre o touro, em minha opinião, Cowboy TE de Brasília é um animal de boa profundidade, bom comprimento, garupa levemente escorrida (nada demais), aprumos corretos, umbigo um pouco pesado, linha de dorso um pouco selada, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom comprimento, saída de chifres pouca coisa acima da linha dos olhos e com chifres finos e redondos, orelha de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça leve e masculina e uma bela pelagem chitada de vermelho. Vejo o Cowboy TE de Brasília como um dos touros que podem surpreender nesta bateria, gosto muito do Fantoche e ano passado ele provou do que é capaz colocando dois de seus filhos muito bem no sumário, e desta vez leva a Profana junto com ele, creio que será provado e muito bem, touro para se colocar entre os 10 primeiros, se ficar com PTA abaixo de 300kg para mim será uma surpresa. Pode ser acasalado com a linhagem Bemfeitor (interessante pelo leite e Cowboy deve acertar os úberes), Radar (unir leite, raça e bom temperamento), CA Everest (muito leite, cuidado com o racial), etc. Sêmen disponível na Alta Genetics. Boa sorte ao sr. Flávio Peres e a todos da fazenda Brasília.


Assírio de Brasília - irmão completo

Nenhum comentário: